Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento educacional especializado voltado ao estudante com a Síndrome do X-frágil
    (2023-06-26) SILVA, Beatriz Sousa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso visou apresentar duas pesquisas que discutem sobre as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado ao estudante que possui a Síndrome do X-Frágil (SXF), condição genética não tão popular e até então pouco debatida entre os estudos voltados a área da educação. Dessa forma, o primeiro estudo objetivou analisar diversos textos sobre a temática a fim de descrever como os estudantes que possuem a SXF podem ser beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, se fez necessário trazer os aspectos que impedem o desenvolvimento sociocognitivo destes estudantes e também destacar as metodologias e estratégias que o AEE utiliza para auxiliar no desenvolvimento dos alunos com SXF. O estudo apresenta uma Revisão de Escopo com abordagem qualitativa, organizada através das seguintes etapas: 1) identificar a questão da pesquisa; 2) identificar os estudos relevantes; 3) selecionar os estudos; 4) mapear os dados e 5) reunir, resumir e relatar os resultados. O estudo, no entanto, não gerou resultados, devido à ausência de textos que tratem sobre a síndrome e o AEE. Por conta disso, houve a necessidade de discutir sobre a escassez de estudos voltados a Síndrome do X-Frágil, onde foram trazidas as informações sobre a sua baixa prevalência, a falta de dados sobre a síndrome no Brasil e a dificuldade relacionada aos diagnósticos. Com o intuito de complementar a primeira pesquisa, o segundo estudo procurou trazer as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado a um estudante com a Síndrome do X-Frágil na cidade de Altamira-PA. Foram objetivos deste estudo, descrever as metodologias e estratégias utilizadas no AEE para contribuir com o desenvolvimento do aluno com SXF, destacar a importância da colaboração da família e discutir sobre a relação entre o AEE e o ensino regular. Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual participaram da pesquisa três professoras do Atendimento Educacional Especializado do mesmo aluno com a SXF. As participantes responderam à 10 perguntas abertas, enviadas através de um formulário online, dívidas em: percepção docente sobre o aluno com Síndrome do X-Frágil; o papel do AEE para o aluno com a SXF; e os impasses enfrentados na busca pelo desenvolvimento do aluno com a síndrome. O estudo revelou que apesar das estratégicas lúdicas auxiliarem na formação do aluno, não há a colaboração com a família e a articulação de estratégias com o ensino regular é bastante fragilizada. Contudo, a necessidade de discutir sobre o desenvolvimento dos alunos com Síndrome do X-Frágil através do AEE, se fez necessário devido a síndrome apresentar características que comprometem o desenvolvimento do indivíduo e também por ser pouco conhecida. Ademais, falar do Atendimento Educacional Especializado foi essencial para poder trazer em discussão a importância que esta modalidade de serviço pode ter em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência, ainda mais diante de tantos desafios nos quais a educação especial enfrenta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
    (2021-10-06) OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
    (2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    A inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)
    (2018-02-19) MACHADO, Naiane da Silva; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382
    Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia
    (2018) CARDOSO, Raquel dos Santos; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    O estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down
    (2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação família/escola e o processo de aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-PA
    (2018-06-11) LOPES, Pamela Daniele dos Santos Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/ 0000-0003-2148-510X
    A participação familiar no processo de escolarização é fator contributivo à aprendizagem. Considerando a relevância dessa temática, o objetivo desse estudo foi entender como a relação família/escola pode influenciar o processo de aprendizagem na leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Altamira-Pará-Brasil. É um estudo empírico, de abordagem qualitativa, realizado com uma professora, e quatro díades mães/alunos. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com 5 questões. Os resultados mostraram que duas mães entrevistadas participam efetivamente no processo de escolarização, e os filhos tem rendimento satisfatório, enquanto as duas mães que não participaram, os filhos apresentaram déficit de aprendizagem e foram reprovados. A conclusão foi que a participação familiar na escola e a relação família/escola influencia na aprendizagem das crianças. Quanto mais satisfatória for a participação familiar na escola, menores as dificuldades de aprendizagem das crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo
    (2023-06-26) SOARES, Rosely Machado; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    A saúde emocional do estudante na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 levou os jovens a desenvolverem sérios transtornos psicológicos. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar a saúde emocional dos estudantes da educação básica antes e durante a pandemia da COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, sendo consultados estudos revisados por pares, publicados em periódicos nacionais entre os anos 2019 e 2022. A busca foi realizada em três bases de dados (CAPES; SciELO; APA) a partir dos descritores “saúde psicológica”; aluno *; “educação básica”, com auxílio do booleano OU. Seguiram-se as etapas propostas pelo Instituto Joana Briggs: 1-Elaboração da questão de pesquisa; 2-Identificação dos estudos; 3-Seleção dos estudos; 4-Extração dos dados; 5-Reunir, resumir e relatar os resultados da pesquisa; e 6-Consultar. A pergunta problema foi:Como a saúde emocional dos estudantes da educação básica foi relatada, antes e durante a pandemia da Covid-19? No total foram encontradas 30.352 referências, ficando duas para revisão final após as triagens. Os resultados mostraram cinco fatores psicológicos nos estudantes da educação básica que afetariam a sua saúde emocional: insônia; transtorno psicológico; ansiedade; depressão e descontrole emocional. Conclui-se que há poucos estudos em língua portuguesa, e sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas referente a temática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo
    (2023-06-26) SILVA, Grazielly Araújo da; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    O desenvolvimento motor é um elemento do desenvolvimento geral do ser humano, e é estabelecido como a capacidade de movimentar o corpo, constituído na mudança no comportamento, postura e movimento que se permeia ao longo da vida. Este estudo teve como o objetivo descrever e analisar o papel do trabalho pedagógico no desenvolvimento motor da criança até 11 anos de idade. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada através da Plataforma do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES), com descritores "profissional de pedagogia"; "pedagogo"; "pedagoga; "desenvolvimento motor"; "criança"; “sala de aula", interligadas pelo operador Booleano "OU" com artigos que tenham sido publicados dos anos de 2018 a 2022. Após triagem de 5.347 estudos, sete pesquisas foram incluídas, mostrando que o trabalho desenvolvido pelos educacadores, de modo geral, como as atividades que estimulam uso das mãos, especificamente, e as atividades que tem o componente motor dos alunos seu alvo, são imprescindíveis para o desenvolvimento motor do aluno, para o desenvolvimento integral dos educandos, seja na escrita ou outra área de aprendizagem. Conclui-se que a pedagogia tem papel de extrema importância para o desenvolvimento motor dos alunos, e que mais pesquisas sobre o tema sejam implementadas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática
    (2018) VIEIRA, Ailane Costa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382
    O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA