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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego
    (2020-02-18) BERNARDO, Beatriz Figueiredo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EAD no cárcere: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III)
    (2022-07-12) BARROS, Caio Cesar Carmo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “EAD NO CÁRCERE: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III – PEM III” surgiu da indagação: Que contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, conhecido como PEM III? Teve como objetivo geral analisar contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, a partir da concepção de profissionais da educação (professores e coordenadores pedagógicos). E, os específicos foram: conhecer o processo de Ensino Formal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará (SEAP); investigar as possibilidades da implantação do ensino em EaD no Sistema Prisional; e, identificar estratégias metodológicas que os professores de Matemática podem desenvolver no ensino em EaD no PEM III. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos resultados mostram que o Ensino da EaD é uma modalidade de ensino bem vista pelos professores que atuam naquele espaço, segundo os quais há a necessidade de monitores em sala de aula para tirar as dúvidas dos alunos detentos. Revelou-se, que a educação no Sistema Prisional do Pará avançou somente a partir de 2006, com a aprovação do Projeto Educando para a Liberdade, que visou a garantia de acesso das Situação de Restrição ou Privada de Liberdade (PESRPL) à educação. Ficou evidente ainda que a EaD não é uma realidade em todas as penitenciarias paraenses, e que é uma necessidade tanto para os detentos quanto para os profissionais da educação que ali atuam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
    (2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
    (2021-10-11) NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Esta pesquisa tinha por objetivo refletir e gerar subsídios curriculares sobre Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental, em especial no período pandêmico. Foi realizado um estudo metodológico por uma pesquisa quantitativa e bibliográfica, sobre a PCN’s e a BNCC. Para obtenção de dados, foi utilizado sites governamentais, que versavam sobre a educação financeira no ensino fundamental, principalmente quanto ao sexto ano. Através do detalhamento, demonstrou a necessidade de desenvolver no aluno, a capacidade de gerir seus rendimentos futuros, através do orçamento pessoal e familiar, para a responsabilidade de conviver em uma sociedade consumista e também fazer com que o aluno percebesse as consequências de um orçamento familiar mal gerido. Foi elaborado um caderno de exercícios propostos, que possuem o objetivo de ensinar os primeiros passos do aluno ao uso consciente do dinheiro e ainda, maneiras de fazê-lo perceber a importância de uma vida financeira tranquila. A pesquisa conclui que embora o período pandêmico tenha afetado o ensino da matemática no tocante a educação financeira, é possível readequar exercícios que possam ser realizados de forma síncrona ou ainda, através de cadernos de exercícios fornecidos pela escola, aos alunos que não possuem meios tecnológicos de acompanhamento de aulas online.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino e aprendizagem matemática numa abordagem psicopedagógica
    (2020-02-18) BARBOSA, Edilene Machado; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente trabalho intitulado Ensino e Aprendizagem Matemática numa abordagem Psicopedagógica apresenta as dificuldades com a disciplina de Matemática expressadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e professores entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual as informações foram elaboradas por intermédio de questionários aplicados dentro de sala de aula com a turma e uma entrevista com os professores a qual realiza um estudo de caso descritivo e explicativo que vem investigar um fenômeno dentro do próprio contexto de realidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa de autores que comentam sobre barreiras no Ensino de Matemática, metodologias ativas e a associação com a Psicopedagogia para o enriquecimento dos estudos. Participaram da pesquisa, seis professores da rede pública de ensino e vinte e sete alunos do sexto ano. Mediante os resultados, foi observado que mesmo com a carência na Formação Continuada de professores, é possível constatar que há uma dedicação e um encanto quando o assunto é ensinar. Também teve relevância os transtornos psicológicos dos alunos que regularmente já possuem uma bagagem referente a Aprendizagem o que acarreta em criar ideias sobre julgadas quanto a disciplina de Matemática. Em vista disso, chegamos à conclusão que a capacidade de aprender é individualizada e construída diante de artifícios Psicopedagógicos que abrem caminho para uma aprendizagem mais significativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando as operações básicas da matemática: limites e possibilidades
