Navegando por Orientador "SILVA, Fabio Colins da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC(2023-12-21) OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação financeira no contexto do ensino médio: contribuições e perspectivas(2020-02-14) OLIVEIRA, Josué Rodrigues de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009A Educação Financeira ou Alfabetização Financeira é um tema que tem ganhado destaque nos ambientes acadêmicos e nas escolas nos últimos anos. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o nível/perfil de Educação Financeira de estudantes do 1º no do Ensino Médio e as contribuições das aulas de Matemática para sua Alfabetização Financeira. A discussão teórica que fundamentou a construção deste trabalho foi baseada, principalmente, Meneghetti Neto; Falcetta; Rassier; Marchionatti; entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória. O contexto da investigação é uma escola pública de Ensino Médio e os participantes são alunos que cursavam o 1º ano em 2019. Eles foram escolhidos conforme critérios relacionados à idade, ao exercício ou não de atividade trabalhista e à disponibilidade em participar da pesquisa. Um questionário composto de 10 perguntas foi aplicado, em dezembro de 2019, para a construção das informações acerca dos seguintes aspectos, idade, vínculo empregatício, perfil de consumidor e endividamento. O professor de Matemática II, disciplina com ênfase em matemática financeira, permitiu a entrevista com os alunos, desde que as respostas pudessem servir como parâmetro para o planejamento da disciplina para o próximo ano letivo. A pesquisa apontou que muitos alunos não estão no mercado de trabalho, apresentam distintos perfis de consumidor, acumulam dívidas e que reconhecem a importância das aulas de Matemática para enfrentar situações cotidianas relacionadas a compras e vendas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: análise das operações aritméticas básicas de uma aluna surda(2023-12-21) OLIVEIRA, Welleton Magalhães de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, os procedimentos matemáticos utilizados por uma aluna Surda do 2º ano do Ensino Médio diante de atividades com as operações aritméticas básicas. O estudo foi realizado na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. O referencial teórico fundamentou-se nas ideias de Mantoan (2003). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, na modalidade de Estudo de Caso. Para a construção do material empírico foram aplicadas atividades de média aritmética e média ponderada, que exploraram o conhecimento aritmético e a compreensão de conceitos matemáticos pela aluna surda participante do estudo. A análise dos resultados deu-se a partir da observação das atividades desenvolvidas e dos aspectos de ensino e aprendizagem a partir do olhar do pesquisador. Os resultados obtidos apontam para dificuldades da aluna em saber ou lembrar de alguns procedimentos dos algoritmos das operações de subtração e de divisão, além de apresentar pouca consolidação de fatos aritméticos relacionados à tabuada. As estratégias mais utilizadas por ela nas resoluções das atividades envolveram procedimentos de contagem em detrimento da memorização de fatos aritméticos básicos. Observou-se também que a comunicação e a intervenção da aula ora em LIBRAS ora através de expressões gestuo-visuais possibilitaram a interação entre aluno e professor na ausência de um intérprete e promoveu uma experiência de ensino e aprendizagem matemática satisfatória e interessante para a aluna participante do estudo. Portanto, essa pesquisa contribuiu de forma significativa para as discussões acerca do entendimento do processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos, considerando as defasagens de aprendizagem que são carregadas pelos alunos surdos desde as séries iniciais até as séries finais do ensino básico. Além disso, observou-se que o professor de Matemática é peça fundamental no desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo e do seu processo de inclusão. É através de um olhar mais inclusivo nas práticas educacionais que damos passos significativos na tentativa de promover uma experiência de aprendizagem matemática mais satisfatória para os estudantes surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental(2023-03-09) NEVES, Nino José de Matos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado como contexto para aprender a ser professora de matemática(2025-03-27) LIMA, Elizabeth dos Santos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O estágio deve ser considerado como um trabalho de formação coletivo, pois o professor formador, o professor regente e o estagiário compartilham de experiências e saberes necessários à docência. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi refletir sobre as experiências formativas vividas durante o estágio supervisionado, destacando os desafios e as aprendizagens adquiridas ao longo do processo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando relatos das vivências da estagiária em turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de sua atuação inicial na gestão escolar. Os resultados mostraram que o estágio proporcionou um entendimento mais profundo da prática docente, com foco na adaptação de metodologias para atender às necessidades individuais dos alunos, incluindo aqueles com deficiências. Constatou-se que a prática pedagógica exige do professor habilidades de observação, empatia e adaptação de estratégias, fundamentais para promover um ambiente inclusivo. A pesquisa conclui que o estágio supervisionado é fundamental para a formação docente, oferecendo uma oportunidade para que os futuros professores desenvolvam competências para lidar com a diversidade e se tornem agentes de mudança no processo educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O pensamento combinatório de estudantes do 6º ano do ensino fundamental(2020-02-18) NASCIMENTO, Ailton Gomes do; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009O ensino de Matemática, na perspectiva dessa pesquisa, vai além de aprender a aplicar fórmulas em situações problemas. É necessário desenvolver habilidades que permitam refutar resultados, questionar determinados procedimentos de cálculo e relacionar diferentes caminhos de resolução de um problema. Assim, o valor da resposta correta cede espaço para o processo de resolução. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo propor atividades de matemática para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental sobre pensamento combinatório para investigar o desenvolvimento do raciocínio combinatório e o conceito de combinação por meio de estratégias pessoais. A discussão teórica que fundamenta as análises está pautada, principalmente, nos estudos de Hazzan; Borba, Aquino, entre outros. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Benevides (PA) com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Matemática das oficinas do projeto do governo federal intitulado Novo Mais Educação. O material empírico foi construído a partir dos registros das resoluções das atividades propostas e esse material foi utilizado na análise de forma interpretativa. A pesquisa apontou que o processo de interpretação das estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver problemas de combinatória possibilita ao professor perceber o conhecimento matemático mobilizado nas resoluções e, principalmente, a compreensão sobre a linguagem matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental(2020-02-14) DOMINGOS, Nayara da Silva; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009A presente pesquisa aborda a Educação Financeira como um tema relevante que precisa ser mais discutido na perspectiva acadêmica, pois a formação financeira das pessoas pode contribuir para o planejamento do orçamento familiar e para o desenvolvimento da economia do país. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma prática didático-pedagógica de Educação Financeira desenvolvida no contexto das aulas de matemática. A pesquisa parte do pressuposto de que a pessoa que passa por um processo de Educação Financeira pode tomar decisões orçamentárias de maneira planejada e consciente. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Ela foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Castanhal-PA, em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, local onde a pesquisadora realizou a disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta didático-pedagógica foi desenvolvida durante quatro semanas e estruturada em torno de tarefas de Alfabetização Matemática. O processo investigativo deu-se durante as aulas de Matemática, mas sob a supervisão do professor de Matemática da turma. Os registros das atividades realizadas em sala de aula serviram como material empírico para as análises e discussões. A pesquisa apontou que os alunos têm consciência sobre a importância de realizarmos o planejamento do orçamento familiar e saber lidar com nosso dinheiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prejuízos da discalculia às habilidades da cognição numérica: estudo de caso com uma estudante com TEA(2025-03-27) SILVA, Aline Yamagishi da; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712A pesquisa teve como objetivo compreender os prejuízos nas habilidades matemáticas causados pela discalculia no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da perspectiva da neurociência cognitiva, especificamente da cognição numérica. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso com uma aluna do 7º ano de uma escola privada de Castanhal-PA. Fundamentada na interdisciplinaridade entre neurociência e educação matemática, a pesquisa abordou os déficits na cognição numérica e suas implicações na aprendizagem matemática. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica e a aplicação do teste PROMAT, que avaliou fatos aritméticos, representação numérica simbólica e não simbólica e transcodificação numérica. Os resultados indicaram prejuízos mais expressivos nos fatos aritméticos, que correspondem ao início da competência cálculo. Enquanto o senso numérico permaneceu preservado, sugerindo dificuldades em etapas mais avançadas do processamento matemático. Foi possível identificar prejuízos também em habilidades do processamento numérico – na linha numérica, na contagem decrescente, na representação simbólica e na transcodificação –, os quais podem acarretar diversos prejuízos posteriores. Portanto, os prejuízos evidenciados nos fatos aritméticos, em parte, devem-se a prejuízos na competência anterior, que é o processamento numérico. A análise evidenciou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para compreender as dificuldades matemáticas de autistas, destacando a carência de estudos que investiguem a relação entre TEA e discalculia. Conclui-se que a integração entre neurociência e educação matemática pode contribuir para estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas com base nas compreensões oriundas dessa interrelação, promovendo o desenvolvimento acadêmico de alunos autistas e reforçando a importância de um ensino baseado em evidências científicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso do geoplano no processo de ensino e aprendizagem de um estudante surdo(2025-04-03) SANTANA NETO, José Luis; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino de conceitos e procedimentos de cálculo de área por meio da utilização do geoplano como recurso pedagógico para estudante surdo. Nesse contexto, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Nesta investigação, a metodologia adotada envolveu uma atividade prática com geoplano, adaptada para atender à necessidade de um estudante surdo do ensino médio da rede estadual no município de Castanhal-PA, priorizando a interação e a ludicidade no processo de aprendizagem. O trabalho evidenciou que o uso do geoplano contribuiu para a compreensão de conceitos geométricos e procedimentos de cálculo de área, além de ter promovido maior interação e engajamento do estudante em sala de aula. Com isso, pode-se inferir que metodologias inclusivas, como a utilização de materiais manipulativos, potencializam o aprendizado de conceitos e procedimentos matemáticos, especialmente em contextos de educação matemática inclusiva. Portanto, esta pesquisa fomentou a importância de práticas pedagógicas que dialogaram com as especificidades do estudante, destacando-se como uma contribuição relevante para o processo de ensino e aprendizagem matemática para estudantes surdos.