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Navegando por Orientador "SALES, Elielson Ribeiro de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Geometria para surdos por meio do tangram
    (2014-12-20) GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    O presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minhas vivências com a educação especial: algumas discussões acerca do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
    (2016-01-08) GOMES, Sílvia Érica de Farias; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    Este Memorial menciona pontos significativos de minha vivência com a Educação Especial e Inclusão, sendo a inclusão uma realidade social que avança por nossas escolas, para tanto descrevo algumas memórias de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica neste contexto. Desta forma o memorial foi escolhido, visto que este implica em reflexões críticas e fundamentadas sobre uma trajetória de vida e formação do sujeito. O trabalho está dividido em quatro partes, a primeira é uma breve introdução apresentando o trabalho. A segunda aborda sobre meu primeiro contato com a educação especial. Na terceira há uma reflexão sobre minha formação em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEE) e a quarta apresenta as considerações finais sendo estas uma análise reflexiva a cerca do tema em questão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
    (2019-01-10) PRESTES, Tainá Pereira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
    (2019-12-13) SILVA, Karina Sousa da; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
    A pesquisa de natureza qualitativa, apresenta como objetivo investigar a relação entre família e escola em relação ao processo de inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino do município de Belém-Pará, com dois participantes: um representante da família (mãe) e da escola (professor) de um estudante com TEA. A produção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os participantes. Os resultados evidenciam a ausência de diálogo entre família e escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante com TEA, bem como a falta de compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante com TEA e sua inclusão no espaço escolar. Considera-se fundamental uma a relação efetiva entre família e escola no contexto da educação básica em prol de uma educação inclusiva.
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