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Navegando por Orientador "TOUTONGE, Eliana Campos Pojo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O abuso sexual contra crianças e adolescentes: perspectivas teóricas e o enfrentamento pela escola
    (2022-05-23) BAIA, Éden Taynara Cavalheiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, problematizando questões sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, assim nos propusemos a estudar o abuso sexual desses sujeitos e a atuação da escola enquanto instituição formadora e cidadã. Nesse sentido, nos dirigimos a estudar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e suas implicações para a ação formativa da escola. Fazendo parte dos aspectos metodológicos, além do aprofundamento do tema utilizando os referenciais teóricos e documentais, também realizamos um breve diálogo com uma profissional da área. Fizerem parte dos referenciais: o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os autores Gabel (1997), Moreira e Silva (1997 apud JESUS, 2008), Faleiros (1998) e Ferreira (2002). Como resultados podemos dizer que apesar do município já contar com uma sólida rede de proteção, os casos ainda são iminentes, as campanhas e politícas de conscientização não são abrangentes a todas as crianças e adolescentes, e as ações voltadas para a temática do abuso sexual na escola e, de modo geral, na cidade ainda são infímas, especialmente na escola elas acontecem de forma esporádica. Desta forma, é de suma importância que os profissionais da educação e pesquisadores, deêm mais vez e voz ao tema abuso sexual contra crianças e adolescentes na produção acadêmica e científica. Na escola de Educação Básica a questão precisa ser posta em pauta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
    (2023-07-06) VILHENA, Ivone Barbosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo trata do viver de crianças quilombolas da comunidade Tauerá-Açú, município de Abaetetuba-PA, especialmente suas interações infantis e a relação com as águas. Teve como objetivo situar a cultura infantil de crianças quilombolas do Tauerá-Açú, sobressaindo o cotidiano de/nas águas a partir de suas vozes e práticas sociais. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o estudo bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que as crianças potencializam seus saberes, pois suas práticas interativas e relacionais estão sempre acontecendo, em diferentes banhos nos rios, nas contemplações e travessias, nas brincadeiras que inventam, na escola que brinca no mundo deles/delas, na família etc. Foi possível evidenciar um ambiente natural/social amazônico rico de aprendizagem, das sabenças de crianças quilombolas. Fez-se notar os saberes, o cotidiano, as invisibilidades das crianças diante da rica diversidade do lugar, ainda, como síntese, vimos um tipo de cultura infantil que se processa nos espaços das águas, como uma prática que precisa de valorização e preservação, considerando a emancipação e a liberdade de expressão das crianças em seu processo educativo e identitario.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
    (2023-07-06) CARVALHO, Regiane Corrêa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto
    (2022-12-14) MARGALHO, Franciléia Sardinha; MARQUES, Maria Luciane Gomes Ribeiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo trata do atendimento da Educação Infantil do Campo, no município de AbaetetubaPA. Assim, o estudo objetivou compreender a educação de crianças em áreas rurais, elucidando a política educacional e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem neste nível de ensino. Para isso, tomamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, somado a nossa experiência como docente desses contextos e nesta cidade. Foram úteis os referenciais de autores/as, tais como Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), além das legislações que abarcam o tema da Educação do Campo, da Educação Infantil do Campo e da Educação Infantil. Do estudo, podemos dizer que temos uma política educacional que diz da especificidade da Educação Infantil do Campo, porém os aprendizados e práticas educativas carecem serem condizentes às necessidades das crianças do campo que passa, entre outros fatores, pela formação docente (inicial e continuada) para essa fase escolar como fator fundamental. Isto, se continuamos desejos de uma educação de crianças em suas infâncias do/no campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento de bebês em turma do maternal na escola municipal de educação infantil Nair Lima, município de Abaetetuba-PA
    (2022-12-14) PINHEIRO, Dilma Ferreira; FERREIRA, Maria das Graças Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente Trabalho de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino de bebês em turmas do Maternal, especialmente tratando da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Lima (EMEI), município de Abaetetuba-PA. A metodologia abarcou a pesquisa qualitativa, com usos de referenciais teóricos tais como Didonet (2001), Barbosa (2010), Borba (2007) entre outros, além de observações e a aplicação de questionário junto de duas professoras que atuam nesse nível de ensino com turma do Maternal. Como resultado ainda que incipiente, é possível dizer que a Educação Infantil no âmbito do atendimento de bebês é importante para o desenvolvimento integral desses sujeitos bem como o processo educativo enfrenta desafios que precisam ser enfrentados pelos envolvidos no sentido de garantir a qualidade social da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do Fórum Regional de Educação do campo: ações dirigidas aos cursos de licenciatura em educação do campo do campus universitário de Abaetetuba
