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Navegando por Orientador "SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard: características, produtos e serviços
    (2017) VULCÃO, Lucilene do Socorro Carvalho; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Aborda as características, produtos e serviços da “Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard, bem como suas contribuições à comunidade. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo. Utiliza para a coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestrurada, junto a vinte e cinco participantes, sendo quatorze do sexo feminino e onze do sexo masculino, sendo dos entrevistados um dos Bibliotecários que atuam na instituição. Conclui que os usuários desejam que a biblioteca ofereça mais equipamentos midiáticos, mais jogos didáticos e que promovesse dentre os seus eventos, práticas esportivas. Em relação ao horário de funcionamento os usuários sugeriram que horário fosse estendido, assim, sendo possível observar que a comunidade é bem atuante e envolvida com a biblioteca.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro
    (2017) COIMBRA, Claudia Saldanha; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Bruno Fenzl a qual se originou dentro do Instituto Ampliar, uma Organização não Governamental (ONG), que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Portanto, tem como objetivo analisar de que forma a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui para dar apoio educacional, bem como incentivo à leitura aos estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Está embasada em autores como Machado (2008), Bohm (2009), Guedes (2011), entre outros que falam acerca do conceito e formação de uma biblioteca comunitária; sua função educacional e sua contribuição para a formação de leitores. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, os sujeitos da pesquisa veem o livro impresso como um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura. As atividades desenvolvidas na biblioteca ajudam as crianças a melhorarem seu desempenho como leitor. A Biblioteca Bruno Fenzl precisa superar algumas dificuldades como a falta de obras infanto-juvenis mais atualizadas, além da necessidade de haver maior divulgação do seu trabalho a fim de atrair mais usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar: um estudo de caso da biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Luiz Nunes Direito, vinculada ao SIEBE
    (2017) NASCIMENTO, Gabrielle de Sousa; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Estuda os produtos, serviços, projeto e atividades da biblioteca Monteiro Lobato, que é vinculada ao SIEBE e faz parte da rede estadual de ensino do Pará. Busca compreender a atuação do profissional bibliotecário dentro dessa unidade de informação. Avalia a biblioteca de acordo com os Parâmetros para Bibliotecas Escolares desenvolvido pelo GEBE, visando enquadrá-la nos níveis básico ou exemplar. A metodologia utilizada no trabalho é de abordagem qualitativa, realizada com o auxílio de entrevistas e questionário. Foi necessária também a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Apresenta no referencial teórico discussão dos temas: biblioteca escolar, bibliotecário da escola e SIEBE. Aborda o funcionamento, a atuação da bibliotecária e a avaliação da biblioteca escolhida para o estudo de caso. Foi possível visualizar a mudança na biblioteca depois da coordenação da bibliotecária, e, concluir que a biblioteca Monteiro Lobato funciona parcialmente no nível básico estabelecido pelos Parâmetros para Bibliotecas Escolares, apresentando nível exemplar apenas no indicador referente à organização do acervo, sendo este em que a bibliotecária exerce autonomia para desenvolver.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Biblioteca Móvel da Susipe “Arca da Leitura”: práticas de leitura em ambiente prisional
    (2017) MORAES, Manuela Carneiro de; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Discorre de forma sucinta sobre o estímulo da leitura desde a infância, pela escola e família e da importância da leitura, como fonte de conhecimento. Apresenta ainda a importância da biblioteca prisional como principal instrumento para ajudar na reeducação dos apenados. Explana ainda sobre a situação do sistema penitenciário e a ressocialização. Faz referências a Susipe- Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, sua missão, sua função como órgão responsável pela administração penitenciária no Estado do Pará e cita as unidades prisionais existentes. Aborda a pena privativa de liberdade e as nomenclaturas para denominar aquele que teve sua liberdade suspensa. Por fim discorre sobre o início do Projeto Arca da Leitura, sua estratégia para confecção das caixas-estante e a maneira para adquirir material para o acervo, sua atuação nas unidades contempladas pelo projeto e o seu funcionamento dentro da unidade prisional do CRC- Centro de Recuperação do Coqueiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolas
    (2017) MONTEIRO, Lady Thamara Lima; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Identifica quais práticas de incentivos a leitura o bibliotecário escolar media na vida de crianças, desde sua base colegial, assim, o estudo trata da significação da biblioteca escolar com a participação ativa do bibliotecário, definindo-o na função de mediador que este profissional possui. Estuda ações de incentivo a leitura, realizadas em uma biblioteca escolar pelo bibliotecário da rede de ensino privado junto a alunos da educação fundamental. Utiliza a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, no qual aborda a leitura e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por mostrar as atividades desenvolvidas em uma biblioteca. Utiliza como procedimento técnico a entrevista, realizada junto a uma bibliotecária que atua em biblioteca de uma escola do ensino fundamental, a fim de coletar os dados primários. Ressalta que a leitura é fundamental na formação individual do ser humano e na construção social, cultural e intelectual. Faz uma breve abordagem do ensino fundamental, que é nessa modalidade de ensino onde a leitura é essencial na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Reforça que com práticas de incentivo a leitura, será possível ter leitores desde a infância, acentuando o papel do bibliotecário em atividades como a hora do conto, realizadas em bibliotecas escolares visando inculcar nos alunos o hábito de ler. Por fim percebe-se que é por meio da leitura que o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como alternativa terapêutica no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2016) SOUSA, Adriano Caetano Guimarães de; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Enfoca a biblioterapia como uma ferramenta coadjuvante no tratamento de pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da utilização da leitura de textos apropriados e indicados por um biblioterapêuta que, em vista do princípio da interdisciplinaridade da biblioterapia, trabalha em parceria com os profissionais de outras áreas dependendo da Instituição onde a mesma será implementada, sendo que no presente trabalho a interação ocorreu com duas professoras do ensino fundamental de escola pública que possuem em suas salas de aula alunos com autismo. Denota a biblioterapia como uma forma de promover a mudança do comportamento, visando o melhor ajustamento social do indivíduo autista através do autoconhecimento proporcionado pela identificação com os personagens e reflexão realizada sobre os textos indicados. Usa como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados por meio da aplicação de questionário direcionado a professoras do ensino fundamental de escola pública. Conclui que a leitura exerce um papel fundamental e essencial na formação do caráter, na socialização do indivíduo e na sua visão de mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como proposta de um programa para portadores de deficiência visual na seção braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
    (2017) LOBO, Laís Machado; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Trata da Biblioterapia como proposta para seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, os métodos biblioterapêuticos aplicado se como o Bibliotecário pode atuar como Biblioterapeuta. Relata a deficiência visual e a importância do Braille na leitura e escrita desses deficientes. O objetivo geral deste trabalho é propor para a seção Braille a técnica da Biblioterapia como forma de um atrativo a mais de leitura e melhoria psicossocial do usuário deficiente visual, tornando-o um elemento participante e útil à comunidade. A metodologia utilizada é descritiva e exploratória, de caráter Quanti-qualitativa, com pesquisa bibliográfica com fonte de autores considerados relevantes da área de biblioteconomia e da biblioterapia a fim de desvendar e propor a importância da leitura como terapia para todos, especificamente os deficientes visuais. Foi realizada a entrevista com dois servidores na seção Braille da Biblioteca Arthur Vianna e um usuário cego, com o objetivo de conhecer o espaço, os serviços prestados, a frequência e etc. Propondo a Biblioterapia como uma atividade de melhoria para os usuários da biblioteca.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia
    (2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da brinquedoteca no espaço do centro de recuperação penitenciário do Pará II – CRPP II
    (2017) INETH, Bruna de Sousa Silva; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Mostra a importância da Brinquedoteca no processo de interação familiar. Estuda conceitos, histórico, objetivos e o funcionamento da Brinquedoteca. Destaca o direito dos filhos, por meio do Estatuto da Criança e Adolescente, em garantir o convívio com seus pais presos. Apresenta também o direito dos apenados, por meio da Lei de Execução Penal, em continuar o contato com seus filhos mesmo estando em uma prisão. Ressalta a importância da presença da família no Sistema Penal. Analisa a importância da Brinquedoteca no espaço do Centro Recuperação Penitenciário do Pará II, onde é proporcionada uma maior interação entre os apenados e seus filhos e consequentemente um resgate do convívio familiar. Informa os brinquedos que são encontrados na Brinquedoteca desta Casa Penal juntamente com suas descrições e finalidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
    (2016) SANTOS, Alex Potiguara dos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Estuda a possibilidade de inserir a disciplina de Libras no curriculum pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, por meio do estudo do PPC da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e também de PPC de outras instituições de ensino da biblioteconomia brasileira. Busca verificar se os discentes têm conhecimento sobre a linguagem de sinais (Libras) e averiguar como os docentes podem contribuir para administrar as disciplinas para os alunos com deficiência auditiva. Utiliza as abordagens qualitativas e quantitativas, pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta os resultados de pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos para a coleta de dados por meio de formulários, direcionados aos docentes da UFPA e questionários, direcionados a alunos da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e aos responsáveis por outras faculdades de biblioteconomia no país. Apresenta como resultado que a disciplina existe em duas instituições fora do estado do Pará e que os alunos e os professores do curso local apresentam certo conhecimento sobre Libras, e compreendem que essa disciplina seria relevante para o contexto curricular acadêmico. Portando, os portadores de deficiência auditiva conquistaram grandes espaços no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, isso mostra que a inclusão dessas pessoas na sociedade contribuiu para que o índice de preconceito se tornasse mais parcial entre os cidadãos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância das bibliotecas nas escolas de educação infantil
    (2017-03-24) VIDAL, Gleice Kelli Brito; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O tema da pesquisa é a importância da biblioteca em escolas de educação infantil, O objetivo de descrever sobre a relevância das bibliotecas nessas instituições e apresentar os benefícios da biblioteca com bibliotecário enfatizando a dinamização da mesma. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O principal resultado verificado foi a escassez de bibliotecas nas escolas de educação infantil. A questão do incentivo á leitura na educação infantil requer uma integração entre bibliotecários e professores somando técnicas e mecanismos pedagógicos para formar leitores adultos em potencial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do bibliotecário na educação infantil: Escola Rita Nery
    (2017-09-06) SILVA, Tamires Mendes da; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta estudo sobre a biblioteca infantil, aborda o papel da biblioteca na vida de seus usuários reunindo informações de como deve ser o funcionamento uma biblioteca voltada para esse público. Quais devem ser seus serviços e atividades desenvolvidas e como pode ser usada uma brinquedoteca. Possui o objetivo de demonstrar os resultados da falta de um profissional capacitado trabalhando no local, pois é frequentemente substituído por outro profissional, professores e pedagogos, por exemplo. Trata-se de pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso na biblioteca da escola Municipal Professora Rita Nery, localizada no bairro do Tenoné, que atende crianças de 4 a 5 anos de idade. A pesquisa foi realizada com visitas ao local 2 vezes por semana durante 1 mês. Descreve o funcionamento da mesma, como horário, acervo, público, e atividades desenvolvidas com os usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência da família no hábito da leitura
    (2016) RODRIGUES, Cássia Regina Machado; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Trata da contribuição da família na formação do leitor através de hábitos de leitura no lar, aborda também a questão da leitura como a sua importância. Busca apoio teórico no conceito de habitusde Bourdieu, com o objetivo deconhecer a influência da família no incentivo a leitura para a formação do leitor. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, de forma a concretizar a questão do tema, utilizando autores como Bamberger, Sandrone e Machado, Paulo Freire, Ezequiel Silva, Lajolo, e Zilberman.Realiza o levantamento de dados primários por meio de formulário, direcionados aos pais ou responsáveis de alunos de duas escolas,uma da rede pública e a outra da rede privada, visando conhecer o ambiente de leitura familiar, sendo este ou não um local propicio de incentivo. Faz comparação entre os dados das duas escolas, buscando elementos também em índices da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do IBGE, do IDEB e do IDH. Conclui que a família tem seu papel como incentivadora da leitura e que ela pode contribuir na formação do leitor, por meio de hábitos de leitura praticados no lar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos
    (2017) ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do; MARTINS, Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade; http://lattes.cnpq.br/7973782821378969; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Analisa a importância do ledor para o acesso de pessoas com deficiência visual à informação, diante da existência dos programas eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Utilizou-se neste estudo o levantamento bibliográfico, estudo e discussão teórica do papel do ledor e do ato de ler para pessoas com deficiência visual, bem como realização de entrevistas semiestruturadas, além da descrição e análise dos dados coletados. Teve sete participantes como sujeitos da pesquisa, sendo três ledores e quatro leitores (os quais apresentam deficiência visual). Considera-se que tanto os ledores digitais como os ledores humanos são bastante utilizados por esses usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis DC e Marvel
    (2017-03) TELES, Jander César Reis; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga como as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) de Super-Heróis DC e Marvel contribuem para a leitura e obtenção do conhecimento do seu público leitor, identificando se este tipo de narrativa estimula o hábito da leitura, assim como permite à formação de opiniões e reflexões, podendo levar este leitor a obtenção do conhecimento. Ressalta que razões levaram com que os leitores prosseguissem com este tipo de leitura ao longo da vida adulta. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sob a forma de estudo exploratória e explicativa, em relação ao planejamento da pesquisa, foi conceituada como pesquisa de campo, com o instrumento do questionário. Conclui que os leitores buscam mais o enriquecimento de aprendizagem através das leituras, a formação do leitor está sendo construída através dos gibis, novos ambientes estão sendo montados e novas leituras enriquecem o espaço da pessoa, pois existem diversos meios no mundo das HQ’s em que historicamente utilizamos estas ferramentas como uma fonte de informação e obtenção do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
    (2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O nascimento de uma biblioteca comunitária: a contribuição dos projetos de promoção à leitura para a comunidade carente
