Navegando por Orientador "SARAIVA, Luis Junior Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Influência da arte no desenvolvimento social e cognitivo das crianças por meio da ludicidade(2022-06-30) ALVES, Cássia Rayara do Nascimento; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658A pesquisa tem por objetivo verificar como a arte pode influenciar no desenvolvimento das crianças durante sua trajetória escolar e o que ela pode refletir em seu desenvolvimento cognitivo e social. Para isso, foi necessário analisar entrevistas direcionadas a duas professoras do Ensino Fundamental anos iniciais, questionamentos realizados com quatro crianças com idade de 7 a 10 anos, visando identificar como o cinema, o desenho, o teatro, a literatura e a imaginação com auxílio da ludicidade estão presentes no contexto escolar, além de verificar a importância que o teatro teve na formação pessoal e social da autora, tendo como base os apostes teóricos para chegar aos objetivos. A fundamentação teórica da pesquisa tem como base Vygotsky (1991), Piaget (1999), Kishimoto (2010), Sans (1994), Slade (1987), Spolin (2010), Oaklander (1980), Cohn (2005), Corsaro (2005), Sarmento (2005), dentre outros autores que serão abordados no decorrer da monografia. O trabalho se caracteriza por meio de uma abordagem qualitativa, em que, os resultados foram obtidos por meio de um levantamento realizado através dos embasamentos teóricos, de uma entrevista com professoras, questionamento com crianças e relato de experiência da autora. Posteriormente as análises dos dados, evidenciasse a importância da arte auxiliada com os métodos lúdicos e o uso da imaginação para o desenvolvimento cognitivo, individual e social das crianças, tornando-as seres críticas e autônomas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel da educação no empoderamento feminino(2023-08-29) SILVA, Dayana de Carla dos Santos da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658O artigo tem como objetivo argumentar acerca do papel que a educação exerce no empoderamento feminino, seja no acréscimo de conhecimentos informacionais e culturais, quanto na promoção da cidadania, contribuindo para a formação social e política, que proporciona junto aos demais uma conscientização cidadã. Para tanto, é imprescindível a compreensão sobre como a educação pode ser colaboradora para que a mulher tome consciência dos seus direitos, dos avanços e da importância de seu envolvimento socialmente e para que os indivíduos concebam a sua real essência, estando essa acima do que a história construiu equivocadamente sobre ela, a partir da abordagem do movimento social feminista e a consciência de empoderamento feminino que norteiam a ação. Nesse aspecto, o presente artigo discute a respeito do que vem a ser o empoderamento feminino e sua função na autonomia e altruísmo da mulher, atuando na desconstrução dos padrões tradicionais de perspectiva maioritariamente patriarcal, e o quão importante é o seu domínio informacional por parte da mulher. Dessa forma, faz-se essencial o alicerce que a educação representa para o processo de empoderamento da mulher, atuando sobre ela e sobre os demais indivíduos no que tange a construção de uma identidade cidadã e consciente, priorizando o respeito e a igualdade. Assim, as contribuições textuais destacam um conteúdo bibliográfico de fontes virtuais atuais, para embasamento de um tema que tem ganhado mais força na atualidade, agindo assim, de forma coerente com o período de desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo avaliativo em uma classe multisseriada no nordeste paraense(2023-11-07) SILVA, Lana Mailane Sousa da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo compreender como acorre o processo avaliativo nas práxis da sala de aula de uma escola multisseriada da Comunidade Quilombola Bela Aurora situada no município de Cachoeira do Piriá/Pa. Por se tratar de uma classe multisseriada e “unidocência”, tivemos como participante da pesquisa apenas uma professora. O levantamento de dados foi realizado através de uma entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Nos resultados observa-se que mesmo diante de tantos desafios enfrentados, como um planejamento construído fora da escola sem a participação da professora, dos alunos e da comunidade, e também por se tratar de uma classe multisseriada, a professora consegue adaptar e diversificar suas metodologias avaliativas para envolver todos e possibilitar diferentes maneiras para que as crianças compreendam os assuntos em sala de aula, assim como, também possam expressar de diferentes formas seus conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Práticas pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: da observação a regência escolar em uma instituição de ensino de Bragança – PA(2023-12-22) SOUSA FILHO, Manoel Barros de; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658