Navegando por Orientador "SILVA, Nelane do Socorro Marques da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Convívio no ambiente escolar pós-pandemia: perspectivas e experiências com a volta às aulas presenciais(2022-11-08) COELHO, Katherinne Thaisa Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Devido a pandemia da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de Coronavírus (COVID-19), que gerou uma crise sanitária, saúde, econômica, social e principalmente educacional, onde o isolamento social, ao impor o ensino remoto, promoveu “desconstruções” na forma como se passou a se relacionar a comunidade escolar. O momento é de atenção às diversas situações, adaptações sejam no currículo, nas práticas pedagógicas, nas formações docentes, na avaliação diagnóstica, no material didático e até na forma de mapear as competências socioemocionais. O objetivo do estudo foi conhecer as perspectivas e experiências enfrentadas pelo professor com o retorno presencial à escola. Adotou-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, cujas informações necessárias foram coletadas com docentes de uma escola municipal, na cidade de Augusto Corrêa (Pará), em maio de 2022, por meio de questionários que foi elaborado pela plataforma digital google forms. Nesse contexto, o atual estudo considera que as questões socioemocionais tem que ser olhadas e trabalhadas com urgência, para minimizar as consequências que a pandemia gerou no sistema educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experiência do PIBID: o impacto das primeiras vivências do professor estagiário(2022-07-05) LIMA NETO, Antônio Clemente de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Possibilidades pedagógicas na confecção de jogos de xadrez utilizando recursos naturais(2022-12-02) SOUSA, Luan Batista Silva de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Este trabalho é um relato de vivências desenvolvido com alunos de escolas públicas da educação básica, município de Bragança-Pará-Brasil, que tem por objetivo confeccionar jogos educativos, ensinar a jogar e, tendo em vista uma construção educacional do xadrez artesanal, utilizando estratégias educativas da educação ambiental, com ideia inovadora para a conservação e sustentabilidade da floresta amazônica, usando recursos reaproveitáveis da natureza e peculiares do cotidiano do aluno, sem agredir o meio ambiente. As escolas onde estão sendo desenvolvidas atividades do projeto encontram-se localizadas em comunidades tradicionais. A metodologia do jogo é universalmente utilizada, contudo, a confecção das peças e do tabuleiro do xadrez constitui atividade artesanal, sendo confeccionadas pelos próprios alunos/jogadores participantes, utilizando-se papelão e a folha da palmeira buriti/miriti, produto tropical extraído das matas, várzeas e beiras dos igarapés, a palmeira Mauritia flexuosa L. f, Lorenzi et al, (2010)2 . Há uma ampla distribuição nas regiões da floresta Amazônica e do Brasil Central, onde da folha da palmeira buriti/ miriti, são feitos o doce, o óleo, o artesanato, etc.4 Esse jogo pedagógico pode ser desenvolvido por docentes de qualquer componente curricular da educação básica, visto que desperta o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a sociabilidade dos alunos, e permite uma interação social3 . A prática de confecção de jogos de buriti/miriti contribui para transformação social, ao mesmo tempo que, estimula a diversidade de práticas esportivas populares, induz à preservação do meio ambiente, tornando–as políticas educacionais afirmativas e possibilitando o uso sustentável dos recursos naturaisnas comunidades tradicionais 1 , além do que apresenta uma abordagem construtiva, que permite ao aluno construir e interagir. O desenvolvimento deste projeto foi dividido em duas etapas, sendo na primeira etapa apresentação do projeto a comunidade escolar (direções das escolas, aos responsáveis pelas ciranças) onde está sendo desenvolvidas as atividades, solicitação de autorização para que as criançãs pudessem participar desse projeto e em seguida foram selecionados os alunos que iriam integrar as atividades. A segunda etapa: compreende ao processo de busca da matéria prima e da confecção dos jogos. Na construção do jogo pedagógico percebe-se os benefícios que podem oferecer, na vivência do diversos grupos sociais, na formação do caráter humano, social e afetivo, na organização escolar, na alegria, pois demonstraram grande interesse e privilégio de participarem de todo o processo de confecção de seu próprio jogo, o xadrez artesanal, feito de buriti/miriti, que tem como base o manejo desse recurso natural em comunidades tracionais. Portanto, a relevância de projetos desta natureza, que promove melhorias nas condições de aprendizagem cognitivas e motiva o raciocínio do aluno, sobretudo, na organização de recursos sustentáveis, nas diversas tipologias de ensino da educação, oportuniza novas tendências emergenciais para o meio ambiente, além de torna gratificante para o aluno, escola e sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na experiência prática em sala de aula.