Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "RODRIGUES, Raimunda do Socorro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora
    (2023-01-23) MACHADO, Gerbziane Cléia Bahia; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalho é um estudo autobiográfico que tem como tema “Educação infantil: reflexões sobre a trajetória de uma educadora”. Este memorial tem como objetivo fazer uma reflexão de minha trajetória como educadora da Educação Infantil, no município de Gurupá/PA, destacando minha trajetória de vida pessoal e profissional. Para atingir os objetivos propostos a pesquisa está dividida em quatro seções: a primeira enfatiza as lembranças da minha infância e de minha família, no segundo momento, a reflexão de minha trajetória, como estudante, na terceira abordo minha experiência profissional e quarta faço reflexões sobre o PARFOR. Como metodologia, foi adotada a pesquisa do tipo autobiográfica que segundo Gil (2002) proporciona ao pesquisador descrever fatos e os relacionar com a temática abordada. A pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2002), traz como característica a investigações sobre diversas fontes documentais, foi utilizada neste trabalho como forma de buscar aportes teóricos, para possibilitar uma reflexão qualitativa da narrativa feita que de acordo com Minayo (2001), a abordagem qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, que neste caso servirão como fonte de reflexão sobre minha trajetória de vida e profissional. Como referencial teórico utilizou-se Tardif (2003), Freire (1996), Àries (2006), entre outros, que dialogarão com o tema escolhido e a minha trajetória histórica de vida e formação profissional. A pesquisa possibilitou fazer uma reflexão de minha experiência como docente na educação infantil, permitindo-me perceber que o trabalho pedagógico na pré-escola vai muito além do simples ato de cuidar, devendo o educador fazer uma constante reflexão de sua prática pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil
    (2023-01-23) FONSECA, Silvani de Lima; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como tema “O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil”, tendo como objetivo geral compreender a ludicidade enquanto estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Como objetivos específicos: levantar informações históricas e conceituais a respeito do lúdico/ludicidade; verificar como a ludicidade é utilizada enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil; compreender como a ludicidade pode promover o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da educação infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um vasto levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica em diversos autores como Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o uso da ludicidade enquanto recurso didático na educação infantil, se planejada dentro de uma estratégia pedagógica, influenciará positivamente no processo de ensino-aprendizagem das crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente
    (2023-01-23) PACHECO, Roberta Pantoja; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente Trabalho de Curso intitulado “Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente”, tem como objetivo refletir sobre minha trajetória de vida, expondo as principais dificuldades e desafios encontrados em minha atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: apresentar os principais acontecimentos e experiências pessoais e profissionais, por meio de uma autobiografia; refletir sobre as práticas metodológicas utilizadas; relatar os desafios e conquistas na minha atuação docente. A justificativa do estudo se deu pela necessidade de fazer uma reflexão de minha trajetória docente, buscando identificar nas práticas metodológicas os principais desafios enfrentados e, estratégias de superação. Em termos metodológicos, esse relato de experiência pautou-se de um estudo autobiográfico, associado a metodologia qualitativa, a qual teve como referencial teórico autores como: Freire (2011), Araújo (2011), Nóvoa (2010), dentre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
    (2023-01-23) RAMOS, Débora Cardoso; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalho é um estudo autobiográfico no estilo memorial, tendo como tema Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar, com objetivo geral de fazer uma reflexão de minha trajetória como educadora, destacando aprendizados e ensinamentos na minha formação e atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: Apresentar minha base familiar e minha infância; identificar momentos da minha trajetória educacional; refletir sobre aprendizagem e ensinamentos na comunidade quilombola; destacar a importância do PARFOR na minha caminhada e formação docente. A metodologia utilizada parte da escrita de minhas memórias, articulada a um levantamento bibliográfico sobre a temática abordada. A fundamentação teórica deste trabalho pautou-se autores como Tardif (2001), Freire (1986), Hage (2005) dentre outros. A escrita está estruturada de forma cronológica em quatros capítulos. No primeiro apresento minha base familiar e minha infância. No segundo apresento momentos da minha trajetória educacional. No terceiro faço uma reflexão sobre aprendizagem e ensino na comunidade quilombola. No quarto e último capítulo destaco a importância do PARFOR na minha caminhada e formação docente. Nas considerações finais apresento algumas inferências sobre o trabalho desenvolvido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do coordenador pedagógico no espaço escolar
    (2023-01-23) COSTA, Marta Alves; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalho é um estudo bibliográfico, que tem como objetivo geral compreender qual o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Como objetivos específico, identificar quais as atribuições e competências de um coordenador pedagógico, analisar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico para compreender melhor o tema a ser discorrido, em seguida a partir das leituras e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico no espaço escolar para identificar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola., buscou-se aporte teórico em autores como Libâneo (2004); Vasconcellos (2002); Orssolom (2006), dentre outros, para compreender a importância do coordenador pedagógico no âmbito escolar. Os resultados apontam que o trabalho do coordenador pedagógico é uma tarefa bastante árdua, precisa de muito comprometimento, responsabilidade, companheirismo, disponibilidade e parceria, para assim realizar um trabalho de qualidade e contribuir na formação do ensino e aprendizagem dos alunos, os professores, e comunidade em geral.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
    (2023-01-23) SOUZA, Andrea Amaral de; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    A presente pesquisa tem como tema Prática Pedagógica e Afetividade na Educação Infantil na EMEI Criança Feliz do município de Gurupá/PA, a qual tem por objetivo geral compreender como professores da Educação Infantil desenvolvem a afetividade em suas práticas pedagógicas na EMEI Criança Feliz. Como objetivos específicos: Investigar as estratégias metodológicas afetivas que viabilizam o processo da prática educativa entre professor e aluno na EMEI Criança Feliz; Compreender de que forma a afetividade contribui para o processo ensino-aprendizagem em turmas de educação infantil; Mostrar a relevância da afetividade como recurso indispensável para a efetivação do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; Identificar em quais momentos a aplicação da afetividade se faz necessária na educação infantil. A metodologia pautou-se de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados diretos, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários, composto de questões abertas e semiabertas, aplicados junto a sete professoras que atuam em turmas da educação infantil (creche e pré-escola). O estudo consta de um amplo referencial bibliográfico sobre o tema afetividade, considerando as reflexões de estudiosos como Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), dentre outros. Os resultados revelam que as professoras entendem a relevância de se trabalhar a afetividade no processo ensino-aprendizagem, afirmando que usam com frequência em suas práticas pedagógicas. Que sem o afeto não conseguiriam desempenhar um bom trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões de uma professora sobre sua trajetória de formação e atuação docente
    (2023-01-23) SILVA, Maria Lindalva Alves da; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    Este memorial descritivo de prática docente tem a finalidade de cumprir a exigência estabelecida no Trabalho de Curso (TCC), cujo tema é “Reflexões de uma professora sobre sua trajetória de formação e atuação docente”. O objetivo é apresentar reflexões sobre minha trajetória docente, destacando pontos relevantes sobre o baú das minhas lembranças, desde meu percurso educacional como estudante à atuação profissional como professora. O respectivo relato de minha experiência educacional e docente está pautado em uma narrativa reflexiva, ancorado em uma revisão bibliográfica, onde foi possível analisar ideias e pensamentos de diferentes autores que dialogam com a temática. Os resultados deste memorial evidenciaram as dificuldades e desafios encontrados durante minha caminhada, por meio de lembranças que me remeteram as experiências vivenciadas para chegar na docência. Como educadora, então, posso afirmar que tudo contribuiu para que eu pudesse adquirir novos conhecimentos durante o meu percurso acadêmico e profissional, compreendendo que a formação inicial e continuada deve fazer parte da vida de qualquer educador que deseja aprimorar suas habilidades práticas e teóricas, contribuindo, assim, com a sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatos de uma professora: da trajetória educacional à atuação docente
    (2023-01-23) FRANÇA, Fernanda Martins; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalhode conclusão de curso (TCC) que tem como tema Relatos de uma professora: da trajetória educacional à atuação docente, é um estudo autobiográfico que apresenta como principal objetivo fazer um relato de minha de vida, descrevendo aspectos de minha formação educacional à atuação docente.O respectivo relato de minha experiência educacional e docente está pautado em uma narrativa reflexiva, ancorado em uma revisão bibliográfica, onde foi possível olhar para momentos de minha caminhada à luz de diferentes autores que dialogam com a temática. Os resultados deste memorial evidenciam os desafios, superações e aprendizadosvivenciados em minha trajetória de vida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA