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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A brinquedoteca como espaço de leitura do mundo que precede a leitura da palavra
    (2023-12-22) MARQUES, Angeson Benedito dos Remedios; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    As brinquedotecas são destinadas ao lazer de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que podem se recrear, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras. Elas também se configuram em importantes espaços educacionais fundamentados na ludicidade. Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições da utilização das brinquedotecas para os processos de alfabetização e de letramento de crianças. É uma pesquisa de caráter qualitativo e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura, do tipo meta-síntese. Está fundada na perspectiva Freireana de leitura do mundo precedente à leitura da palavra, e nas contribuições de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Nylse Cunha e Cipriano Luckesi para compor as discussões que associam a brinquedoteca, em seu aspecto lúdico, aos processos de alfabetização e letramento. Verificou-se que a valorização da ludicidade, a mediação da leitura, o estabelecimento do prazer pela leitura e a incorporação do brinquedo como documento educacional, são fatores necessários para o desenvolvimento da criança relacionado à leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental na Amazônia e estudos pós-coloniais
    (2022-12-19) COSTA, Suzanny de Freitas; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Esta pesquisa teve como proposito revelar a importância da educação ambiental no cotidiano da sociedade atual e nos contextos escolares. Revelando diversos conceitos acerca da educação ambiental juntamente aos estudos pós-coloniais, buscando desta forma estratégias de abordagens acerca das reflexões entorno do meio ambiente para com os alunos. Dessa forma, foi realizado uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que retratam a educação ambiental bem como os estudos pós-coloniais. E a partir das observações, realizou-se algumas considerações sobre o papel da educação ambiental na preservação não somente ambiental, mas também cultural, onde os estudos pós-coloniais levantam a discussão da valorização local, onde é possível notar que a realidade local se apresenta como um fator fundamental, pois este estudo local, ou seja, daquilo que é mais próximo se eleva com olhares para o mundo, obtendo assim mudanças na realidade. A partir de tais informações, foi possível realizar-se uma reflexão sobre a importância de se trabalhar o meio ambiente utilizando situações próxima a realidade dos indivíduos, pois isso proporciona maior participação destes que se sente envolvidos no processo, se tornando ativos na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros
    (2018-12-28) CHAVES, Maria Elcione Pacheco; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo, buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente para alfabetização e letramento: experiências no Projeto Labinfra – BLALLET (2020-2023)
    (2023-12-22) ALENCAR, Ana Paula Serafim; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Os cursos de Pedagogia formam profissionais licenciados para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, contemplando assim, o ciclo de alfabetização. No cenário pós pandemia, percebe- se uma intensidade em programas de formação continuada voltadas para à temática alfabetização e letramento, revelando possíveis lacunas na formação inicial de alfabetizadores. A escolha pelo tema, justifica-se pela participação no grupo de estudo Brinquedoteca e Laboratório de alfabetização e letramento (BLALLET), e pela inquietação gerada ao longo do curso de Pedagogia da UFPA – CCAST acerca da temática. O presente trabalho objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras e professores alfabetizadores, a partir da análise dos conceitos de alfabetização e letramento nos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFPA/CCAST, assim como, compreender as contribuições das atividades do Projeto BLALLET que envolveram o estudo de instrumentos como a organização dos anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento, a avaliação, monitoramento e ludicidade no ciclo de alfabetização. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que os componentes curriculares do curso mostram importantes contribuições para a formação docente, no entanto, apresentam carga horária relativamente baixa, em disciplinas voltadas a alfabetização, visto que, o curso de Pedagogia proporciona a atuação de profissionais especialmente nos anos iniciais. Assim, os graduandos recebem formação parcial no que diz respeito as dimensões que permeiam a alfabetização. Logo, esses conhecimentos podem ser complementados em estudos individuais e em grupo com o auxilio de um projeto como o BLALLET.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História local: pesquisa e possibilidades no ensino
    (2022-12-19) REIS, Laila Karen Santos; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    O presente trabalho é produto do Plano de Trabalho intitulado “Memórias da BR-010”, que faz parte do Projeto de Pesquisa “Avanço Tardio do Capital na Amazônia: grandes projetos, memórias e representações”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC- UFPA). O projeto tem por objetivo analisar a percepção popular acerca da relação entre Estado e população local, destacando o âmbito local, natureza e sociedade atingidos pela obra rodoviária, nas décadas posteriores à 1950, a partir dos relatos de moradores do entorno do município de Castanhal-Pará. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, previu pesquisa bibliográfica, observações no campo empírico, com realização de entrevistas. O trabalho contribui para a produção de conhecimentos de caráter regional, aponta a possibilidade do ensino de história local desde o ensino fundamental, ao explicar articulações entre eventos locais, nacionais e globais, desde a iniciação científica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitura literária: uma prática como recurso para alfaletrar