(2022-12-08) SILVA, Anderson Luis; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Significado de pobreza menstrual no cotidiano da comunidade acadêmica no Campus de Bragança(2024-11-29) COSTA, Dhayna Cilene Fonseca; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603A pobreza menstrual é um problema social e de saúde pública que afeta quem menstrua, sobretudo em situações de vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pobreza menstrual na qualidade de vida da comunidade acadêmica do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e do Campus de Bragança da UFPA, onde obtivemos 106 pessoas respondentes, garantindo uma ampla diversidade de idades, opiniões e situações socioeconômicas. Assim, por meio de questionários, foram identificados anseios, alusivos à falta de acesso individual ao produto menstrual, à infraestrutura inapropriada de higiene e ao impacto no desempenho educacional e saúde mental. Portanto, a distribuição gratuita de absorventes e ensino menstrual são políticas públicas e práticas institucionais pertinentes. A presença destas medidas contribui para a promoção da igualdade de género e da melhoria de condições de saúde e bem-estar da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O turismo sustentável rural: estudo de caso Fazenda Hotel Vitória(2022-10-08) MESCOUTO, Elane Cristina Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603O setor de hotelaria relativo aos hotéis fazenda é um dos setores econômicos mais promissores que podem explorar a natureza com o mínimo de impacto ao meio ambiente. Relacionado a isso está o fato de a sociedade como um todo se tornar mais sensível a todos os aspectos da sustentabilidade, exigindo que as empresas adotem uma atitude ética em relação aos consumidores. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais práticas e ações da hotelaria brasileira sustentável e realizar estudos de caso da Fazenda Hotel Vitória, analisando a prática sustentável a partir da perspectiva dos hóspedes a fim de compreender quais as motivações dos mesmos na busca pelo empreendimento. O presente trabalho quanto ao propósito, trata-se de uma pesquisa explicativa, pois neste trabalho, o objetivo é, em primeiro lugar, estudar as necessidades do turismo sustentável a fim de que sejam compreensíveis e justificáveis; quanto aos meios, trata-se também de uma visita in loco, pois é realizada no local onde ocorre o fenômeno proposto a ser analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências de monitoria no laboratório de aulas práticas do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)(2022-11-22) PINTO, Josilene de Almeida; NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências no ensino remoto: um relato de experiência como professor estagiário na rede pública de ensino(2022-07-14) FERREIRA, Adam Vitor Guerreiro; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603O presente trabalho tem como proposta relatar as vivências ocorridas no período da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um licenciando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. As quais serviram de base para a produção do memorial, requerido como quesito avaliativo da disciplina de estágio. O referente momento apresenta-se como um fator indispensável durante o período de formação docente, nele é dado ao discente a rica oportunidade de reflexão acerca das experiências por ele vividas quando encontra-se no ambiente escolar, bem como a possibilidade de avaliação pessoal quanto as suas expectativas e dificuldades diante da realidade do que é vivenciado. Entende-se então, que o momento de estágio constitui-se como algo de suma importância para jornada acadêmica do discente, uma vez que, irá influenciar de forma direta sua formação docente, sendo também o responsável pelo primeiro contato entre o educador e o seu futuro ambiente de atuação profissional. Sendo assim, o presente trabalho por sua vez, traz sob a forma de relato de experiência, situações vividas durante o período de estágio ocorrido através da modalidade de ensino remoto em uma escola da rede pública de ensino. Visando demonstrar de forma clara e objetiva os pontos positivos e negativos que tal modalidade educacional possui com relação ao processo de ensino e aprendizagem para alunos da rede pública de ensino.