Navegando por Orientador "SILVA, Edson Fernando Santos da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A culpa é das ervilhas: relato sobre minha vivência no treinamento psicofísico do GITA e na montagem teatral “Zé”(2015-01-22) MONTEIRO, Tainá Lima; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273Esta pesquisa relata meu percurso de auto-investigação através do treinamento psicofísico e processo de criação em teatro pelo GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – da obra adaptada em verso “Zé” de Fernando Marques no ano de 2014. A narrativa dessa pesquisa se compõe livremente poética a partir de minha escrita pessoal, abordando, contudo, conceitos e teóricos relevantes sobre a arte do atuante cênico. O diálogo é a proficiência primeira dessa pesquisa no âmbito escrito, assim, não somente relata, mas dialoga ferozmente com a pesquisa prática que nasceu primeiro. A narrativa dessa pesquisa não dividi em capítulos ou sessões, mas indica ao leitor o começo das etapas e o fim delas. Para melhor especificar, ao todo são quatro etapas: a primeira composta pela introdução, a segunda narra a vivência no treinamento, a terceira narra a vivência no processo de criação da montagem teatral “Zé” e a quarta compõe as considerações finais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Eu, a solidão e o veneno: um experimento cênico construído a partir da vida trágico amorosa de uma prostituta de Belém do Pará(2015-03-26) PIMENTA, Alessandra Azevedo; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273A presente monografia está retratada em formato de Portfólio e neste documento apresentamse: imagens, fotos, entrevista, dramaturgia, processo criativo para cena e o trabalho de ator, e por fim, a criação de um experimento cênico intitulado de “Eu, a Solidão e o Veneno” baseado na história real trágica e amorosa de uma prostituta de Belém do Pará, o qual fora remetido para dentro do universo de Nelson Rodrigues como fonte de inspiração para a força dramática em cena e pela morbidez rodriguiana na essência dramatúrgica. Canalizando com isso, o trabalho de ator, centrado nos métodos do mestre russo Constantin Stanislavski.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Flutuações poéticas: análise de três processos colaborativos do Grupo Dirigível Coletivo de Teatro(2014-12-18) LOPES, Maycon Douglas Modesto; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273Este trabalho de pesquisa descreve o processo colaborativo dos três espetáculos do grupo Dirigível Coletivo de Teatro a partir de uma análise gráfica dos seus processos criativos. O modo de análise, por meio da proposição gráfica, apresenta-se como a principal contribuição aos estudos voltados para o entendimento de processos criativos pautados pelos direcionamentos de encenação contemporâneos conhecidos como processos colaborativos. Os espetáculos que recebem a análise são: “O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível” em 2011; “Sucata e Diamante” em 2012 e o espetáculo/performance “731 são Doze” em 2014. Pretende-se, com esta monografia apontar caminhos percorridos no processo criativo das montagens do Coletivo, assim como, estabelecer uma outra metodologia de análise a partir dos encaminhamentos do processo colaborativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Raposa alada em carne viva: ator com depressão(2022-11-30) BRAGA, Claudio Moraes; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273O presente memorial, apresentado como Trabalho de Curso, destina-se apresentar o processo criativo de uma pesquisa em teatro ritual que resultou na produção de textos poéticos, músicas, desenhos e na montagem de uma dramaturgia litúrgica. O trabalho artístico narra as impressões, os delírios e os surtos de uma poética construída durante uma rotina de reflexão e tratamento psicoterapêutico do próprio narrador/ator/personagens/pesquisador da obra. Os relatos e a produção desta pesquisa são de antes, durante e depois da pandemia do novo coronavírus (2020/2022), desenvolvido inteiramente no curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA).