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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A banda alma celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia(2019-01-10) PINHEIRO, Kelber Saboia; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330Este trabalho intitulado “A Banda Alma Celeste: a experiência de um grupo de torcedores na descriminalização das torcidas organizadas e no combate à homofobia” tem como objetivo pesquisar e identificar as motivações para a criação da Banda Alma Celeste, além de registrar a história de fundação desse grupo de torcedores a partir dos relatos de seus mais antigos membros, buscando identificar as percepções dos membros e torcedores acerca da extinção dos cantos de cunho preconceituoso do seu repertório da banda, buscando entender “por qual motivo foram excluídos os cantos preconceituosos do repertório desse grupo de torcedores?”. Para a realização desse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa além de uma pesquisa bibliográfica em artigos que abordassem os assuntos e buscassem esclarecer os termos necessários para o entendimento dos mesmos. Também foi utilizada uma pesquisa de campo, com entrevistas voltadas a membros que freqüentassem a mais de 5 anos esse grupo de torcedores, assim como a aplicação de formulários em dias de jogos aos torcedores que compõem o grupo ou que assistem aos jogos próximos a eles. Buscando informações pessoais e críticas sobre o pensamento dos mesmos, que pudessem, ao fim da análise, traçar uma linha de pensamento a respeito dos assuntos abordados. Como resultado obteve-se dados relevantes, que comprovam que 59% das pessoas entrevistadas, se afastaram das torcidas organizadas por não se sentirem bem, ou se sentirem inseguras próximas a elas, assim como 84,5% dessas pessoas, concordaram com a exclusão dos cantos de teor homofóbicos e/ou preconceituosos, além de constatar que 55,5% das pessoas se sentiram satisfeitas com a atitude da Banda Alma Celeste em excluir esses cantos preconceituosos. Por tanto, podemos perceber que um fator que antes era corriqueiro, hoje em dia já é combatido com atitudes de pessoas que se sentem responsáveis por além de torcer por seu clube de coração, realizar ações que visam o direito, a liberdade e a igualdade em qualquer ambiente que seja.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal(2018-07-05) UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal, considerando a percepção das/os estudantes, e como específicos i) o que os discentes pensam sobre a relevância da discussão do tema gênero em sua formação ii) analisar as impressões dessas/es discentes sobre as suas experiências com essa temática ao longo do curso de pedagogia do campus de castanhal iii) entender se as disciplinas que trazem essa temática contribuem para tal formação. Para tanto este trabalho utiliza-se de alguns referencias teóricos do campo do estudo de gênero e feminista, a fim de subsidiar e auxiliar a compreensão do debate de gênero na formação das/os pedagogas/os. É fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, realizada a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado as/os discentes da turma de pedagogia 2013.2 do turno da noite do referido campus. Como resultado da pesquisa, observamos que as/os discentes consideram importante o debate do tema em sua formação, considerando que a temática contribui de forma positiva em suas práticas pedagógicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA(2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores da não aderência dos homens a um programa de ginástica na cidade de Castanhal-Pará(2018-03-02) CUNHA, Rivany Florêncio da; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O presente estudo analisa os motivos que levam homens a não aderirem ao Programa gratuito de ginástica Corpo Saudável que acontece na cidade de Castanhal, no Pará. Os sujeitos entrevistados foram homens não participantes do projeto, que praticavam exercícios físicos nas mesmas praças ou ginásio em que aconteciam as aulas do projeto, homens que participam do programa e os profissionais envolvidos no mesmo, incluindo homens e mulheres. Estes, responderam a um questionário semiestruturado, onde foi possível analisar suas visões sobre o a questão da baixa frequência de homens. Analisamos também os registros de frequência realizados pelos professores durantes as aulas e a relação com o número de homens e mulheres presentes no período de treze meses entre os anos de 2016 e 2017, além dos registros cadastrais dos participantes, feitos no ano de 2015. Os resultados, mostraram que, de acordo com os cadastros realizados em 2015, 96% dos praticantes são mulheres e apenas 4% são homens. Além disto, as respostas mais frequentes sobre os fatores que impedem indivíduos do sexo masculino a participarem foram: preconceito com as atividades, vergonha, falta de interesse e não conhecer o programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)(2017-12-22) SILVA, Renata do Socorro Lima da; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações decorrentes das diferenças de gênero para a prática de professores do sexo masculino na educação infantil(2019-06-28) REIS, Gabrielly Gomes dos; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330A presente pesquisa tem como objetivo analisar como são construídas as concepções de gênero na sociedade contemporânea, a fim de entender de que forma os significados femininos e masculinos historicamente construídos à profissão docente implicam na prática pedagógica de professores do sexo masculino no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foram entrevistados dois professores e dois gestores escolares do município de Castanhal – PA, contestando, à luz de seus relatos, algumas concepções preconceituosas que se justificam nas diferenças de gênero para determinar homens e mulheres no âmbito do mercado de trabalho. Suscitando com base nos estudos feministas e de gênero, uma educação não sexista, que vise a desconstrução de estereotipias que atenuam ainda mais as desigualdades em torno dos gêneros, buscando assim, subsídios capazes de nos orientar sobre a necessidade de considerar o caráter relacional tanto do homem/professor quanto da mulher/professora na educação, entendendo que ambos podem contribuir da sua maneira para o processo de ensino-aprendizagem, conferindo-os o direito de ocupar lugares/posições/funções conforme suas perspectivas pessoais e profissionais, independente de um sexo ou de outro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação física escolar: vantagens e desvantagens do contraturno(2019-06-26) MONTEIRO, Zilma Rodrigues; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo deste estudo foi analisar se a aula no contraturno estimula o aluno a frequentar/participar das atividades e quais impactos ela traz para o trabalho pedagógico da educação física, a partir da compreensão dessa prática escolar como um fator que exclui alunos da aula de educação física. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com professores de educação física do ensino fundamental maior, como instrumento teve um roteiro de perguntas e um gravador de voz para auxiliar na captação dos dados com uma melhor precisão. Como resultado tivemos uma maior participação/interação dos alunos nas aulas e atividades, quando estas ministradas no contraturno, os professores relataram participar de reuniões e decisões que envolvessem a escola e a disciplina, e desenvolvem uma aula em melhor qualidade quando nesta modalidade. Conclui-se que a disciplina de educação física, é favorecida em níveis de participação e interação quando a atividade ocorre em tal modalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnobrega: os contrastes de uma identidade cultural para o jovem periférico(2019-06-24) RIBEIRO, Lucilene do Nascimento; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O Tecnobrega é um ritmo dançante paraense que mistura elementos da cultura local com batidas eletrônicas, muito apreciado pelos jovens, especialmente os que residem em periferias. Por estar presente nos espaços de lazer, residências e ainda ser um gerador de renda para jovens e adultos, é importante investigar as contribuições do ritmo para a cultura e vida do jovem periférico. Com isso, propõem-se novas abordagens no conteúdo de dança em aulas de Educação Física, destacando este ritmo como forma de envolver o aluno, não apenas na dança, mas fomentando discussões culturais em classe. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, dividida em revisão da literatura sobre o tema e levantamento qualitativo sobre o Tecnobrega com os agentes ligados ao ritmo e uma docente de Educação Física. O teor da pesquisa e as afirmações dos respondentes apontam para o potencial poder cultural da implementação desse ritmo, pois estimula a construção de sua identidade cultural e a compreensão da cultura local sobre ele, bem como sobre a produção do ritmo, que é gerador de renda para muitos desses jovens. Portanto, sendo a aula de Educação Física um local de construção humana, tais momentos serão potencializados ao incluir esse importante ritmo da cultura paraense.