Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "REIS, Edilma Neves Rodrigues"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidado ou educação? As práticas pedagógicas nas escolas do rio Tucumanduba
    (2018) CUNHA, Leila Silva; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se dá o cuidar e o educar, por meio de práticas pedagógicas e como a relação familiar está presente e é indispensável neste processo. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, que visa na análise documental do tema proposto por meio de referências de autores que discutem o assunto sobre escola, família e educação infantil. O tipo de abordagem foi a qualitativa e a técnica foi a da entrevista semiestruturada, aplicada a pais e professores de duas escolas localizadas na região das ilhas do município de Abaetetuba. Os dados da pesquisa foram coletados em um período de quatro meses, levando em consideração a argumentação teórica, necessária para construção deste trabalho. A escola precisa ser de qualidade. Precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória: caminhos percorridos da minha história de vida na educação infantil à vida acadêmica
    (2018) MORAES, Eugênia Patrícia Lobato; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este trabalho visa fazer um relato de minha tarjetória de vida, desde a educação na base infantil até a minha formação acadêmica, onde retrato com muita satisfação e alegria essa trajetória. Pois, através dos estudos pude ampliar os meus conhecimentos e adiquirir novos. É ter uma chance de me tornar uma profissional que se precoupa com a educação desde pequeno a vida adulta, porque sabemos da realidade de muitas pessoas que não tem o incentivo dos familiares para o esutudo. Então, tive a alegria de ter uma família que me incentivava para o estudo, e se caso hoje muitos alunos não tiverem o incentivo no lar, eles poderão encontrar na sala de aula, quando nos que seremos futuros professores com a nossa formação iremos ajudar esse aluno a entender que sem a educação não podemos chegar quase em lugar nemhum, ela é a base de uma boa sociedade. Essas oportunidades que a mim foram dada, em memória as relato como forma de demostra e incentivar a educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Registro da infância à formação acadêmica: reflexão de novas práticas
    (2018) MARTINS, Maria Madalena Leal; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este memorial corresponde ao trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia, onde há relatos de minhas memórias, da infância a formação acadêmica e narrando cada momento da trajetória de minha formação desde a infância, as brincadeiras, em seguida as experiências escolares, no magistério, meu trabalho docente até a universidade e perspectivas. Usando o método autobiográfico protagonizo minha própria história, com relatos verídicos de toda minha vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do ensino superior para minha formação e prática docente. Durante o percurso na universidade pude compreender melhor minha atuação como educadora, através das mudanças na minha prática pessoal e profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação do interprete de Libras, no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo
    (2018) SOUSA, Luana de Lima; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida profissional e acadêmica de Luana de Lima Sousa, objetivando descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso na Universidade Federal do Pará(UFPA), sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo da educação inclusiva de alunos surdos durante todo esse percurso histórico, mas especificamente, a relação do interprete de libras no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Traçando trajetórias: da infância à universidade
    (2018-05-04) NASCIMENTO, Ana Lucia Moares do; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este estudo tem por objetivo narrar a trajetória da minha vida, a começar pela infância, relatando minha jornada escolar, à docência, a prática docente e à formação acadêmica no curso de Pedagogia pelo PARFOR. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, em autores como Teno (2013), Pinto (2013), entre outros, e autobiografia. Ao rememorar a minha vida tive a oportunidade de refletir sobre a trajetória docente, as minhas experiências em sala de aula, como era antes do curso de Pedagogia e como está sendo depois de concluir o curso. Destaco a importância das disciplinas que cursei, as dificuldades e a superação de obstáculos, tanto no curso quanto na minha vida pessoal. Finalizo a narrativa das minhas memórias com a certeza de que a Universidade me possibilitou enfrentar os desafios da docência com mais segurança diante dos conhecimentos adquiridos, a repensar não só nas atividades da sala de aula, mas na escola, no currículo que ela oferece aos educandos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA