Navegando por Orientador "SANTOS, Vanja Joice Bispo"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Afeto que mobiliza as redes: o possível fechamento do Museu Paraense Emílio Goeldi entre os usuários do Facebook.(2019-02-12) FERNANDES, Phillippe Sendas de Paula; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Na noite de 31 de agosto de 2017, servidores e colaboradores do sesquicentenário Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foram os primeiros a compartilharem nas redes sociais um alerta: em menos de 40 dias, a mais antiga instituição científica da Amazônia fecharia suas portas, consequência dos cortes e contingenciamentos orçamentários que atingiram a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Brasil naquele ano. Nas ruas e nas redes, a mobilização foi imediata e envolveu a sociedade civil, a imprensa e a classe política. O movimento atingiu seu ápice em 17 de setembro de 2017, com mais de dez mil pessoas participando de um abraço simbólico no Museu Emílio Goeldi. Lançando um olhar para a mobilização dos usuários nas redes sociais, este artigo apresenta o resultado de análise de conteúdo quantitativa e qualitativa realizada na página oficial do Museu Goeldi no Facebook, considerando as publicações relacionadas ao possível fechamento da instituição. No mês de setembro de 2017, foram 13 postagens com, pelo menos, 3.726 reações (curtidas ou emoticons), 3.073 compartilhamentos, 253 comentários e 337 avaliações com 93 mensagens públicas. Da análise desse material, despontaram aspectos que evidenciam o vínculo afetivo dos usuários do Facebook com o MPEG e a percepção deles a respeito da relevância da instituição na produção de conhecimento sobre e para a região amazônica.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA.(2019-02-13) BATISTA, Elissandra Cristina; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271O objetivo deste trabalho é analisar a adesão da proposta do projeto de extensão “Ciência na Ilha: Educação e Divulgação Científica na Amazônia”, realizado há 13 anos por alunos e professores do Clube de Ciências da UFPA, com intuito de promover interação entre os saberes das populações locais e o conhecimento científico em escolas das ilhas de Belém do Pará. Destacamos os impactos da ação percebidos por alunos, professores e demais atores sociais envolvidos na edição 2017, na Escola Estadual Marta da Conceição, em Cotijuba. Foram ouvidos 33 participantes entre alunos, professores e moradores da ilha, ministrantes das oficinas, expositores, parceiros e organizadores do evento. Constatamos que o projeto é estruturado considerando a realidade vivida pelos estudantes ribeirinhos, possibilitando que estes entrem em contato com estratégias que valorizam e buscam integrar diversos saberes existentes na Amazônia. Assim, o “Ciência na Ilha” adota um processo de comunicação bidirecional, em consonância com teorias contemporâneas da Comunicação Social e da Comunicação Pública da Ciência.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estímulos e entraves para a divulgação científica: o olhar de pesquisadores da Universidade do Estado do Pará.(2019-02-14) BAÍA, Dayane Corrêa Pantoja; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Quais as percepções dos cientistas a respeito da imprensa na estratégia de divulgação de suas pesquisas e na dinâmica de seu trabalho? Utilizando a Universidade do Estado do Pará (Uepa) como lócus, buscamos realizar um estudo no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a partir da observação participante e posterior análise qualitativa. Após realização de entrevistas com professores pesquisadores que já possuíam um relacionamento com a imprensa, estabeleceram-se critérios analíticos para situar pontos de tensão na relação cientista-jornalista. O artigo baseou-se também em pesquisa documental verificando matérias publicadas na imprensa sobre os trabalhos dos pesquisadores entrevistados, para em seguida analisar as estratégias pessoais de cada um frente a essas demandas. Foram identificadas particularidades divergentes e convergentes entre eles, como a disponibilidade para veículos e o uso de formas autônomas de divulgação, principalmente nas mídias digitais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Olhares cruzados no Projeto Lifelines - Imagens da educação na Floresta de Caxiuanã: uma vivência de criatividade e afeto(2019-02-14) SANTOS, Janine Valente dos; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Entre 2016 e 2017, a conexão entre o Museu Goeldi e o Stepping Stones Museum For Children, possibilitou uma experiência educativa que uniu estudantes da escola São Sebastião, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Pará-Brasil), com estudantes americanos da escola Fairchild Wheeler, de Connecticut-Estados Unidos. Através de imagens, o artigo documenta o processo de investigação e troca entre estudantes. O estudo propõe uma reflexão sobre como a experiência educativa é transformadora e funciona como ponte e janela para o mundo. O foco da investigação são os estudantes de São Sebastião que através dos desenhos puderam transpor suas percepções do espaço em que vivem e como se reconhecem nele. Ao analisar este processo percebemos que o conhecimento tradicional aliado aos conteúdos propostos pelas ações do programa educativo do Museu Goeldi em Caxiuanã possibilitaram a esses estudantes bases para unir a ciência, arte e a vivência em suas localidades e criar elementos que, além de valorizar a cultura local, fortaleceram suas identidades. O ponto chave do processo de interação é a criatividade e o afeto.