Navegando por Orientador "PINHEIRO, Maria do Socorro Dias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e identidade negra: reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-28) VIANA, Vera Ellen da Cruz; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente trabalho apresenta um estudo sobre as reflexões do ensino da identidade negra abordada na disciplina do Ensino de História, nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano. A pesquisa objetivou compreender de que maneira vem sendo abordado o tema em sala de aula, considerando sua relevância histórico e social. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório de cunho qualitativo com observação participante e entrevista semiestruturada, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá-Pa. E, com participação da gestora da escola e de um professor da turma do 4º ano. Nos resultados, evidencia-se a importância da atuação do professor como mediador desse conhecimento e o papel da gestão neste aspecto. Além disso, destaca a importância da educação em algumas etapas de vida do sujeito, o quanto pode ser transformadora em um país tão diverso. Por fim, foi feita uma análise concisa, destacando que, embora a temática de identidade negra possa abrir portas para um novo olhar na formação de sujeitos mais críticos, há, ainda, um caminho a se fazer para alcançar tal finalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O boi-bumbá, uma cultura prestes a desaparecer, no quilombo de Calados, município de Baião-Pará(2022-11-30) BRAGA, Magnum Nazareno Cunha; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O texto fala sobre o Boi-bumbá, em uma comunidade quilombola de Calados, mostrando a história dessa cultura e um processo de rejeição que pode levar ao gradual desaparecimento desta cultura. Com isso, é objetivo da pesquisa, compreender os aspectos históricos que deu origem ao boi bumbá e identificar se há interesse infanto-juvenil por esta cultura na comunidade de Calados. Como metodologia se utilizou de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturada e observação da realidade cultural na comunidade. Obteve-se como resultados que a cultura do boi-bumbá se encontra ameaçada, prestes a desaparecer, caso a comunidade e a escola não tome as providencias necessárias para o fortalecimento desta cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha, na Amazônia Paraense(2023-09-09) PORTILHO, Josiane Gaia; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente texto trata dos saberes populares das parteiras e benzedeiras de uma comunidade ribeirinha localizada no município de Cametá, Pará. O principal objetivo do estudo foi analisar os saberes populares no trabalho das mulheres parteiras e benzedeiras, os remédios por elas utilizados e a importância dessa prática para os moradores da comunidade ribeirinha local. Quanto aos procedimentos metodológicos, os estudos pertencem a uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou pesquisa de campo, com leituras bibliográficas, observação participante, uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa uma parteira e agente comunitária de saúde, uma benzedeira e mais cinco mães que utilizaram os serviços das parteiras e benzedeiras. Como resultados, identificou-se que há registros significativos de seu trabalho na preservação de vidas, seja por meio do parto ou da cura de várias enfermidades. Entendemos que é fundamental cultivar esses saberes, pois, apesar da vasta importância do trabalho das parteiras e benzedeiras para a comunidade, é necessário preservar esses conhecimentos tradicionais, uma vez que muitos deles estão desaparecendo da cultura local.