Navegando por Orientador "SILVA, Eliane da Costa Lobato da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de enfermagem em centro cirúrgico e central de material e esterilização: avaliação das matrizes curriculares dos cursos de graduação no estado do Pará(2019-12-05) COSTA, Pedro Paulo da Silva; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165Introdução: As transformações curriculares têm modificado os modelos de atenção do ensino do indivíduo para a coletividade, e com isso os conteúdos programáticos, como os de Centro Cirúrgico E Central de Material e Esterilização, tendem a ser reduzidos e/ou abstraídos dos currículos de graduação em enfermagem. Cujo atualmente, no contexto do CC e na CME, os enfermeiros que trabalham nesses setores têm primordial contribuição assistencial e cientifica, por corresponderem como os principais responsáveis técnicos dessas unidades Objetivo: Analisar as disciplinas de Enfermagem em Central de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em enfermagem paraenses. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, a partir das disciplinas de Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, cujo os dados foram coletados nos websites das instituições que possuíam cadastro na plataforma e-MEC, através de instrumento elaborado para esse estudo, com informações relacionadas à instituição, disciplinas oferecidas na área, localização da(s) disciplina(s) no currículo e carga horária. Os dados obtidos foram lançados no Excel 2016 para realização da estatística descritiva. Resultados: Dos 23 cursos analisados, duas cidades paraenses concentram 62,97% das vagas de todo o estado do Pará,78% são oferecidos por instituições privadas, com média de 11.28 horas nas instituições privadas e 88.8 horas nas públicas. No qual, 56,42% das IES apresentavam uma lógica preferencial de distribuição de carga horária para as disciplinas entre 60 a 120 horas nas disciplinas de CC e CME. Considerações Finais: Verificou-se a predominância de instituições privadas ofertando graduação em enfermagem e que há cursos que não oferece disciplina relacionada à Enfermagem Perioperatória. Evidenciou-se também que não houve uma padronização de nomenclatura e do período para oferecimento dessa disciplina. Sugere-se concomitantemente, o incentivo para novas pesquisas na área sobre o modo de como são ministrados os conteúdos teóricos e prático dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória: estudo bibliométrico(2019-07-23) COELHO, Andreza da Silva; CARVALHO, Roberta Hellen Trindade de; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência do uso das metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória em publicações científicas nacional, no período de 1989 a 2019. Realizou-se uma pesquisa descritiva, para a qual foi utilizada a técnica da Bibliometria de abordagem quantitativa, por meio da busca em bases de dados especializada BVS – BIREME nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e BDENF. Utilizando-se dos filtros: texto completo disponível, base de dados MEDLINE, LILACS, BDENF – Enfermagem (Brasil); Idioma: Português; Assunto principal: Enfermagem perioperatória e ensino. Para a seleção da amostra foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e; artigos completos; os quais o título retratasse a temática definida nos descritores. Recorte temporal para o estudo em questão foi de 30 anos. A amostra deste estudo foi composta por 04 Publicações, as quais foram selecionadas após a realização de leitura e análise minuciosa. Os 04 artigos selecionados para este estudo incluíam práticas que abrangem aspectos fundamentais da proposta de ensino significativo através do desenvolvimento de mecanismos de atuação no meio formativo de profissionais e discentes. Porém em nenhum foi possível identificar o uso em sala de aula ou serviço através da delimitação de técnica descrita nas diversas publicações que retratam as metodologias ativas de ensino. Esse cenário demonstrou ser fundamental a realização de pesquisas voltadas para análise de quais metodologias são mais eficazes, assim como realizar um levantamento de quais instituições já vêm aplicando esse novo método de ensino-aprendizagem e quais foram os benefícios a longo a curto/longo prazo dentro da área de atuação do profissional de saúde.