Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SOUSA, Raimundo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos
    (2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986
    O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF "O Mundo da Criança"
    (2018) ALVES, Maria dos Reis da Silva; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986
    Este trabalho trata das Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF “O Mundo da Criança”, na zona urbana do município de Novo Repartimento-PA. O objetivo dessa pesquisa é analisar casos de dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança” e como os professores percebematravés de sondagens bimestrais para observar esse processo ao final do 3ª ano. A metodologia foi dividida em dois momentos: o levantamento do referencial teórico, observação em sala de aula, aplicação de questionários a dois professores e reflexão sobre o processo de aquisição de leitura e escrita de alunos do terceiro ano, onde após a resposta da questão número um, pôde-se entender os diferentes níveis de cada uma das crianças selecionadas pelos docentes através de sorteio.Os dados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades de leitura e escrita, estando alguns no nível pré-silábico, e que os professores possuem dificuldades para alfabetizar principalmente por não possuírem materiais didáticos e falta de metodologias criativas no processo de alfabetização, mas sempre lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo na EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe
    (2018) SOUZA, Rosalvo Rocha de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986
    Este trabalho trata sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos no município de Novo Repartimento, especificamente sobre a evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe. A partir de referencial teórico e de pesquisa de campo foi descrita e analisada as causas da evasão escolar, problemática esta que afeta boa parte das escolas brasileiras, revelando um quadro grave da educação pública. Os resultados da pesquisa, obtidos através de questionários, revelaram que nos anos 2015 e 2016, o percentual de evasão escolar atingiu 55% e 45% respectivamente. Os fatores que contribuíram para esta situação foram os mais diversos, dentre os quais, segundo professores e alunos, cansaço físico, gravidez, aulas desinteressantes e problemas de saúde.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão escolar expressa em documentos oficiais
    (2022-09-30) ALMEIDA, Jeandria Mikelly Nascimento de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986
    Este trabalho busca compreender as perspectivas de gestão escolar expressas em documentos oficiais. Por meio da pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, o artigo propõe a análise da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), além da Lei Orgânica do Município de Altamira, da Lei do Sistema Municipal de Ensino de Altamira (Lei nº 3.085/2012) e da Lei de aprovação do Plano Municipal de Educação de Altamira (Lei nº 3.207/2015). Ao debater sobre a perspectiva de gestão e identificar as perspectivas da gestão contidas nos documentos analisados é possível obter um norte sobre os passos que a educação brasileira e a educação altamirense têm dado para que a participação da comunidade na gestão escolar seja uma realidade. Conclui-se que, apesar de a gestão escolar democrática estar presente em todos os documentos analisados como um princípio fundamental, ainda há muitas questões a serem superadas. Entre elas, a própria conscientização da comunidade em estar presente no processo de gestão escolar e a quebra da concentração desta gestão nas mãos dos diretores e outras figuras que acabam assumindo um papel centralizador.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Recurso pedagógico na escola fundamental: proposta para uso do celular em sala de aula utilizando aplicativo
    (2018) STANCINI, Franciele Câmara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986
    Este trabalho trata de uma proposta de ação sobre o uso pedagógico do celular/smartphone para as séries iniciais do ensino fundamental, a partir do aplicativo Kahoot. O objetivo é refletir criticamente sobre as novas tecnologias digitais e suas implicações para o uso pedagógico do celular como potencializador de interação em sala de aula. Partiu-se de referencial teórico sobre o referido tema e de observações da prática escolar enquanto professora da rede pública municipal. Tal experiência possibilitou criar uma proposta de ação em que se experimente o celular como recurso pedagógico em sala de aula desenvolvendo conteúdo a partir do aplicativo Kahoot. A proposta é interessante porque inova no campo da prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais para elaboração de conteúdo em conjunto com os alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA