Navegando por Orientador "SMITH, Silvia Danielle da Cunha"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica(2019-12-20) NUNES, Cristiane Shiley Araújo; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: a reflexão do professor em formação sobre o ensino da matemática(2019-12-17) MINDELO, Sheila Anastácia dos Santos; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605Neste memorial, procurei relatar alguns fatos marcantes que nortearam minha vida estudantil e acadêmica, passando pelo ingresso no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará como aluna do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem locada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Analiso o processo de construção do conhecimento matemático durante o período de minha formação, destacando a atuação como estagiária no Programa Residência Pedagógica na Escola de Aplicação da UFPA, período que finalmente pude perceber e refletir sobre as dificuldades em relação aos conteúdos matemáticos não apreendidos até o momento. Nesse contexto, pude enxergar a significação dos ensinamentos transmitidos pelos meus formadores, principalmente tendo participado do Programa Residência Pedagógica, pois durante esse último ano pude de fato fazer o confronto entre passado e presente da minha realidade escolar, principalmente quando se tratava da matemática.