    (2019-12-12) RIBEIRO, Fernando Gleison de Jesus; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Este Trabalho de Curso (TCC) foi produzido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, motivado pela indagação: De que maneira o professor pode viabilizar o ensino e aprendizagem das operações básicas para a compreensão dos estudantes? Para esta indagação objetivamos buscar estratégias metodológicas que auxiliem professores e alunos na operacionalização das operações básicas. Para o qual fez-se necessário conhecer alguns métodos didáticos para o ensino e aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Assim, foi realizada uma pesquisa com 48 alunos de uma escola da rede estadual de educação do município de Castanhal/PA, onde foram entrevistados 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental e 24 alunos do 1º ano do ensino médio, cada aluno respondeu 12 perguntas de múltiplas escolhas e quatro perguntas com resoluções matemáticas, na qual cada uma era referente a uma operação básica. Os dados coletados na pesquisa mostram que a maior dificuldade dos alunos em conteúdos matemáticos está na falta de domínio das operações básicas, em especial a divisão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores limitantes do ensino-aprendizagem matemática em uma escola de educação básica: um relato de experiência docente
    (2020-02-17) SOUZA, Almiro Alexandre Melo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O ensino da Matemática não compreende tarefa fácil, professores de todos os níveis de ensino apresentam um quadro bastante similar no sentido do desafio no envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, para além da memorização de fórmulas. Assim, motivado pela indagação: Que fatores podem ser limitantes do ensino da Matemática no que tange a trigonometria numa abordagem prática? Este estudo objetivou expor resultados de uma experiência docente em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, no que tange a prática da trigonometria. Para tanto, visou desenvolver atividades pedagógicas para minimizar as limitações; e, vincular a matemática teórica à prática do cotidiano. Foi selecionada a turma de 9º ano, e nesta foram aplicadas observações participantes durante dois meses. Foram analisados os simulados dos alunos durante o período da pesquisa, de modo a considerar suas maiores dificuldades em Matemática. Paralelo a investigação foi consultada um acervo bibliográfico sobre ensino e aprendizagem matemática. Os resultados foram compilados, chegando-se a conclusão que as aulas práticas juntamente com as aulas teóricas acabam ocasionando um bom desenvolvimento no desempenho da competência, habilidades dos estudantes auxiliando em resultados positivos na aprendizagem. Confirmou-se com este estudo, que há a necessidade de que as práticas sejam repensadas no sentido de superação dos desafios, sejam eles de ordem externa ou interna da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
    (2020-07-14) SOUSA, Bruna Aline da Silva; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso – TCC, está relacionado a área da Educação Matemática, e aborda resultados de uma pesquisa realizada com professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de Castanhal/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa impulsionada pela indagação: Como se configura a atuação de professores licenciados em Matemática no ensino de Física? Objetivou promover reflexões sobre o processo de construção docente, partindo da realidade da formação inicial dos professores licenciados em Matemática para a prática docente em Física. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aberto, que foi analisado considerando o contexto fenomenológico, a partir de referenciais que tratam de currículo, formação de professores, metodologias de ensino, além de um diálogo com os documentos oficiais. A partir dos dados analisados concluiu-se, que a formação continuada dos professores licenciados em Matemática que atuam no ensino de Física é primordial, principalmente no que tange a carência das disciplinas práticas do currículo da formação inicial. A carência de professores com formação em Física gera complexidade no que tange a prática docente, exigindo dos professores licenciados em Matemática se desdobrarem em suas atividades, aumentando a necessidade de formação continuada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inconformidades pedagógicas do/da professor/a que ensina matemática nos anos iniciais
    (2021-10-11) MORAIS, Tamires Silva de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Discutir as “Inconformidades pedagógicas do/a professor/a que ensina Matemática nos Anos Iniciais”, nos conduz a várias reflexões sobre o processo de ensinar e aprender, voltando o nosso olhar sobre o papel do/a professor/a que se debruça ao Magistério dos Anos Iniciais com toda sua complexidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi motivado pela indagação: Que elementos são evidenciados pelos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais a respeito das limitações de suas práticas? Objetivou analisar os elementos que interferem no processo de ensino e aprendizagem, causando inconformidades aos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, em uma escola pública do município de Castanhal/PA. E, especificamente buscou: a) observar, identificar e descrever os elementos evidenciados pelos professores em relação às limitações no ensino de Matemática; b) discutir com base teórica as concepções dos professores participantes acerca do ensino de Matemática para a vida. Os resultados apontam a necessidade de reestruturação das normas de formação Matemática oferecidas nos cursos de Pedagogia, priorizando, as discussões e com reflexões sobre o papel do professor de Matemática para os Anos Iniciais, bem como, a mobilização de saberes matemáticos quanto o domínio do objeto de estudo (a própria Matemática) e quanto aos processos de ensino (a Educação Matemática).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico no ensino da matemática na EJA: um subsídio contra a evasão escolar