    (2018-10-17) MUNIZ, Jose Luis Rodrigues; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    O artigo discorre sobre a Educação do Campo, focalizando a atuação do movimento social Fórum Regional de Educação do Campo (FORECAT II) em relação ao processo de implementação das turmas de Licenciatura em Educação do Campo no Campus Universitário de Abaetetuba, especialmente tratando da formulação e efetivação desta política educacional. Nesses termos, buscamos analisar como os atores responsáveis atuam para a efetivação dessa formação superior buscando com isso, adentrar nas contribuições, anseios, diálogos e visões acerca da educação do campo na Região do Baixo Tocantins. Detidamente, a pesquisa ensejou sobre o tema junto de egressos da Licenciatura de Educação do Campo da área da Ciências Naturais (PROCAMPO) turma de 2011 e da turma de 2017, lideranças-membros dos Movimentos Sociais no FORECAT, professores, lideranças do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba (STTRA) Lideranças do Movimento dos Ribeirinhos das ilhas e Várzea de Abaetetuba (MORIVA) lideranças da colônia Z-14 de Abaetetuba e demais participantes. O estudo teve por base análise de documentos históricos retratando a ação desses movimentos além de entrevistas acerca de visões deste sobre a educação do campo. Após a recolha de alguns dados e da análise ponderamos que através das intensas e recorrentes discussões e ações por parte de alguns representantes do (FORECAT II) e de estudantes, são pontuados avanços significativos, entre estes, o aumento de turmas de Licenciatura em educação do Campo no Campus, a organização e criação da Faculdade de Educação do Campo entre outros aspectos, o que não exime a necessidade de um debate mais abrangente e orgânico sobre a Educação do Campo na região tocantina em suas interfaces políticas e culturais, envolvendo os diversos segmentos envolvidos, sejam organizações e movimentos sociais, sejam instituições públicas ligadas a educação e produção rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da ludicidade na educação infantil
    (2022-12-14) FERREIRA, Fabiani do Socorro Dias; BARBOSA, Ozilma Alves; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a importância da ludicidade na Educação Infantil, visando compreender a ludicidade como parte integrante do ser humano bem como estudá-la na perspectiva do currículo escolar neste nível de ensino, especialmente problematizando o processo educativo com as crianças que frequentam turmas do maternal. Para isso, o estudo de abordagem qualitativa, sob um caminho metodológico que envolveu a pesquisa bibliográfica e com documentos oficiais do município de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho usamos como embasamento as ideias de autores como Vigotsky (1988), Ariès (1986), Bacelar (2009), Carvalho et al. (2015), Castro (2016), Brasil (2009) entre outros. Como resultado, ainda que incipiente, podemos dizer que as crianças são seres lúdicos, brincantes, dinâmicos e ávidos por aprender com alegria e prazer, assim as atividades lúdicas na escola precisam partir das vivências, sabenças e agrupamentos de crianças, pois com liberdade tais sujeitos galgam o aprendizado da autonomia e de uma escola viva. Assim, a ludicidade ganha seu valor no desenvolvimento das crianças pequenas (do maternal), afinal é nesse período em que elas conhecem a escola e, assim, iniciam seu processo educativo escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar
    (2023-07-06) SANTOS, Gizelma Dias dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho trata dos saberes das crianças da bairro-comunidade Jarumã, com foco no tripé criança-lugar-cultura, considerando seus sentidos, brincares e convívios no cotidiano comunitário por esses sujeitos. Refletimos sobre as crianças na direção de compreender os processos heterogêneos produzidos culturalmente por sujeitos infantis na perspectiva de dar visibilidade a vida concreta delas. Para isso, recorremos a autores Brandão (2015, 2007, 1997), Pojo (2017), entre outros; mais um ensaio empírico baseado nos pressupostos da etnografia, utilizando a observação, o registro fotográfico e entrevistas com crianças e adultos moradores do bairro-comunidade jarumã. Como resultamos, apontamos que as crianças desse bairro-comunidade possuem saberes imersos num mundo infantil amazônico próprio. Também, as crianças são regidas pela cultura local, que dizem respeito às ações, a linguajares, a regras cotidianas etc. Saberes que são ensinados e transmitidos dentro da cultura local e os pequenos, e assim captam um modo de vida vivido em interlocução com o adulto. Por fim, fica a ressalva da importância disso tudo à escola para a construção dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Crianças e infâncias da Amazônia paraense: achados sobre a região do Baixo Tocantins
