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Navegando por Orientador "SILVA, Jorge Adriano Pires"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva: desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas
    (2018) SANTOS, Alveni Queiroz; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007
    A presente pesquisa pretende compreender os desafios e possibilidades da educação inclusiva de alunos com deficiências múltiplas no ensino regular. Durante muito tempo as pessoas com deficiências múltiplas foram rotuladas como indivíduos possuídos por demônios sendo excluído do convívio social. Na atualidade ações têm se voltado para um modelo de educação inclusiva, onde todos possam ser incluídos na escola regular sem discriminação e sem preconceito. A pesquisa busca trazer uma discussão de como tem sido feita o processo de inclusão desses alunos na classe regular considerando os desafios que se apresenta, tanto para a escola como para os educadores quanto à promoção da inclusão. O estudo tem como objetivo mostrar que esses alunos, quando atendidos de forma adequada com o uso de materiais lúdicos, têm possibilidade de socialização com as outras crianças e de desenvolver suas habilidades. Temos por objetivo ainda mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado e do uso da Tecnologia Assistiva como meios que favorecem a aprendizagem e possibilitam ao educando mais autonomia e inclusão social. Para análise dos resultados foi utilizada pesquisa bibliográfica, através da leitura de vários autores que abordam o assunto em questão. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se constatar que os alunos estão matriculados no ensino regular, mas ainda existe a necessidade de renovação e ampliação das ações pedagógicas voltadas a esse público, assim como adaptações nas estruturas físicas das escolas. Entendemos ainda que os educadores devem ter um olhar mais inclusivo para acolher a todos os alunos independentemente de suas características motoras, intelectuais ou de qualquer natureza física, psíquica, culturais e tantas outras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
    (2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007
    A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial acadêmico de um intérprete de libras: contexto da educação regular inclusiva
    (2018) SILVA, Iglean Vito da; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007
    Este memorial aborda a problemática que vivencio como professor Intérprete de Libras nas turmas do ensino fundamental na cidade de Altamira-PA. Tem como questões problematizadoras: a educação de surdos, quais os caminhos percorridos da exclusão explícita à velada, o surdo como sujeito de sua história, o Bilinguismo e a formação do sujeito surdo desafios e potencialidades. Além dessas, como próprio gênero textual já incita, relato aqui as contribuições do curso de Pedagogia em minhas ações didáticas e interpretações com os alunos surdos: de que forma as aprendizagens vivenciadas no decorrer do curso em questão possibilitaram rever minhas ações pedagógicas de modo a contribuir num ensino de qualidade dos alunos. O trabalho em tela, traz como objetivos: Analisar o processo de minha formação e meu trabalho como professor Intérprete de libras; refletir sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e enfrento para desenvolver práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem dos alunos e alunas. Trata-se de um memorial autobiográfico numa abordagem qualitativa, fundamentado em autores como Skliar (1997), Estrele (2009), Quadros, (1997, 2004), Lacerda, (2000, 2002), entre outros. Os resultados apresentados evidenciam as dificuldades enfrentadas em trajetória profissional diante de minha inserção como Tradutor Intérprete de Libras. Concluo apresentando a contribuição do Curso de Pedagogia-PARFOR, que caminhos eu devo percorrer e metodologias diferenciadas para melhorar minha prática pedagógica e, consequentemente, potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The teaching methodological and pedagogic practice analysis for teaching english as FL/L3 for deaf students
    (2022) CARDOSO, Kimberly Marjórie dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007
    O presente estudo trata da análise da prática metodológica e pedagógica de uma professora da rede pública de ensino a qual possui dois alunos surdos frequentes em sua classe. Assim, foram delineados os seguintes objetivos para esta pesquisa: Observar a existência ou não de material específico de ensino de língua inglesa para surdos oferecido pela instituição de ensino ou pelo professor; Verificar a participação e a interação dos alunos surdos durante as aulas de inglês; Investigar se há adaptações inclusivas didáticas das aulas de inglês pelo professor. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo, sustentado pela pesquisa bibliográfica. Entre os instrumentos para coleta de dados, utilizaram-se: observação não participante de um recorte de aulas de inglês e entrevista semiestruturada com a professora selecionada como participante do estudo. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública, ou seja, escola regular na cidade de Altamira-Pará, no norte do Brasil. Os resultados mostraram que tanto o professor quanto a instituição estão cientes da responsabilidade em oferecer um ensino inclusivo e significativo para alunos surdos matriculados na escola pesquisada. É necessário, no entanto, aprimorar as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem do inglês como L3 / LE para alunos surdos, por meio de uma formação continuada.
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