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Navegando por Orientador "SAMPAIO, Dioniso de Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental como ação educativa no contexto escolar no município de Santa Luzia do Pará.
    (2023-11-13) SOUSA, Suzane de Cássia Gomes de; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    As questões ligadas a conscientização ambiental no ambiente escolar é sem dúvida um dos melhores meios para a formação de sujeitos ecológicos. Este trabalho busca refletir sobre a importãncia da educação ambiental para a gestão de resíduos sólidos e sua forma de descarte, uma vez que grande parte dos desequilíbrios ambientais estão relacionados a condutas e hábitos incorretos, que podem ser mudados através de simples ações no dia a dia. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa e os dados utilizados são resultados da observaçao da escola EMEF Odilon Camurça. Nosso referencial teórico pautou-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), Política Nacional de Educação Ambiental (1999), e outros autores que reforçam a importância da educação ambiental para a temática da gestão de resíduos sólidos. A partir das incursões realizadas foi possível perceber que o debate sobre a gestão de resíduos sólidos ainda precisa avançar bastante no ambiente escolar, e que boa parte desses resíduos são reusados em atividades pedagógicas pelos professores. Por fim, podemos concluir que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Resíduos sólidos nas escolas públicas estaduais no município de Bragança, Pará
    (2023-10-19) FIGUEIRÓ, Nathálya Rafaelle Brito; BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; http://lattes.cnpq.br/7659654922194928; https://orcid.org/0000-0002-7879-9823; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    Ao longo da história, a produção de resíduos sólidos tornou-se uma parte intrínseca da vida humana, e seu aumento progressivo ao longo dos séculos impactou o relacionamento dos seres vivos com o ambiente. Nas escolas, onde uma variedade de resíduos é gerada, a necessidade de plano de gerenciamento adequado se torna fundamental. Este estudo visa caracterizar a gestão de resíduos sólidos em escolas estaduais de Bragança, Pará, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de um plano municipal integrado. Os objetivos específicos incluem a identificação dos tipos de resíduos gerados, a avaliação do sistema de gerenciamento atual e a compreensão da percepção dos gestores e docentes sobre a questão dos resíduos sólidos nas escolas. Foram selecionadas cinco escolas estaduais com base em critérios como distância entre elas e a diversidade de atividades realizadas, utilizando uma abordagem descritiva quali-quantitativa e coletou-se dados por meio de questionários semiestruturados aplicados a gestores e docentes, complementados por observações in loco. Participaram cinco gestores (três diretores e dois vice diretores) e vinte docentes de diversas áreas do conhecimento, todos previamente consentidos por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os gestores mencionaram o papel como o resíduo mais gerado nas escolas, logo em seguida o plástico e resíduos orgânicos. Quando perguntados aos docentes, o papel também foi o mais comum, seguido pelos resíduos orgânicos e plástico. Os resultados apontaram que o papel, plástico e resíduos orgânicos são os resíduos mais comuns nas escolas, com sugestões de que práticas de reciclagem podem ser eficazes em todas as escolas. Quando questionados se a escola possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 60% dos professores desconhecem a existência de um PGRS, o restante relata que mesmo tendo um gerenciamento, os resíduos tem o mesmo destino. Essas conclusões destacam a necessidade de uma gestão eficiente dos resíduos sólidos nas escolas e a promoção da sensibilização e educação ambiental para avançar em direção a uma sociedade mais sustentável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Suplementação dietética com probiótico autóctone para o peixe ornamental amazônico Pterophyllum scalare
    (2022-07-11) SILVA, Ivan Breno Lima da; SOUSA, Natalino da Costa; http://lattes.cnpq.br/3232148110386411; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    O uso de Enterococcus faecium em dietas para acarás bandeira (Pterophyllum scalare) vem demostrando resultados promissores, contudo, ainda faltam informações sobre o desempenho zootécnico e sistema imune em juvenis dessa espécie. Logo, este estudo objetivou avaliar o desempenho produtivo e o sistema imunológicos dos juvenis de P. scalare alimentados com dietas suplementadas com probiótico E. faecium. Para tanto, foi realizado um delineamento com quatro tratamentos (C-controle, T1- dieta suplementada com E. faecium 2,1 x 104; T2- 2,1 x 106 e T3- 2,1 x 108 UFC.g-1 ração) com três repetições com duração de 90 dias. A cada 30 dias, foram realizadas biometrias para avaliação do desempenho produtivo, e ao final do experimento, análises de leucograma e capacidade fagocítica. Houve aumento no ganho de peso, taxa de crescimento especifico e menor conversão alimentar dos juvenis de P. scalare dos tratamentos 2 e 3, com aumento do número de trombócitos, neutrófilos e monócitos, além da capacidade fagocítica. Portanto, a suplementação com E. faecium na concentração de 2,1 x 106 CFU.g-1 para os juvenis de P. scalare promoveu desempenho de crescimento, e melhora do sistema imunológico.
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