    (2022-07-19) SANTOS, Aíris Corrêa dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo trata do ser criança na Amazônia paraense, em especial das que habitam a região do Baixo Tocantins, com o intuito de identificar a pluralidade dos contextos que os infantes vivem suas infâncias quando se pensa os desafios educacionais e de garantia de direitos de meninos e meninas. O estudo, dentro da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico a partir de dissertações e teses dos autores Andrade (2018), Corrêa (2018), Buecke (2019), Pojo (2017) e Silva (2005), os quais discutem o sujeito criança, suas infâncias e suas produções infantis perpassando por relações no âmbito escolar, familiar e comunitário. Enfatizamos as abordagens mencionadas nos estudos, que afirmam as crianças como sujeitos atuantes, ativos, criativos no meio em que vivem, mesmo enfrentando uma realidade social amazônica demarcada por precárias condições de vida e de escolarização para esses sujeitos. Elas conseguem outorgar contornos próprios aos seus “mundos infantis”, ao construírem e partilharem suas práticas sociais e culturais, que dizem da singularidade da vida na Amazônia. Outrossim, dada a importância de compreender quem são as crianças, é preciso investir em mais estudos nesse enfoque pois na realidade da região do Baixo Tocantins, por exemplo, são poucos estudos que discutem sobre o tema, ao mesmo tempo, há muito ainda para se aprender sobre e com as crianças. Isto posto, é possível construir sob outras perspectivas as práticas educativas em nossa região, embebida da produção infantil em sua diversidade de crianças e suas infâncias.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
    (2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará-PA
    (2019-09-02) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    As interações dos sujeitos com o meio natural fazem-se fundamental para a promoção de uma educação ambiental de respeito à natureza humana e planetária. Esta pesquisa discorre sobre os conhecimentos referentes à educação ambiental e suas práticas são parte do repertório de estudantes da EJA e educadores da escola de Ensino Médio Profª. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro, na cidade de Acará (PA). Trata de estudo de natureza empírica e bibliográfica, com aspectos metodológicos que abarcou além dos referenciais teóricos concernentes ao tema, observações nos espaços do entorno do espaço escolar, e pesquisa com os estudantes da EJA e com os educadores da escola. Os resultados apontam uma concepção dos estudantes externa à sua prática, onde até compreendem a importância da natureza humana e planetária, porém com ínfimas práticas cotidianas difundidas nas suas vivências, o que difere dos sujeitos do entorno da escola, os quais possuem uma predominância na atuação com a natureza demonstrando que há uma prática ambiental frequente, porém pouco considerada pelos citadinos daquele espaço bem como pelo poder público local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Luana Maria Ferreira; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar os desafios encontrados pela professora no cotidiano escolar. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a documental somado ao diálogo com a professora atuante na multissérie. Assim, foram bases às reflexões de autores como Caldart (2002; 2004) e Hage (2005, 2006), entre outros. Dos documentos oficiais nos utilizamos do Documento Curricular Municipal de Soure, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Houve também a entrevista com a professora e a observação in loco, a escola mencionada. Como possível resultado, vimos que escola do campo com atuação multisseriada se encontra distante da qualidade socialmente referenciada, ou seja, com a garantia aos sujeitos do campo o atendimento de boa formação e valorização da vida no e do campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure
    (2023-12-12) PANTOJA, Bianca Nazaré; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Educação Infantil do e no Campo na Amazônia Paraense: um Olhar a Partir do Município de Soure”, cujo objetivo principal foi discutir sobre a Educação Infantil do e no campo no munícipio de Soure. A Educação Infantil do e no campo inclui uma diversidade de povos e populações que vivem na área rural do país, é uma educação que constrói as bases para combater uma modelo de educação que simplesmente reproduz, nos territórios rurais, a cultura urbana dominante. Para a pesquisa procuramos entender a realidade da Educação Infantil do e no campo e na Amazônia paraense, para isso, mapeamos o atendimento educacional e investigamos os desafios presentes na EIC nesta região. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi Hage (2005 e 2019), Brandão (1981), Freitas e Reis (2019), Silva e Pasuch (2010), Silveira e Paludo (2014) e Rosemberg e Artes (2012). Através de revisão bibliográfica e análise documental reuni dados que mostram como vem se dando o atendimento educacional das crianças e quais são os desafios enfrentados para que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados apontam que mesmo com vários desafios para serem enfrentados, o atendimento educacional das crianças pequenas vem melhorando gradativamente, através de politicas públicas, que valorizam a educação e a diversidade brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil do e no campo: a natureza no ensinar-e-aprender de crianças marajoaras