    (2017) BARRAL JUNIOR, Miguel Queiroz; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta estudo de caso acerca da biblioteca comunitária Tralhoto Leitor, localizada no bairro de Itaiteua, distrito de Outeiro, Belém – Pará, informando da sua necessidade para comunidade carente. Aborda os projetos sociais para disseminação da informação e o papel do bibliotecário como agente transformador para sociedade. Tem como objetivo principal falar sobre o incentivo à leitura para minimização das diferenças sociais e fortalecer o acesso à educação, utilizando os livros como ferramenta principal, associando projetos culturais para as crianças e jovens da região despertar o interesse pelo conhecimento. Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, visando estudo de caso, por meio da observação participante. Relata sobre o projeto de extensão criado para organização do acervo e análise do perfil dos voluntários envolvidos, realizando um questionário de caráter predominantemente qualitativo e analisando os dados obtidos, incluindo pesquisa bibliográfica para sustentar a criação do projeto. Conclui que devido à falta de comprometimento das organizações públicas com os bairros periféricos, a iniciativa individual é um dos principais motivos para criação de bibliotecas comunitárias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar sobre a evolução dos suportes informacionais: mineral e vegetal
    (2016) PAIVA, Vívian Daniele Ferreira; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta à evolução dos suportes informacionais referindo-se ao suporte mineral (tabletes de argila) e vegetal (papiro e papel) e como seus registros históricos, culturais e religiosos resistiram ao longo do tempo. Descreve brevemente como se deu a passagem de um suporte para outro, e os motivos que levaram às mudanças ocorridas ao longo do tempo, até chegar à era digital em que as modernas tecnologias de informação, convivem com o suporte papel. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com ênfase em coletas de artigos acadêmicos, livros no campo biblioteconômico e sites com informações relevantes para a composição do conteúdo. Conclui que os suportes informacionais exercem um papel fundamental e essencial no registro e transmissão do conhecimento histórico-cultural-religioso desde as antigas sociedades evoluindo no decorrer do tempo para atender às novas demandas e necessidades de uso da informação das novas sociedades emergentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
    (2012-03-19) NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O estudo enfoca a literatura voltada para crianças e jovens como uma ferramenta para a formação de leitores. Objetiva verificar a sua contribuição para a formação de leitores críticos e para a compreensão escrita. Reúne teorias sobre o ato de ler, alfabetismo e letramento dos pontos de vista prático e social, com o referencial de Paulo Freire, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria Helena Martins e outros. Traça um breve panorama histórico da literatura e da literatura infanto-juvenil e analisa suas diferentes facetas. Apresenta a série Harry Potter e sua autora, J. K. Rowling, por meio de sínteses de conteúdo. Reflete sobre a relação entre tais conteúdos e a realidade social brasileira em nossos dias. Assume caráter quali-quantitativo explicativo, e analisa dados coletados através de questionários aplicados com membros do Fã-Clube Harry Potter Belém. Demonstra, tendo como fonte secundária a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, os efeitos positivos da série Harry Potter e de outras obras de literatura infanto-juvenil sobre os leitores participantes da pesquisa. Considera que o complexo ato da leitura tem poder transformador, ativador de consciências e desalienante; que é também dever do bibliotecário se preocupar com a formação de leitores críticos e que a literatura pode ser utilizada como um instrumento para tal intuito. Conclui, por fim, que leituras agradáveis e instigantes podem estimular o indivíduo a adotar o hábito da leitura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O perfil do oficial bibliotecário da Força Aérea Brasileira
    (2017) SILVA, Keywellington Luis Lisboa; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta o perfil do profissional que atuava como Oficial Bibliotecário da Força Aérea Brasileira no ano de 2015. Apresenta a Força Aérea Brasileira, caracteriza quantitativamente e qualitativamente os seus Oficiais Bibliotecários, identifica e caracteriza os setores em que atuam e atividades desenvolvidas por eles, identifica competências e habilidades que estes profissionais percebem em sua atuação nessa instituição. Os objetivos foram alcançados através de pesquisa descritiva e exploratória, com dados obtidos de um questionário enviado por meio eletrônico aos Oficiais Bibliotecários. Revisa bibliografias que tratam do profissional bibliotecário em aspectos ligados a sua conceituação, formação e espaço de trabalho. Conclui sobre os bibliotecários em questão o seguinte perfil: eram predominantemente do sexo feminino; tinham em média 30 anos; atuavam em sua maioria no sudeste brasileiro; em sua maioria, eram qualificados e especializados; tinham experiência externa, anterior a FAB, a maioria em biblioteca especializada; dentro da FAB a maioria atuava em algum tipo de unidade de informação, sendo que destes a maioria trabalhava em biblioteca especializada; desenvolviam variadas atividades dentro da técnica da biblioteconomia, não prevalecendo uma, e encontram algumas dificuldades para exercer essas atividades; consideram como principais habilidades para exercer suas atividades domínio das tecnologias da informação e o domínio de outro idioma e como principais competências ser líder, ser bom comunicador e ser planejador.
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