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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico
    (2019-06-28) JESUS, Kelly Cristina Mendonça de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se processos simultâneos na escolarização desses sujeitos, com características peculiares quando comparado com o processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, a presente monografia visa conhecer, a partir dos teóricos brasileiros que discutem essa temática, como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita no âmbito da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, do tipo bibliográfica. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se em obras como artigos científicos, livros, teses e dissertações, a compreensão do objeto de estudo, o qual versa sobre a aquisição da leitura e escrita na EJA. Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979; 2008), Soares (2001), Silva (2009), Almeida e Corso (2014), dentre outros, deram base à discussão desenvolvida. Em conformidade com a pesquisa bibliográfica realizada, por meio manual e eletrônico, foi possível constatar que a educação de jovens e adultos vai além do ato de ler e escrever, pois tal modalidade de ensino permite aos educandos a serem seres críticos, participativos perante os processos nos quais estão sendo submetidos. Enfim, o estudo demonstrou que a aquisição da leitura e escrita se dá a partir de métodos e técnicas, pensadas de acordo com o contexto, a cultura e a realidade dos educandos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
    (2018) CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
    (2018-08-31) SILVA, Maria Lilian Batista da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As concepções de alfabetização expressas na base nacional comum curricular – BNCC
    (2018-11-12) SILVA, Ana Paula Chaves da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A alfabetização como aquisição da leitura e escrita, está relacionada a práticas sociais de linguagem em multiletramentos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, tendo como fonte de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual se analisa a concepção de alfabetização prescrita no documento. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa documental e da análise de conteúdo para o desenvolvimento da investigação. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Soares (1985; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2013), Cagliari (1982; 2001; 2002) e Rojo (2008; 2010), os quais embasaram a concepção sobre alfabetização e letramento na discussão e análise das mensagens documentais que mostraram qual a BNCC concebe à alfabetização na perspectiva fonografêmica; contextualizada e multissemiótica e multicurricular e multilinguística. Evidencia-se, assim, no processo de alfabetização, a tomada de consciência da relação fonema e grafema, presente no método fônico, embora o documento também enfatize o processo de alfabetização em uma perspectiva contextualizada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA
    (2019-07-23) SILVA, André Anderson Lima da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar as concepções dos docentes sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância pois a afetividade faz parte da prática pedagógica do professor na Educação Infantil. Dentro deste contexto, a afetividade pode ser compreendida como sentimentos construídos através das trocas de experiências entre o ser humano, onde essas experiências afetivas contribuem para a formação da autoestima, das sensações e das relações entre as pessoas. O trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo sido desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. Para a discussão da realidade investigada o estudo utiliza as contribuições teóricas de autores como: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), entre outros. A pesquisa de campo ressalta a importância que a afetividade tem na Educação Infantil, pois através de observações analisou-se especificamente, a concepção dos professores de uma escola de educação infantil sobre a relação da afetividade com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a discussão dos resultados, a pesquisa constatou que os profissionais da Educação Infantil acreditam e utilizam experiências afetivas na escola, o que, segundo eles, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que oportuniza vivências oriundas de emoções, sentimentos, paixões acompanhadas da impressão do prazer e desprazer, ou seja, através das interações no contexto educacional, verifica-se o depertar de sentimentos como: cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, assim como raiva, frustração, tristeza. Enfim, esta pesquisa mostrou que o professor, para atender as expectativas em sala de aula, deve procurar desenvolver práticas pedagógicas diferencidas e capacitação profissional, afim de possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa na criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
    (2018-11-12) SILVA, Aline Suely Rodrigues da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação em tempo integral na rede municipal de ensino de Mãe do Rio-PA: avanços, dificuldades e perspectivas
    (2018-11-12) BATISTA, Maria Cristiane da Silva; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O estudo insere-se no campo das políticas públicas, tendo como objeto de análise a educação em tempo integral realizada através dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino do Município de Mãe do Rio-PA. Analisa a implementação da política de educação em tempo integral através da execução dos programas acima citados, discutindo os avanços, as dificuldades e as perspectivas para o campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, fundamentada no paradigma qualitativo de pesquisa. Para a obtenção dos dados empíricos utilizou-se da entrevista estruturada, a qual foi realizada com três coordenadores pedagógicos atuantes em escolas públicas do município onde os mencionados programas de educação em tempo integral foram/estão sendo realizados. A discussão dos resultados se deu a partir da literatura especializada do campo da educação em tempo integral, a qual aponta as principais concepções de educação integral em tempo integral que se apresentaram no cenário educacional brasileiro desde o século XX até a atualidade. Destaca as ideias defendidas por Anísio Teixeira e suas principais contribuições para o campo da educação, trazendo as considerações de vários autores que discutem sobre o objeto de investigação como Paro (1988), Cavaliere (2010), Ribeiro (2017), entre outros. Os resultados constatados ao decorrer da pesquisa apontam que o programa Mais Educação, apesar de ter impactado positivamente no ensino aprendizagem dos alunos, não alcançou totalmente os objetivos esperados. Houve diversas barreiras que impediram melhores resultados, como a infraestrutura precária que se encontra na maioria das escolas, a falta de espaço físico para realização das atividades, pouco apoio por parte da SEMED e a falta de credibilidade no programa. As perspectivas ao Novo Mais Educação relacionado ao programa anterior são mais otimistas por parte dos coordenadores pedagógicos, os mesmo acreditam que uma mudança nas condições físicas das escolas, um bom apoio pedagógico e financeiro e maior investimento em capacitação profissional são essenciais para que se consiga alcançar as metas pretendidas que não foram alcançadas anteriormente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente para alfabetização e letramento: uma análise a partir do currículo oficial do curso de pedagogia da UFPA/Castanhal
    (2019-06-28) SANTOS, Luana Ketellen Rêgo da Silva; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Saber alfabetizar uma criança das séries iniciais do ensino fundamental é uma das competências a ser construída pelos alunos do curso de pedagogia, na medida em que é deste curso a responsabilidade pela formação do profissional da educação que atuará na docência nos primeiros anos da educação básica. Neste sentido, o trabalho contempla discussões acerca da formação inicial de professores no âmbito do curso de pedagogia, analisando especificamente a formação para a alfabetização e letramento nas séries iniciais. O estudou fundamentou-se no paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizada através de uma pesquisa documental, levando em consideração também a experiência pessoal enquanto graduanda de Pedagogia na UFPA/Castanhal. A fonte de coleta de dados constituiu-se de documentos oficiais que orientam a formação de professores e discutem a alfabetização nas séries iniciais, dentre eles destacam-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal, o qual foi analisado sob a perspectiva da análise de conteúdo a partir das concepções de Bardin (2006), o qual destaca esta ferramenta a partir de 3 (três) etapas: 1) Pré análise, que corresponde ao primeiro contato com o material a ser estudado. É o levantamento e seleção dos materiais a serem utilizados para a compreensão do objeto de estudo. 2) Exploração do material, que é o momento no qual serão sintetizadas as informações dos materiais, separando-os em esquemas para a compreensão. 3) Tratamento dos resultados, no qual serão observados os resultados da pesquisa, inicialmente brutos, transformando-os em dados que façam sentido, à luz dos pensamentos de estudiosos que discutem tal temática. As discussões do objeto de estudo embasaram-se nos contributos de Cagliari (1982; 1998; 2009), Ferreiro (1999), Kleiman (1995), Nóvoa (1995), Soares (2003; 2005; 2008), dentre outros. A partir disto, considera-se que o curso de Pedagogia da UFPA/Castanhal tem oferecido aos graduandos uma formação adequada, no que tange à formação docente voltada à alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental, atendendo aos princípios e às exigências oficiais. Constatou-se também que o currículo do curso abarca os principais objetivos propostos para o desenvolvimento do graduando a exercer a prática docente nas séries iniciais, discutindo teorias e práticas relacionadas ao objeto de estudo em destaque.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação humana em espaço não escolar: a perspectiva da escola bíblica dominical da Igreja Assembleia de Deus, em Salvaterra/PA
    (2023-12-27) FROTA, José Fabiano de Sousa; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A formação humana é um processo contínuo, complexo e multifacetado que envolve o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e valores que moldam o homem em seu ser pessoal, social e em todas as suas dimensões. Ela pode ocorrer em diferentes contextos e espaços como na família, escola, comunidade, igreja e/ou no trabalho. Nesse contexto, o presente estudo tem por finalidade analisar a perspectiva de formação humana desenvolvida pela Escola Bíblica Dominical (EBD) da Igreja Assembleia de Deus (IAD), em Salvaterra/PA. A investigação orientou-se por uma obordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, na qual utilizou-se um questionário com perguntas abertas para 9 participantes que frequentam a EBD em diferentes congregações do locus do estudo. O estudo ancorou-se nas concepções de educação e pedagogia de Saviani (2005), Gohn (2006), Severo (2018), Padilha (2007), Libâneo (2010), e de Escola Bíblica Dominical de Andrade (2000) e Silva (2014), dentre outros. A partir da análise dos dados foi possível atestar que a EBD da IAD de Salvaterra/PA orienta-se por uma concepção de formação e pedagogia cristã, humanizadora, dialógica, inclusiva e multigeracional. Sua ação formativa é intencional, sistemática, obdece a princípios e procedimentos metodológicos e organizacionais próprios. Tem a Bíblia como documento basilar de onde se originam os conteúdos programáticos a serem ensinados. Os reflexos do processo formativo têm incidido em aspectos da vida humana pessoal (espiritualidade, comportamento ético e moral, relacionamentos, autoconhecimento) e social (cidadania, participação social), evidenciando a importância da educação, seja ela em espaços formais ou não formais, como chave para o desenvolvimento do indivíduo, bem como o potencial da EBD enqunto espaço/tempo formativo relevante no âmbito das ações da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvaterra-PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/Castanhal-PA
