Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PONTES, Dienne Marly de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
    (2023-01-23) OLIVEIRA, Lindraci Pardim de; PONTES, Dienne Marly de Souza
    A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    De alfabetizada a alfabetizadora: memórias de uma educadora do município de Pacajá
    (2023-01-24) SILVA, Lucilene Cipriano da Silva e; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Este memorial acadêmico de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal do Pará/ PARFOR, abordara o tema: a importância da alfabetização dentro de uma perspectiva estimuladora e motivadora, que possibilite ao aluno o contato com os diversos gêneros textuais, permitindo a ele fazer uso social da leitura e da escrita. Para isso, estarei relatando fatos da minha infância e todas as dificuldades que enfrentei ainda bem pequena, para frequentar e me manter na escola em que fui alfabetizada através da memorização das famílias silábicas, com a utilização das antigas Cartilhas do A B C. Para desenvolver este trabalho utilizei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para referendar teoricamente este trabalho, utilizou-se as abordagens de Freire (1996), que faz importantes reflexões sobre valorizar o conhecimento prévio do aluno. Ferreiro (1996), quando nos fala sobre as questões relacionadas as práticas utilizadas para alfabetizar. Soares (2003), que nos mostra a importância de alfabetizar letrando. Este trabalho está dividido em três capítulos, em que o primeiro estará trazendo os acontecimentos sobre minha história como estudante. No segundo relatarei os desafios do Ensino Médio. Já o terceiro mostrará minha vida profissional e o meu primeiro passo como docente. No terceiro capitulo relatarei minha entrada para o Ensino Superior através da seleção pelo PARFOR, (Plano Nacional de Formação de Professores). Por fim estarei tecendo considerações sobre os resultados obtidos com a elaboração e conclusão deste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do campo para o campo: a trajetória de uma educadora em busca da formação superior
    (2023-01-26) SOUZA, Edna Lopes; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Este memorial acadêmico constitui uma narrativa autobiográfica com resultado de levantamento da minha trajetória de vida no campo e acadêmica, relatando as experiencias adquiridas ao longo da minha trajetória, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento na minha vida. Tem como proposito as diferencias entre e as dificuldades nas escolas da zona rural, e a apresentar as percepções no ensino superior, e a medologia aplicada neste estudo são memorias referente a trajetória de vida e educacional apresentadas por relatos e fotografia atuarias, onde são visualizados como resultados a percepção dos métodos de ensino e concluísse seu caráter positivo e negativo na vida do discente a depender da sua aplicação ou ausência. Tem também valor pessoal pois certamente agregara saberes necessário à minha formação e ações realizadas dentro do abito escola, certamente agregara aos meus saberes construídos ao longo da minha trajetória de e acadêmica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação como prática de liberdade: reflexões das lutas e conquistas de uma educadora de Anapu
    (2023-01-26) AGUIAR, Ana Keline da Silva Gonzaga; PONTES, Dienne Marly de Souza
    A produção do presente Memorial se constitui o relato de vida e experiências vivenciadas por esta pessoa que o escreve. Tem como objetivo geral relatar, observar, analisar e avaliar a postura e prática pedagógica da mesma enquanto sujeito profissional inserida no campo da educação. O relato que se segue traz a proposta de realizar uma trajetória sincrônica na vida da sua autora e anacrônica no sentido de realizar uma análise em paralelo com os discursos teóricos dos autores como John Dewey, Salomão Hage e Paulo Freire, humildemente escolhidos para referenciar esta produção. A escolha do tema deste Memorial ―Educação como prática de liberdade: Reflexões de uma educadora de Anapu‖ está dividido em três capítulos que se propõem desenvolver o relato da jornada escolar de sua autora, discutir a prática profissional como professora e auto avaliar as transformações da mesma no decorrer da jornada acadêmica em busca de, não apenas um título acadêmico em Pedagogia, mas também do despertar profissional mais humano, sensível em perceber, respeitar e agir diante da dificuldade alheia e suas próprias, caráter este alcançado ou despertado durante esta rica experiência vivida na turma do PARFOR/2018.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente: as reflexões sobre a trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu
    (2023-01-25) BRANDÃO, Welma dos Santos; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Este trabalho de conclusão de curso, em forma de memorial abordará a importância da formação continuada para a prática do professor em sala de aula. A problemática se apresenta no seguinte questionamento: Qual a importância da formação inicial e continuada do professor para desenvolvimento das aprendizagens em sala de aulas? Tendo como objetivo identificar, como as formações inicial e continuada influenciam no desenvolvimento das atividades diárias do educador em sala de aula. Estarei utilizado como metodologia, uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para fundamentar este trabalho, estarei Tardif (2007), mostrando que as práticas docentes, buscando em Nóvoa (1992, p.13), e suas afirmações no que se refere a importância da formação continuada do Freire (2008) para mostrar a necessidade do respeito que o professor professor, deve ter pelo conhecimento que o aluno traz com ele que precisa ser trabalhado na sala de aula. Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos. O primeiro capítulo estarei relatando fatos marcantes da minha vida em família, no segundo capitulo a minha trajetória como estudante no decorrer do Ensino Fundamental e Médio. Já no terceiro capítulo, sobre minha formação e a minha carreira. No quarto capitulo abordarei o curso superior. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
    (2023-01-23) SANTOS, Micheli Gonzaga dos; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sabem ler e interpretar textos, surgindo o seguinte questionamento: A formação Incial para o exercicio do magistério e a formação continuada para capacitar o fazer diario da docencia, pode diminuir os defictis de aprendizagem e o analfabetismo no municipio de Anapu? Os objetivos foram traçados a partir da narrativa da minha história de vida e de formação, buscando refletir sobre a educação ocfertada no municipio, contar um pouco daquilo que pude observar no decorrer da minha trajetória como estudante e como profissional sobre a formação de professores e/ou a falta dela, e a preocupação do poder publico com a formação continuada dos educadores que aqui atuam. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, gênero escolhido foi o memorial, Para fundamentar este trabalho, estarei buscando em Tardif (2003), Nóvoa (1995), Freire (1996), Hage (2005), Molina e jesus (2004).Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos que darão consistência a explanação da minha narrativa. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu
    (2023-01-25) SANTOS, Clessiane Leal; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem esse direito? Tracei como objetivo geral conhecer as formas de inclusão escolar e social presentes no contexto escolar. Refletir sobre as práticas dos educadores incluem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem de ordem social; refletir sobre o processo de inclusão escolar dos alunos da rede de ensino de Anapú. Estarei utilizando como metodologia, uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e reflexiva. O gênero acadêmico utilizado foi o memorial. As Fundamentações tem como base teórica: Moantoan( 2003)Silva et al (2007) Em Freire (1987) e (1996), Hage (2005), Giancaterino (2007) Este trabalho está estruturado em quatro capítulos, Por fim estarei fazendo minhas considerações sobre as constatações da problemática que norteou esta pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial educação no campo: reflexões de uma professora do município de Anapu
    (2023-01-23) SOUSA, Camila Silva e; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Esta pesquisa em forma de memorial acadêmico abordará a educação do campo, através de relatos reais sobre a minha história de vida. Tenho como objetivo propor reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por pessoas que residem na zona rural do município de Anapu; analisar os fatores que envolvam a educação e que interferem na aprendizagem e na permanência do aluno campesino, verificar o processo e os critérios de seleção dos educadores que atuam na região rural do município de Anapu. Refletir sobre as práticas Pedagógicas dos professores que atuam na região rural do município de Anapu. A pesquisa se justifica por trazer elementos da realidade do povo da zona rural deste município, uma vez que é de suma importância refletir sobre a educação ofertada ao povo campesino, sendo que esta muitas vezes não leva em consideração a complexidade de fatores que envolvem a vida dos alunos do campo que precisam trabalhar para ajudar no sustento familiar. Para fundamentar teoricamente este trabalho através em Freire (1987) e Hage e Barros(2010). No desenvolvimento deste estudo optei por dividir em quatro partes. A parte inicial deste memorial farei uma narrativa pessoal relembrando a partir da minha infância. Na segunda parte irei descrever como tive os primeiros contatos com a escola. Na terceiro parte relatarei o início da minha profissão. Por último narrarei sobre o PARFOR. Nas considerações finais farei reflexões sobre os achados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
    (2023-01-25) SILVA, Nilceia Oliveira da; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campesino como espaço de culturas. Como objetivos específicos, pretendeu-se contar a minha trajetória de vida, identificar as particularidades regionais no currículo escolar e refletir sobre o uso dos conhecimentos populares na construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca responder a seguinte problemática: As escolas de Brasil Novo trabalham um currículo que valorize os saberes e costumes dos sujeitos do campo? O currículo aproxima-se da realidade dos sujeitos? O objetivo desse estudo, a partir da minha história de vida, refletir sobre o currículo escolar utilizado em sala de aula no município de Brasil Novo e a sua adaptação ao contexto local. Estruturada em: Introdução – parte do texto que possibilita ao leitor uma visão geral do conteúdo; CAPÍTULO I, Minhas Lembranças e História de vida; CAPÍTULO II, meu processo de escolarização CAPÍTULO III, minha trajetória profissional /CAPITULO IV- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e as considerações finais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA