Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "ROSA, Edilene do Socorro Silva da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
    (2023-09-09) SILVA, Débora Regence Ribeiro e; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393
    Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A Teoria queer nas escolas Bragantinas
    (2022-12-09) FERREIRA, Cleonis Cavalcante; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393
    Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no municípiode Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essatemática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, queatendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relaçãode Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA