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Navegando por Orientador "SANTOS, Bruno Rodrigues dos"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
    (2019-06-26) FERREIRA, Érika Ferreira; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior
    (2019-06-26) BAIA, Taynara Cardoso; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, compreender como ocorre essa promoção da inclusão dentro do Campus, identificar quais as ações que a Divisão de Acessibilidade promove, além de conhecer um pouco da realidade dos discentes com deficiência dentro da universidade. A metodologia utilizada foi a observação direta intensiva, com entrevista semi estruturada e aplicação de um questionário para as entrevistadas, e a observação na Sala da Divisão de Acessibilidade. Verificou-se que a Divisão não apenas promove a acessibilidade nas questões estruturais, mas também nas atitudes e no respeito com o próximo. Conclui-se que a criação da Divisão de Acessibilidade trouxe muitos ganhos para os discentes com deficiência que frequentam o Campus e que suas campanhas abrem espaço para a discussão da inclusão no Ensino Superior. Muitas mudanças ainda precisam ser feitas, porém os avanços conquistados enchem de esperança aqueles que lutam por uma universidade mais inclusiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência
    (2018-07-16) BITENCOURT, Jacqueline Reis; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre o cuidar dos filhos e estudar: o caso da vila comissário, Concórdia do Pará
    (2019-12-13) COSTA, Adelâine Vaz Feio; COSTA, Raquel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9728375093054509; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    O interesse por este estudo surgiu durante um Estágio de Observação. Na ocasião, observou-se que muitas alunas já eram mães, em sua maioria, ainda muito novas. As estudantes passavam por dificuldades ao ter que estudar e cuidar dos filhos. Por conseguinte, o trabalho objetiva analisar a realidade das meninas da Vila Comissário que se tornaram mães ainda em período escolar. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, com nove mães estudantes que estiveram grávidas ou com filho até cinco anos de idade. Utilizou-se questionário de perguntas fechadas e abertas. As mulheres têm entre 24 e 36 anos, em união estável e casadas, e apenas uma não estuda. Seis mulheres engravidaram ainda no ensino fundamental. Seis obtiveram incentivo dos familiares para dar continuidade aos estudos, as outras três receberam pouco ou nenhum. As escolas de alguma maneira as recebem (maioria entre regular e bem), mas apesar do acolhimento, a escola ainda é despreparada para lidar com essa situação. O sonho de estudar não é negado pois elas continuam estudando mesmo com as dificuldades. Os familiares e colegas de classe costumam ajudar e dar apoio, ajudando na árdua tarefa de estudar e cuidar dos filhos. Todas sonham em continuar estudando.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas
    (2019-06-29) ARIAS, Ariela Thayná de Souza; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
    (2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.
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