    (2022-12-19) SILVA, Gilmara Raiza Mota da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Nos últimos séculos vivenciamos uma sociedade que tem na escrita e na leitura práticas e instrumentos cada vez mais obrigatórios para os sujeitos serem nela inseridos. A literatura, por meio leitura literária é um mecanismo que possibilita no ensino de crianças em processo de alfabetização. A escolha pelo tema, justifica-se por participar do grupo de estudos BLALLET (Brinquedoteca e Laboratório de Alfabetização e Letramento), o projeto desenvolve monitoria a partir de leituras e estudos sobre a temática alfabetização e letramento. O tema é de relevância social, pois não há um debate no curso de Pedagogia sobre a Literatura, como metodologia para contribuir na aprendizagem da criança na alfabetização. O objetivo do estudo é refletir sobre a importância da literatura infantil, a partir da leitura literária no ensino de crianças em processo de alfabetização, assim, contribuir no processo de ensino. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa, dessa forma, utilizou-se GIL (2010, p.50) e MINAYO (2001, p. 14). Dentre autoras e autores que discutem o assunto, utilizasse CADEMARTORI (2010), COELHO (2000), LAJOLO (1993), ZILBERMAN (1995). No primeiro capítulo, traz o percurso da Literatura. O capítulo seguinte, aborda sobre alfabetização e letramento. O terceiro capítulo, traz o que diz sobre a literatura no RCN. Portanto, a literatura infantil contribui para o processo de alfabetização e letramento escolar das crianças, pois, a literatura promove para a criança conhecimentos, possibilidades, habilidades e linguagens de acordo com seus níveis de compreensão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no processo de alfabetização: uma revisão sistêmica
    (2023-12-27) PENICHE, Maria do Socorro Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    O presente artigos busca compreender o panorama de pesquisas sobre o lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia com abordagem qualitativa, na forma de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pautada na elaboração de questões de pesquisa, variedades de fontes, definição de critérios de inclusão e exclusão e análise dos artigos encontrados. Num primeiro momento, os artigos inclusos na pesquisa continham as palavras- chave Alfabetização, lúdico e ensino fundamental no repositório Scielo, Google Acadêmico e Eventos de Educação. Num segundo momento, a pesquisa foi delimitada, sendo considerados 9 artigos para análise nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados obtidos, dão indícios de que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram aspectos lúdicos para a Alfabetização no ensino fundamental. O lúdico tem uma grande relevância no processo de aprendizagem e afetivo, o trabalho com brincadeiras e jogos valorizam a integração e interação social, além de uma estratégia pedagógica eficiente no processo de alfabetização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Participação, co-participação e não-participação: reflexões sobre o equilíbrio na relação família e escola
    (2018-12-18) JAQUES, Luciana Maria Pinheiro; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este trabalho tem como tema “Participação, Co-participação e Não Participação: Reflexões sobre o equilíbrio na relação Família e Escola”, e se justifica, uma vez que escola e família podem ter afinidades para ajudar no processo ensino e aprendizagem do aluno, e ainda se quer compreender, segundo o discurso de responsáveis pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação nas atividades promovidas pela escola. Trabalha-se com o objetivo geral: compreender, na articulação de análises de pesquisadores do tema família e escola e segundo o discurso de responsáveis pelos alunos de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação destes nas atividades promovidas pela escola. Como objetivos específicos pretendemos: Avaliar se os motivos apontados pelos pais dos alunos para sua ausência das reuniões escolares, são previstos ou analisados na literatura específica que aborda essa temática; Verificar como acontece a participação da família na escola na visão dos responsáveis; Analisar criticamente as respostas com base nos dados coletados. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica e empírica, onde se utilizou um roteiro de entrevista, aplicado ao público-alvo que foram 10 (dez) pais (mãe e pai) de alunos. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da técnica de entrevista semi-estruturada, que direcionou perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação de dados se deram a partir da transcrição das respostas dadas nas entrevistas. Os autores do estudo são: Ariès (2005), Dessen (2007), Junges (2016), Nogueira (1998/2005/2008/2011), Nóvoa (1995/2007), Polonia (2005), Zago (2000/2007) e outros. Conclui-se que, a escola deve estar atenta à família de cada educando, porque tanto a família deve participar do processo ensino-aprendizagem, quanto a escola precisa estar interligada não só com a família, mas com a comunidade na qual se insere, buscando seus saberes, valores, interesses culturais, sociais, políticos e econômicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões acerca da ausência/presença da família na trajetória escolar de alunos do ensino fundamental, anos finais
    (2018-12-18) TORRES, Edilene de Castro; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este trabalho tem como título “Reflexões acerca da Ausência/Presença da família na Trajetória Escolar de alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais”. Tem como justificativa, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos em uma escola, onde os mesmos convivem em situações atípicas que influenciam consideravelmente sua aprendizagem. Destaca-se como problemática, a ausência dos pais na escola, que não é frequente, e, portanto, influencia negativamente na educação dos filhos causando indisciplina, violência e até morte dos pais e vezes de alunos. Têm-se como objetivo geral: compreender, segundo o posicionamento de alguns autores, o que eles pensam sobre a participação da família na trajetória escolar dos alunos durante o ensino fundamental. Objetivos específicos: Esclarecer, com base no posicionamento dos autores, quais as razões da ausência/presença da família na trajetória escolar dos alunos do Ensino Fundamental, e compreender na colocação dos autores, os motivos apontados pelos pais dos alunos para sua ausência nas reuniões escolares. São autores: Ariès (1981), Bhering (1999), Carvalho (2000), Carvalho (2004ª), Carvalho (2004b), Cavalcante (2018), Cunha (1996), Davies (1997), Dessen (2004), Dessen (2005), Dessen (2007), Faria (2018), Fevorini (2009), Glória (2005), Gomes (1993), Saraiva-Junges (2016), Nogueira (2002), Nogueira (1998/2008), Nóvoa (1998/2005), Szymanski (1997), e, Wolf (1989) e outros. Conclui-se que, diante da pesquisa, foi possível compreender a história escolar e a realidade dos alunos e familiares na participação escolar e nas vivências da comunidade em que está situada a escola. Nessa história fica evidente que a reconciliação entre a escola e comunidade precisa ser encarada como prioridade, visto que sem a co-participação e diálogo entre as partes, o fracasso escolar alimentará os demais processos de exclusão social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil
    (2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.
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