    (2023-12-12) RABELO, Rosane da Cruz; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo versa sobre a criança e a natureza, com objetivo de investigar a prática educativa na Educação Infantil do e no campo em interface com a criança e a natureza. Dentro da abordagem qualitativa, o estudo envolveu o aprofundamento documental e bibliográfico concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e do registro fotográfico. Como interlocutores contamos com as crianças de Educação Infantil, as professoras da Escola Recreio dos Passarinhos, situada na comunidade de Água Boa, município de Salvaterra-PA. Os resultados apontam que existe concretamente uma interação da criança com a natureza, assim desde antes da escola as crianças iniciam seus aprendizados ecológicos e de convivência com esta. E, talvez, impulsionado por tais práticas faz com que na escola, a continuidade desse exercício seja vivido também e relevante na aprendizagem. Ou seja, na proposta dos professores é incluído a natureza como tarefa pedagógica e da ambientação escolar, encaminhando para um desemparedamento das crianças da sala de aula. Assim, constatamos que as professoras têm uma prática de tematizar a natureza nas atividades educativas desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, e as crianças apresentam uma relação orgânica e usufruem da natureza de maneira positiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de docentes em formação: desafios na docência e na vida
    (2022-11-14) PEREIRA, Marciley Mesquita; ANDRÉ, Risete de Fátima Rodrigues; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho diz respeito aos relatos de experiência de docentes-estudantes do curso de pedagogia ofertado pelo Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Universidade Federal do Pará. Objetivou elucidar o percurso formativo de cinco docentes-estudantes destacando os desafios, aprendizados, vividos durante o curso, sobressaindo a árdua tarefa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Para isso, foi adotado a capatação dos relatos das docentesestudantes concomitante ao estudo e aprodundamento teórico, ambos nos auxiliou na descrição das experiências mediado pelo embasamento teórico. Com base nas leituras, na nossa própria experiência e de outras docentes-estudantes foi possível constatar que os desafios foram constantes, de natureza diversa e fundamental para o êxito acadêmico das docentes-estudantes quanto a aprender/saber conciliar a vida acadêmica, pessoal e profissional. Apesar dos desafios, o que mais se destaca nessa jornada é o crescimento profissional adquirido através da articulação da teoria aprendida no curso e a prática ocasionada pelo trabalho docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O mundo infantil Amazônico de crianças habitantes de territórios de águas: relações entre cultura e sociedade
    (2024-08-15) LOBATO, Adão de Jesus Farias; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo traz como discussão o mundo infantil amazônico ribeirinho, partindo da ideia da criança como um ser ativo e imerso na cultura e na sociedade. Como objetivo propõe-se refletir sobre possíveis significações do mundo infantil de crianças habitantes de território de águas. O estudo é de cunho bibliográfico a partir das autoras Carvalho (2010), Brandão (2019), Trindade (2020) e Pojo; Freitas (2022) e, com base na experiência do autor principal, ser habitante da comunidade do rio Médio Tucumanduba, localizada no município de Abaetetuba/PA, e sempre em diálogo com as crianças em suas infâncias. Como resultado, podemos afirmar que o mundo infantil amazônico se encontra vivo e de autoria das crianças, sendo gestado a partir de relações que circundam o brincar, os afazeres e vivências em contato com a natureza amazônica, assim vão sendo constituídos seus processos identitários de tornar-se cidadão, beira-rio ou ribeirinho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A oralidade vivenciada por frequentadores da feira/beira de Abaetetuba-PA: processos educativos e culturais
    (2021-02-26) NASCIMENTO, Richard Reiverson Pinheiro do; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho intitulado de “A oralidade vivenciada por frequentadores da feira/beira de Abaetetuba-Pá: processos educativos e culturais”, teve como objetivo discutir a oralidade manifestada por frequentadores da feira/beira, visto a feira constituir-se um lugar de múltiplos movimentos e significados, espaço onde se vivencia e se oraliza parte da cultura da cidade, onde são narradas histórias. Estudo de natureza qualitativa e com a utilização de observações, entrevistas e relatos orais no espaço da feira em diversos momentos. Também, fizemos minimamente o aprofundamento do tema por meio dos autores Barros (2009), Brandão (2007, 2008, 2014), Machado (2005, 2008, 2014), Loureiro (2001, 2015), entre outros que discutem a temática. Pode-se concluir que na oralidade são vários aspectos que podem ser debatidos, discutidos, pesquisados, conforme as colocações expostas neste trabalho nos sugerem, assim os apontamentos aqui são ensaios que carecem de maiores reflexões ao tema, na medida a amplitude das tradições culturais e do conjunto de narrativas que perpassa no espaço da feira. De todo modo, as narrativas e relatos orais aqui trazidos pelas vozes e opiniões de frequentadores da feira, ilustram um pouco sobre a diversidade cultural manifestada pela oralidade que se processa no cotidiano da vida, pela interação de pessoas e expressa das mais diferentes, as quais fazem parte indissociável de nossas histórias e de histórias de vidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina nas escolas Santa Clara e Ascendendo as luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba-PA
    (2021-03-05) FERREIRA, Müller Júnior Sousa; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo tem como objetivo discutir o processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina, com ênfase as condições de interação, desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, tomamos como lócus duas escolas do munícipio de Abaetetuba-Pará, que atendem alunos com essa malformação, com vistas a processos educativos e de inclusão nessas escolas. A pesquisa de cunho qualitativo, abarcou a coleta de dados a partir de observações e entrevistas junto de educadores, pais e estudantes. Também, foi útil ao debate a minha própria história de vida, pois sou acometido de fissura labiopalatina. No referencial teórico foram aprofundando questões da inclusão, formação docente, fissura labiopalatina tomando autores, tais como Aranha (1995; 2000; 2001), Arroyo (2015; 2017), Buffa (2009), Freire (2016), Gadotti (2007), Louro (2014), Mantoan (2003; 2013), (Silva (2018), Stainback (1999). Após a análise dos dados, os resultados obtidos apontam que a pessoa com fissura labiopalatina vivência em seu processo educativo escolar situações particulares que a depender da escola sente-se mais observado e acolhido nesse ambiente. Ressoa, assim aspectos peculiares com tendência para a invisibilidade de sua vida, em plenitude.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação campo-cidade: reflexões acerca do percurso escolar e de vida de estudantes, Acará, PA
    (2019-10-08) OLIVEIRA, Vanessa Rosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    O presente estudo teve como objetivos: mapear as noções/visões dos alunos a respeito das relações campo-cidade, do espaço rural e urbano, retratar as dinâmicas interativas que se processam durante os percursos casa-escola e escola-casa que marcam suas trajetórias de vidas e a escolar de estudantes, no intuito de uma reflexão mais fundamentada sobre essas categorias. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando observações no lócus da pesquisa, utilizando-se para a recolha de dados: a entrevista com três alunas, conversas informais com moradores da comunidade Igreja Nova Glória e, substancialmente a vivência das viagens na lancha escolar fazendo o trajeto casa-escola e escola-casa. Aponta-se como possíveis resultados, que durante tal deslocamento ocorre não somente o ir e vir até a escola, mas ocorre processos de convívios, aprendizados, trocas, ocorre a organização das rotinas de seus pais/responsáveis e dos alunos levando em conta o horário da lancha escolar. Em suma, no precesso de ir e vir entre o campo e a cidade pelo percurso escolar diário os estudantes tem a oportunidade de terem outras visões (educativas) dessas relações, que passam entre outras questões pela construção identitária que são estabelecidas durante o tempo que convivem, dentro da embarcação, inclusive com destaque aos relacionamentos que se dão com alunos residentes da cidade, com professores, com o condutor da lancha etc. Os estudantes aprendem uma forma de se relacionarem nos diferentes espaços, forma esta que se materializa em seu cotidiano, sem contar que seus próprios familiares transitam e se relacionam nos diferentes espaços, campo e cidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações entre educações na comunidade Quilombola São Bernardino, Mojú-PA
    (2019-09-02) MAIA, Damares Santos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    Este trabalho teve como objetivo principal analisar os processos educativos e as relações entre educações (educação quilombola e educação escolar quilombola) na comunidade quilombola São Bernardino, Mojú/PA, tomando as práticas sociais da comunidade com base nas ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, indicar possíveis direções ao currículo escolar e sua prática educativa da escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa envolveu uma rápida pesquisa de campo, sendo a recolha dos dados realizada por meio das conversas, observações, visitações no lócus da pesquisa, informações por meio de documentos oficiais da Associação e alguns referenciais teóricos, ademais foi útil também a minha própria experiência de cidadã quilombola. Nos resultados pontuou-se as relações entre as educações com destaque aos desafios de se manter viva as práticas culturais na comunidade, e também de fazer valer o que diz as diretrizes curriculares em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino. Também, pontua-se sobre os desafios de manter vivas as práticas culturais da comunidade, e também de colocar fazer valer o que diz as diretrizes em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino, Mojú/PA.
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