    (2018-08-30) PEREIRA, Elizama de Jesus; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos de pesquisa que vem a cada dia incluindo um número maior de estudantes da graduação como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências como pesquisador, que são organizadas e orientadas por um professor coordenador. Por conta disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar as implicações de projetos de pesquisa, dentro do universo da academia, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/ Campus Castanhal-PA. Ou melhor, a pesquisa foi feita em torno do tema “formação inicial de estudantes de pedagogia”. Para tanto, foram utilizados questionários para coleta de dados, já os participantes foram oito graduandos envolvidos em projetos. Sendo que, através das características metodológicas apontadas para essa pesquisa, enquadra-se como pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo-analítico. Isto de acordo com os pontos de vistas: de abordagem do problema (pesquisa qualitativa), dos procedimentos técnicos (pesquisa de campo) e, do ponto de vista dos objetivos (pesquisa descritiva), estes se complementam no intuito da investigação da problemática. Além disso, dentre os autores que discutem os conceitos centrais desta pesquisa destaca-se: Almeida e Lima (2012), Cunha (2010), Demo (2011), Franco (2017), Freitas e Prodanov (2013), Leite e Lima (2010), Libâneo (2001b), Libâneo e Pimenta (2011) e Severino (2007). Em linhas gerais, este estudo identificou as implicações de projetos de pesquisa nos aspectos formativos como: melhoria na capacidade de relacionar teoria com a prática em sala de aula; sociabilidade; aprimoramento de conhecimentos; aguçamento e sede por novos estudos; busca de novas problemáticas para solucioná-las; capacitação na produção de trabalhos acadêmicos; dentre outros aspectos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações do desenvolvimento curricular do programa novo mais educação na aprendizagem de alunos de escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2018-08-23) SOUZA, Evilly Vieira de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente trabalho é resultado da participação como bolsista voluntária no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o currículo da Educação Básica (GECEB), o qual se propôs, a estudar o currículo do Programa Novo Mais Educação (PNME), no ano de 2017 em escolas da Rede Municipal de Castanhal. Nesse sentido, o voluntariado no referido grupo de estudos e pesquisa resultou na responsabilidade de desenvolver um plano de trabalho que tinha como intuito analisar os impactos do desenvolvimento curricular de tal programa na aprendizagem dos alunos participantes. Assim, este estudo fora ampliado, resultando assim, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em tempos atuais, no Brasil, vem crescendo o número de projetos a fim de se ampliar o tempo de permanência dos alunos nas instituições de ensino, de forma a contemplar o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a qual orienta a progressiva extensão da jornada escolar. O PNME, nesse sentido, é atualmente uma iniciativa do Governo Federal no intuito de cumprir esta orientação, de modo que amplia a jornada escolar de alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, referentes aos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Assim, presume-se que com a ampliação do tempo, os alunos participantes estão tendo suas dificuldades de aprendizagem supridas a partir do Acompanhamento Pedagógico oferecido pelo PNME. Com base no problema levantado, elaboramos a seguinte questão norteadora para este estudo: de que forma as atividades curriculares do PNME têm impactado na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental referente as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática? Diante disso, o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se de questionário como técnica para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada considerando as três principais etapas: levantamento e estudo bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados. Dentre os autores que contribuíram para a análise deste objeto de estudo destacam-se: Programa Novo Mais Educação: Documento Orientador – Adesão (2016); Novo Mais Educação: Caderno de Orientações Pedagógicas (2017); Cavaliere (2007); Cavaliere (2011); Arco Verde (2003), Giolo (2012), Gonçalves (2006), Coelho (2009), dentre outros. Por meio da análise dos dados foi possível constatar que os impactos do programa na aprendizagem dos participantes se deu de modo parcial, ou seja, mesmo com as contribuições provocadas por meio deste, ao final do ano letivo a taxa de aprovação do alunado não atendeu as expectativas esperadas, pelo fato de as habilidades construídas por meio do desenvolvimento curricular do PNME não terem sido suficientes para acompanhar os conteúdos trabalhados em sala. O que nos leva a afirmar que mesmo com a extensão do tempo, o rendimento dos alunos não alcançou as finalidades propostas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciaturas da UFPA/Castanhal: um estudo a partir dos TCCs defendidos no período de 2008-2017
    (2018-03-15) SILVA, Rejane Maria de Araújo; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A avaliação da aprendizagem é um campo epistemológico que tem crescido e se diversificado do ponto de vista teórico-metodológico no seio da Didática. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a produção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem com base nos TCCs produzidos nos cursos de Licenciaturas da UFPA/ Castanhal, no período de 2008 a 2017. Visa conhecer as tendências e peculiaridades da produção acadêmica desse campo, de modo a subsidiar futuros estudos vinculados à avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa “estado da arte do conhecimento”, fundamentada por uma abordagem qualitativa de pesquisa e operacionalizada sob a orientação metodológica da pesquisa documental. A fonte de investigação foi a biblioteca David Sá localizada no Campus da UFPA/Castanhal, onde foi possível acessar os arquivos impressos e digitais. A análise dos dados se deu a partir do aporte teórico oriundo dos campos da avaliação da aprendizagem e da pesquisa do tipo estado do conhecimento. Após analise dos documentos constatou-se que a temática avaliação da aprendizagem não é tão discutida nos trabalhos de conclusão de curso nas licenciaturas do campus universitário da UFPA em Castanhal, sendo que as produções identificadas estão vinculadas apenas ao curso de Pedagogia. Dentre os aspectos investigados nas produções encontradas, destaca-se: desenvolvimento da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental, sob a ótica da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Com base nos resultados é possível afirmar que as questões pedagógicas e, em especial, a docência, ainda não são temas prioritários na formação dos alunos dos cursos objetos da investigação, apesar de se tratar de Licenciaturas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal: desenvolvimento, dificuldades e contribuições
    (2019-07-05) SILVA, Fernanda Alves; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal/PA: Desenvolvimento, Dificuldades e Contribuições” é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da zona urbana da cidade de Castanhal/PA. Analisa a implantação do programa na escola, compreendendo sua implementação, dificuldades e contribuições para a educação escolar, a partir de um contexto em que a política de educação visada é a educação em tempo integral no Brasil. O referido estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirando-se metodologicamente em um estudo de caso. A coleta de dados e informações se deu a partir da entrevista estruturada a qual foi realizada com os seguintes agentes do programa na escola: articulador, mediadores e facilitadores. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que discutem a educação integral e em tempo integral, tais como: Cavaliere (2007), Guará (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. A partir deste trabalho foi possível constatar que a implantação do programa na escola se deu a partir da necessidade de se melhorar o rendimento dos alunos, bem como desenvolver suas múltiplas dimensões humanas, a partir da perspectiva de educação integral em tempo integral que é visada pelo Programa Novo Mais Educação. Durante o processo, algumas dificuldades se fizeram presentes constantemente, dentre elas, a baixa frequência dos alunos no programa e a falta de material didático para a realização das atividades. Apesar desses impasses, o programa teve bons resultados com relação ao desempenho do rendimento dos alunos participantes do programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
    (2018-03-28) GAMA, Larissa Pantoja da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto escola de tempo integral no estado do Pará : um estudo a partir da Escola Estadual Maria Conôr em Castanhal/PA
    (2018) SANTOS, Lucilene do Socorro da Costa; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação em tempo integral é um tema em discussão no Brasil desde as primeiras décadas do século XX, no Estado do Pará foi implantado, em 2012, o respectivo projeto escola de Tempo Integral, com o intuito de aprimorar a educação ofertada pelo referido Estado. Este Trabalho de Curso analisa o desenvolvimento do projeto escola de tempo integral no âmbito do Estado do Pará, tendo como base a escola Estadual Maria Conôr situada no município de Castanhal/PA, o projeto foi implantado em 2013 atendendo as turmas do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental com alunos entre 09 e 14 anos de idade O estudo se dedicou a analise do projeto, sua organização e funcionamento, limites apresentados pelo mesmo, bem como sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que foi realizada uma pesquisa de campo, em que foi realizada uma entrevista estruturada com duas professoras e a diretora da unidade de ensino, analise documental da resolução que dispõe sobre o projeto escola de tempo integral do Estado do Pará e leituras bibliográficas de autores como: ARROYO (1988); (PARO (1988) e CAVALIERE (2002), dentre outros que discutem o tema em questão. O estudo revelou que o projeto escola de tempo integral do Estado do Pará implantado na escola pesquisada não tem o apoio necessário por parte da Secretaria de Educação, pois a proposta anunciada no inicio da implantação do referido projeto não foi concretizada, fato este que prejudica o funcionamento do projeto. A concepção de educação em tempo integral dos sujeitos que atuam no projeto é a concepção de cunho assistencialista. O estudo mostra também que por intermédio do projeto a escola conseguiu consolidar parcerias que contribuem de forma significativa nas ações que a escola realiza. e que apesar da falta de apoio, de formação para os profissionais que atuam no projeto a escola mantém o funcionamento do mesmo executando as atividades desenvolvidas no projeto de acordo com a realidade da unidade escolar por compreender que se trata de um projeto que contribui de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem, que facilita o desenvolvimento dos alunos.
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