Navegando por Orientador "SILVA, Rozinaldo Ribeiro da"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades pedagógicas: relato de experiência em ambientes não escolares(2022-02-04) HENCHEN, Eliane; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Neste estudo tive como objetivo geral relatar minha experiência no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-escolares, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da cidade de Altamira – Pará. Esse estágio faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. Alinhado ao objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: compreender como se dá a atuação do pedagogo em ambientes não escolares; discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial do pedagogo; e relatar a execução do projeto de intervenção realizado durante o estágio. Tal trabalho, de natureza qualitativa, teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, pelas particularidades e funções da instituição na qual ela ocorreu e pela necessidade da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para atender ao Regulamento que rege a atividade de estágio do curso. Nesse sentido, considerando as orientações pré-estabelecidas no Regulamento e, principalmente, levando em conta as experiências e vivências durante o estágio, os resultados apontaram que as atividades curriculares de Estágio Supervisionado se constituem não apenas como espaços nos quais o estudantes relacionam teoria-prática, mas também um espaço de possibilidade de reflexão sobre o que é educação – entendida aqui como mais do que os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem dentro das instituições formais de ensino – e sobre qual o papel social que o pedagogo vai exercer futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional(2021-10-05) SILVA, Andrya Karolina dos Santos; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Este Memorial acadêmico constitui uma narrativa autobiográfica, com resultados de levantamentos da minha trajetória pela Educação Infantil, Fundamental e Acadêmica, relatando as experiências adquiridas ao longo destes anos, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento pessoal. Tem como propósito salientar as diferenças entre as adaptações nas escolas da zona rural e urbana e apresentar as percepções no ensino superior, e a metodologia aplicada neste estudo são memórias referente a trajetória educacional apresentadas por relatos e fotografias autorais, onde são visualizados como resultado a percepção dos métodos de ensino e conclui-se seu caráter positivo e negativo na vida do discente a depender da sua aplicação ou ausência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional(2021-10-08) CARDOSO, Elcilene da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Diante da busca por uma reflexão consciente sobre minhas vivencias e memorias, este Trabalho de Curso (TCC), escrito em forma de Memorial Acadêmico, tem como objetivo geral relatar a minha vida escolar, acadêmica e profissional. Nele consta toda essa minha trajetória e as situações pelas quais passei antes e durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Evidenciando também sobre como se dá o processo educacional na vida de uma mulher que decide estudar e chegar ao Ensino Superior no Brasil, proporcionando, assim, uma melhor visão da realidade vivida por nós mulheres na busca por conhecimento e por uma vida melhor. Esse estudo possui natureza qualitativa. Nele estabeleço ainda, as relações entre as fases mais marcantes da minha vida, desde os primeiros anos escolares, até este momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: desafios e perspectivas da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA - Campus Altamira-PA(2021-03-16) SOUSA, Ângela Maria dos Santos; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623O artigo apresenta como objetivo principal resgatar minhas memórias estudantil, acadêmica e profissional, e neste processo de escrita evidencio os desafios e as perspectivas frente a essas experiências. Para este estudo, utilizou-se do gênero memorial e da pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica teve suporte teórico acerca da temática mulher no contexto universitário, igualdade de gênero e políticas educacionais voltadas para este público feminino na universidade. Enquanto o gênero memorial possibilitou descrever e narrar experiências de vida interagindo com discursos e outros interlocutores teóricos. Metodologicamente a pesquisa tem perspectiva qualitativa em Educação, especificamente, por trazer ponderações situadas nas experiências sócio-educativas no processo de formação dos sujeitos, e com o método autobiográfico que se configura como fonte e testemunhos de ações individuais, que neste caso sou o sujeito da pesquisa, pois trago uma escrita da história e de minhas memórias. A pesquisa apontou algumas discussões perpassando por dilemas e superações da mulher em seu contexto social e universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatos de experiência em estágios supervisionados: entre o remoto, híbrido e o presencial(2022-07-11) GOES, Jadna Cleia Estevam da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Este artigo busca expor a experiência da formação do discente no âmbito do estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, durante os anos de 2021 e 2022, dentro do período pandêmico. Para tal, partimos do relato de três estágios supervisionados, iniciando com a educação especial, seguido do estágio em educação de jovens e adultos e por fim, o estágio em ambientes não escolares. Ressaltando ainda que, cada estágio foi realizado em um momento diferente da pandemia, onde foram experienciados o ensino remoto, híbrido e totalmente presencial. Objetivando relatar as dificuldades e possibilidades do estágio supervisionado realizado neste período pandêmico, e os impactos na formação do docente. Observou-se que as dificuldades são grandes, mas as possibilidades são igualmente importantes e que o estágio amplia a visão dos futuros profissionais para qual área querem atuar, além possibilitar praticar o que se aprendeu na academia.