    (2019-07-12) SOUZA, Fábio Monteiro; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso (TCC) trata sobre o lúdico como subsídio para o ensino da Matemática na EJA, na perspectiva de amenizar a evasão escolar. Refere-se a um estudo que desenvolveu-se em dois momentos: o primeiro na experiência do estágio supervisionado numa escola da rede estadual de Castanhal- Pará, o que causou a motivação para o estudo, e o segundo, a partir de uma pesquisa e produção bibliográfica sobre a temática. O estudo do tipo exploratório, de abordagem qualitativa teve como colaboradores estudantes e professora de Matemática de uma turma de 4a etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram instrumentos de investigação as observações durante o estágio e uma entrevista do tipo semiestruturada com característica de roda de conversa, bem como livros impressos e online, que tratam sobre o assunto em questão. As informações adquiridas durante a experiência com a turma evidenciam que a evasão dentre outras razões também pode ser motivada pela forma fria como ocorrem as aulas, bem como, os referenciais como Novaes (1987); Gadotti e Romão (2002); Brasil (2004), Libâneo (2004), Teixeira (2010); Huizinga (2010); Santos (2011), dentre outros, que tratam da EJA e indicam que a Ludicidade pode desenvolver a aprendizagem de alunos adultos, desde que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras aproximem os conteúdos às experiências da vida em sociedade, de modo que ensino e brincadeira não se invalidem no ensinar e aprender.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
    (2018-02-02) SILVA, Rogério de Matos; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música
    (2021-10-11) RAFAEL, Diego do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    A musicalidade é um elemento enriquecedor para ensinar a Matemática, por contemplar o tripé arte, emoção e razão. O presente trabalho sobre o estudo da temática “Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música, toma como motivação os questionamentos: Qual a relação da música com o ensino de Matemática? Que elementos musicais podem ser relacionados com os conteúdos de Matemática? Que influência a musicalidade com o ensino de Matemática pode ter com o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas? O objetivo geral é analisar a relação da música com os conteúdos e conhecimentos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, na qual os procedimentos de investigação pautaram-se na pesquisa bibliográfica, em que os instrumentos utilizados na revisão bibliográfica foram documentos oficiais, livros, periódicos, artigos e blog. Os resultados evidenciaram que, o estudo realizado não se restringiu apenas a dados relacionados a processos de ensino escolar, sobretudo, buscou promover uma contribuição para a formação de docentes, de modo que professores de Matemática possam ter compreensão e motivação para inclusão de atividades didáticas interdisciplinares, e a música pode ser uma excelente metodologia de ensino de Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre números e a representação dos símbolos
    (2022-02-25) MOURÃO, Francisco de Assis Silva; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Este Trabalho de Curso (TCC) trata da relação entre números e a representação dos símbolos a partir de um contexto histórico com a contribuição de diversos autores que tratam a respeito do tema proposto, é motivado pela indagação: De onde surgiram os símbolos que usamos na linguagem matemática? O referido estudo de cunho bibliográfico objetivou fazer um levantamento de fatos históricos que tratam do surgimento dos símbolos matemáticos para a compreensão da linguagem que se expressa por meio desses símbolos. Para tanto, nos propusemos fazer um levantamento bibliográfico sobre a História da Matemática e a origem dos símbolos matemáticos; e, compreender a relação desses símbolos com a linguagem matemática. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de interpretações bibliográficas que serviram como fonte enriquecedora desta pesquisa. Foram utilizados como instrumentos para este estudo material impresso e digital. Os resultados mostram que a Matemática possui uma linguagem própria através da simbologia e dos números, que historicamente sofreu modificações de acordo com cada contexto e grupos humanos. A perspectiva com este estudo é de mostrar o quanto os símbolos são importantes para mundo, pois através de suas aplicações podem-se encontrar respostas conclusivas nas situações encontradas na Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem da matemática
    (2018-08-07) TORRES, Anderson Luís Rocha; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este trabalho parte da indagação inicial: que elementos evidenciam a relação afetivo-emocional de professores de Matemática e estudantes do ensino fundamental? Para tanto, tem como objetivo analisar a realidade da relação professor e aluno das turmas: 7º e 8º ano, do turno vespertino, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Castanhal/PA, considerando as relações afetivas entre os mesmos como um fator essencial no processo de construção do conhecimento no ensino da Matemática, visando à interferência positiva e/ou negativa que este processo pode proporcionar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir do Projeto de Extensão “Ensino-Aprendizagem: rompendo velhos paradigmas em busca de novos saberes” da Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa parceria com um Projeto da escola pesquisada denominado “Tempo ocioso por tempo de aprendizagem”. A referida pesquisa foi realizada em duas etapas, a aplicação de questionários padronizados para o diagnóstico inicial, seguida de observações cotidianas para o levantamento de dados e a partir destes, com embasamento teórico. Chegou-se à conclusão que a falta de boas relações afetivas e a metodologia descontextualizada utilizada pelo professor, são alguns dos fatores determinantes de forma negativa na aprendizagem Matemática.
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