Navegando por Orientador "RAPOSO, Elinete Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura integrada em ciências matemática e linguagens/UFPA(2019-12-18) SILVA, Gediane Pereira da; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296Este trabalho apresenta de uma análise dos 78 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens no período de 2014 a 2018, como uma forma de traçar um perfil das pesquisas desenvolvidas pelos discentes do curso, tendo por base os campos de conhecimentos contemplados no projeto pedagógico curricular do curso. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, sendo analisada a partir da análise de conteúdo. Primeiramente identificamos a modalidade de trabalho apresentadas como TCC, podendo ser monografia, artigo científico ou memorial, o que mostrou uma tendência crescente de desenvolvimento de artigos científicos, posteriormente classificamos os trabalhos de acordo com os eixos temáticos que compõe o desenho curricular do curso, o que foi possível perceber um equilíbrio quantitativo de trabalhos entre as temáticas abordadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma perspectiva para o ensino regular(2019-12-19) BRAGANÇA, Eduardo Cezar de Sousa; GOMES, Ana Silvia Alves; http://lattes.cnpq.br/8931710609650724; https://orcid.org/0000-0003-0310-0413; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada na Escola estadual de ensino fundamental e médio Santos Dumont (no segundo semestre de 2019), no âmbito do Estágio de Docência III, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Este tema consiste no desenvolvimento de atividades de prática profissional assistida e supervisionada em escolas da rede pública, tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas 1 e 2 do ensino fundamental. Esse trabalho, em formato de artigo, visa relatar e refletir sobre vivências ocorridas na referida escola, no período de sua realização. A proposta didática da aula aplicada tinha propósito alertar os alunos o perigo deste produto a margarina, onde foi trabalhado de forma interdisciplinar para que houvesse um aprendizado mais significativo a respeito do assunto abordado e como resultado a proposta foi bem aceita pela turma, havendo uma maior interação e socialização entre os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos(2021-06-15) SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado.