Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "ROCHA, Thiago Ribeiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    L’usage des méthodologies actives dans une classe de français langue étrangère aux cours libres de l’UFPA
    (2023-07-11) PIERONI, Vanessa Martins Frota Vieira; ROCHA, Thiago Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3379643225245078
    Esta tese apresenta uma reflexão sobre os modelos pedagógicos desenvolvidos por Becker (1999), desde os mais tradicionais aos mais inovadores, confrontando-os com as expectativas sociais de suas respectivas épocas. O estudo visa demonstrar como as metodologias ativas podem contribuir significativamente com as novas demandas pedagógicas, principalmente após a pandemia, momento que tornou inviável de maneira repentina o ambiente de ensino e aprendizagem, contando apenas com as tecnologias ou ambientes virtuais para garantir a continuidade do ensino e reduzir os danos à educação. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica teórica, buscamos caracterizar as metodologias e seus princípios, bem como demonstrar a operacionalidade de determinados métodos, como a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por pares, sala de aula invertida e gamificação. Além disso, pretende contrapor a metodologia proposta à realidade, diante da observação de campo de uma turma de 5º nível do curso livre de francês língua estrangeira da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ocorre à distância desde a pandemia de Covid -19. A pesquisa discute como as metodologias ativas podem contribuir com as expectativas pedagógicas e ressignificar o papel do professor, especialmente diante das possibilidades advindas com as novas tecnologias. Nesse sentido, este trabalho propõe uma interpretação da prática docente conforme a atitude atual dos alunos em relação à sua aprendizagem, de forma a valorizar a aprendizagem significativa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA