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Navegando por Orientador "SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem sobre o esporte: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social
    (2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O adoecimento do profissional docente: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor(a) no município de Curralinho-PA
    (2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará
    (2019-08-07) FERREIRA, Izanias de Sousa; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental
    (2019-10-10) GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão no ensino fundamental: a experiências do “Projeto ESCOLIBRAS” no município de Breves-PA
    (2021-10-21) SALES, Marcelino Pinheiro; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do projeto “Escolibras” como ação inclusiva voltada para o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em turmas regulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Lauro Sodré. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados foram: 02 (dois) diretores escolares e 02 (dois) coordenadores pedagógicos das referidas escolas. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa está ancorada nos autores: Goldfeld (2002); Karnopp (2004); Cunha (2012), Albres (2012) e outros. Os resultados apontam que as metodologias adotadas no projeto se apresentam de forma diversificada, com a utilização de materiais concretos, livros didáticos, apostilas e a lousa como recurso pedagógico. A mesma pesquisa, também revela, que as dificuldades são muitas e também são grandes, tais como: a falta de recursos didáticos; as escolas ainda não têm recursos financeiros para a compra de materiais didáticos para o ensino de Libras. Este estudo nos mostra que as expectativas dos entrevistados se relacionam as ações do projeto, não sendo uma ação isolada, mas que continuem nos anos posteriores e que outras escolas utilizem com os alunos e diversos espaços sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão social: as ações do Movimento pela Inclusão no Marajó (M.I.M)
    (2019-06-24) SILVA, Mayra Lopes; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão social da pessoa com deficiência no Marajó, proveniente das ações realizadas através do Movimento Pela Inclusão do Marajó (M.I.M). De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do movimento, obtendo como principais interlocutores a coordenação, participantes voluntários do (M.I.M), e pessoas com deficiência atendidas pelo projeto bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas no Movimento Pela Inclusão no Marajó advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em vários munícipios do arquipélago do Marajó.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e biblioteca escolar como estratégia metodológica para o desenvolvimento da leitura na Escola municipal de educação infantil Odiléia da Silva Brito, no município de Portel – Marajó – Pará
    (2020-01-30) LIMA, José Maria Soares de; MENDES, Sueleny da Silva; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e do desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola do município de Portel, por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 (dezoito) alunos do Pré II, da educação infantil do turno vespertino. A análise dos dados mostrou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros “lidos” e referem que gostam mais de ouvir do que ler as histórias, pois os mesmos ainda não dominam a arte da leitura, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, repensando a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos e promovendo uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de forma que o processo pedagógico e a formação do leitor sejam mais eficazes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de inclusão social do aluno surdo: ações da ASBRE (Associação dos Surdos de Breves)
    (2021-04-07) SOUSA, Esteliane Santos de; MORAES, Jerusa Cardoso; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos surdos na cidade de Breves–PA, destacando a importância das ações da ASBRE – Associação dos Surdos de Breves, para a integração e inclusão social de seus alunos. Será investigada a história da educação especial em seu contexto geral, no Brasil e no município de Breves–PA, assim como as leis e decretos que tratam da Educação Especial no Brasil. Finalmente, destacaremos o processo de ensino de libras na ASBRE e as práticas desenvolvidas pela associação. A inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança, e causam muitos questionamentos, pois para que os sujeitos, com e sem deficiência, exercerem plenamente o direito pleno à cidadania, é indispensável que a sociedade aprimore suas práticas, a fim de atender as individualidades. É imprescindível destacar que, como veremos, ao final desta pesquisa, como o trabalho da Associação dos Surdos de Breves – ASBRE é essencial para a inserção do surdo na sociedade.
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