Navegando por Orientador "SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das escolas para o público surdo no município de Ananindeua-PA(2023-06-20) PORTO, Maria Sarah Sarmento; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos deEsse estudo teve como objetivo geral investigar como está organizada a educação de surdos no município de Ananindeua. Especificamente, buscou mapear as instituições municipais de ensino que atendem o público surdo, verificar como acontece a matrícula desses estudantes e conhecer como ocorre o Atendimento Educacional Especializado oferecido aos estudantes surdos. A questão central desse trabalho é: como ocorre a educação de surdos em Ananindeua? Para responder a essa questão foi realizada uma entrevista estruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado vinculada à Secretaria Municipal de Educação do município de Ananindeua. As informações foram coletadas por meio de um formulário digital e por entrevista com a participante. A análise dos dados demonstrou que na rede de ensino municipal de Ananindeua há oito estudantes surdos em oito instituições escolares diferentes que estavam com matrículas ativas no ano de 2021. Em relação à matrícula, o município oferece a primeira matrícula nas classes comuns e a segunda matrícula acontece nas escolas que possuem sala de recurso multifuncional. Concluiu se que, no município de Ananindeua a educação de surdos acontece por meio de ações estruturadas de acordo com a proposta de inclusão escolar em classes comuns e do acompanhamento em salas de recursos, nas quais estão situados os profissionais que oferecem apoio para esse público seguindo os princípios do Bilinguismo. Dessa maneira, espera-se, com essa pesquisa a colaboração nos estudos em relação com a temática de surdez, sobretudo com a cartografia em diferentes locais do estado.