Navegando por Orientador "SILVA, Cirlene do Socorro Silva da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores da evasão escolar na em EJA uma escola em Nova Timboteua, PA(2018-10-17) COSTA, Everaldo Aleixo da; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425O presente trabalho buscou mostrar os possíveis fatores que contribuem para a evasão na EJA. À mesma é uma modalidade de ensino que tem avanços e retrocessos. O trabalho apresenta o conceito de educação, evasão escolar e EJA no espaço rural. O estudo optou pela realização de uma pesquisa de campo, norteado por uma abordagem qualitativa, cuja finalidadede foi identificar as causas da evasão, as técnicas para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com quatro discentes que pararam de estudar e uma professora da modalidade EJA, através de 20 questionários e entrevistas. As interpretações dos dados nos possibilita uma reflexão sobre o fator da evasão, principalmente no espaço rural. Assim, verificou-se que quando questionados os sujeitos de pesquisa demonstraram coerência em relação ao que eles pensam e vivenciam na Eja. A referida pesquisa mostra que a maior causa de evasão é o trabalho, o transporte escolar, e a falta de incentivo da família.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gravidez na adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-PA(2018-10-17) ALVES, José de Ribamar da Silva; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425Este estudo denominado de A Gravidez na Adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-Pa, teve como objetivo geral compreender os principais motivos que causam elevado índice de gravidez entre adolescentes estudantes que moram no espaço rural do município de São Miguel do Guamá. Para tanto, informamos alguns princípios norteadores que perpassaram diante de alguns objetivos específicos como; a) Identificar se a escola está trabalhando a orientação sexual entre adolescentes; b) Avaliar as causas relatadas pelos sujeitos desta pesquisa sobre os problemas de uma gravidez precoce; c) Analisar as implicações da gravidez precoce na vida escolar das adolescentes. E para direcionar os meandros no processo afirmamos que se trata de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo ao qual utilizou a técnica de entrevista semiestruturadas de caráter descritivo para a coleta dos dados no qual os sujeitos da pesquisa são duas jovens que no passado foram alunas do espaço escolar rural, os pais e a gestão escolar. A presente pesquisa se fundamentou nos principais teóricos que contribuíram para o progresso deste trabalho como Duarte (1998), Guimarães (1995), Egypto (2003) e outros. A coleta e análise dos dados será os mecanismos para averiguar as principais razões da constatação da gravidez entre as jovens adolescentes e concomitante a ausência da orientação da família e da escola no que se refere a educação sexual dificultando o conhecimento de forma preventiva. Para tanto, a referida pesquisa deixa alguns desafios, sugestões e caminhos abertos para outras pesquisas relacionadas ao tema por se tratar de um problema relevante na sociedade atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA(2018-12-05) CORRÊA, Milene Nunes; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos.