Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "RODRIGUES, Doriedson do Socorro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os processos de integração de saberes e educação ribeirinha: o papel do SOME na formação de jovens trabalhadores
    (2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho, formação e juventudes na Amazônia: uma discussão sobre integração de saberes
    (2025-02-21) PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    Este trabalho tem objetivo a ampliação das análises sobre a integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do trabalho docente realizado pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Cametá, no contexto de ensino médio vivido por esses jovens da região do baixo Tocantins, e considerando os procedimentos de ensino. Como procedimento metodológico a pesquisa configura-se pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados através da análise do conteúdo. Como resultado apresentamos as análises das entrevistas nessas duas categorias de ensino. E a partir disso, conclui-se que o contexto que se apresentam em ambas as categorias de ensino são de realidades distintas, pois ofertam ensino médio em diferentes categorias. Pertencem a uma classe trabalhadora que vivencia suas relações de trabalho no dia a dia, mas que pouco são explorado seu percurso formativo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA