Navegando por Orientador "SILVA NETO, Alberto da Cunha e"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará(2013) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores(2013) PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866Este trabalho buscou contribuir com os estudos relacionados ao sistema de representação teatral desenvolvido por Contantin Stanislavski, procurando entender como se dá a aplicação do Sistema no ensino de interpretação na formação de atores e seus possíveis desdobramentos, tendo como base a experiência vivida no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pretende-se que o entendimento dos estudos práticos e teóricos possibilite ao acadêmico mais uma ferramenta de trabalho na área teatral, onde a sua aplicação possa ser feita tanto como ator quanto professor. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, sobre as vivências no treinamento do Sistema. Tem como fundamentação teórica os estudos de Constantin Stanislavski focados no trabalho do ator e seus desdobramentos feitos por Eugênio Kusnet e Richard Boleslavski. O resultado da pesquisa possibilitou verificar o quanto o Sistema contribui para proporcionar aos alunos e atores iniciantes uma base sólida de trabalho. E ainda, este estudo mostrou ser necessário o aprofundamento do tema por parte do pesquisador em outro nível de pesquisa, com a possibilidade de articulá-lo com outras metodologias de ensino de atuação.