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Navegando por Orientador "SILVA, Fábio Colins da"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
    (2017-04-25) MONTEIRO, Sued Pablo Silva; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Belém (PA) no ano letivo de 2016. Desse modo, a seleção deu-se a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos
    (2022-08-18) LIMA, Adriel Macedo; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Era uma vez a educação inclusiva na literatura infantil
    (2018-03-06) CARVALHO, Tamires Barros de; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    O tema Educação Especial, modalidade de ensino da Educação Básica, na perspectiva da inclusão tem ganhado destaque nas obras de literatura para crianças. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar, em livros de literatura infantil, a abordagem feita acerca das pessoas com deficiência na condição de personagens das histórias. Os livros selecionados foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os títulos (ABC dos animais; Lilás, uma menina diferente; Sofia, a andorinha; Quem é a Glória?; Quem ganhou o jogo? Explorando a adição e a subtração; O silencioso mundo de Flor) são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. A deficiência auditiva, a deficiência visual e a deficiência física, são os temas mais abordados nas obras. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo estudo bibliográfico. Com base na metodologia de análise de conteúdo, a investigação apontou que os livros abordam uma Educação Inclusiva que respeita as diferenças e valoriza os potenciais das pessoas com deficiência. Outro aspecto relevante foi o fato de a literatura infantil possibilitar a formação de leitores críticos, desde crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental
    (2016-04-05) SILVA, Suziane Thais Martins da; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
    (2016-04-05) PANTOJA, Pedro Correa; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da leitura no 4º ano do ensino fundamental: análise na perspectiva de professores e alunos
    (2016-05-31) PONTE, Luciana Moura; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    As práticas de leitura nas escolas é um tema de interesse de teóricos como Ângela Kleiman (2000), Luiz Carlos Cagliari, (1997), Paulo Freire, (1988) Irandé Antunes, (2003) dentre outros, deixando claro que o assunto é pertinente e precisa ser debatido. Fundamentada nas teorias dos autores supracitados, o presente trabalho mostrou como são realizadas as práticas de leitura no 4º ano do ensino fundamental. Como opção metodológica, optou-se pelo método de pesquisa Qualiquantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi o diário de campo e os questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados foi feita a triangulação das informações obtidas a partir dos instrumentos utilizados, nos permitindo explicar os fatores que sustentam a forma com que a leitura é desenvolvida pela professora do 4º ano do ensino fundamental. Sobre os resultados, observamos que em geral a prática de leitura é realizada pelas professoras, o que não há, é o tempo necessário para desenvolvê-la. Neste sentido torna-se necessário que se veja a forma com que a leitura é desenvolvida na sala de aula para ensinar os alunos a gostarem do ato de ler, mas para isso os alunos precisam gostar da leitura que eles encontram nas escolas e, sobretudo, é válido a contextualização do texto lido para que assim se possa tornar a leitura prazerosa, interessante, atraente e que faça sentido para quem está lendo.
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