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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A incidência de malária no município de Portel - Pará - Brasil
    (2016-03-29) MASCARENHAS, Jefeson da Silva; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A malária é um dos mais sérios e complexos problemas de saúde que a humanidade continua enfrentando no século XXI, sendo o maior causador de problemas socioeconômicos no mundo. No Brasil a doença atinge principalmente a região amazônica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência epidemiológica da malária no município de Portel - Pará - Brasil, no período de 2008 a 2015 por meio da investigação dos casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Assim, de todas as variáveis verificadas detectou-se que foram constantes as oscilações entre os inúmeros períodos estudados. Sendo que os anos de maior incidência de casos positivos de malária foram 2009 e 2011. Os objetivos do estudo foram alcançados e acredita-se que a inclusão de informações qualitativas às investigações epidemiológicas contribui significativamente nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle da malária.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA
    (2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA
    (2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os casos de leishmaniose no município de Portel-Pará nos anos de 2011 a 2015
    (2016-03-30) CARVALHO, Andrei Sarges de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho faz um estudo de cunho quantitativo sobre o número de indivíduos humanos afetados pela Leishmaniose na região de Portel-Pará entre os anos de 2011 a 2015 e tendo como fundamentação teórica, o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana – do Ministério da Saúde. 2ª edição e outros artigos científicos publicados com intenção de descrever: conceito, parasito, classificação, vetor, as áreas de infestação, ciclo de vida dos flebótomos, do patógeno, de transmissão e mapeamento das áreas infectadas no país. O trabalho justifica-se pelo fato de que não há publicação do número de indivíduos humanos infectados e seu quantitativo de resultados positivos; assim também objetiva realizar um estudo bibliográfico nos registros locais presentes na Secretaria Municipal de Saúde de Portel. Foi realizada tabulação das informações encontradas no livro de registro dos casos e distribuídas mensalmente indicando o número de indivíduos humanos infectados, distribuição por áreas – rios de Portel e área urbana, por sexo e o tipo de diagnóstico, além do quantitativo de infectados geral. Como resultado viu-se que há dados de indivíduos infectados em outras regiões e o percentual anual observado nos gráficos e que mesmo assim, só foram diagnosticados dentro do município de Portel, de outra maneira, não há campanha de divulgação de infestação ou contágio da doença na área região de Portel.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dengue : índice de casos no munícipio de Portel, Pará nos respectivos anos de 2007 à 2014
    (2016-03-29) PACHECO, Taynara de Castro; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A dengue é uma importante arbovirose que acomete o homem, a ocorrência de grandes epidemias mantém a doença como um grave problema de saúde pública no Brasil. O estudo realizado teve como objetivo apresentar o número de casos de Dengue notificados no município de Portel – Pará nos anos de 2007 à 2014, dados esses fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde de Portel. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados que foram obtidos, foram de 529 casos notificados num período de 08 anos e podemos observar deste anos ocorreu alternações de um ano ao outro, sendo que em 2010 e 2013, foram os anos em que houve os maiores índices de epidemia da dengue em maior escala no município de Portel – Pá. Os anos que apresentaram baixo números de casos deve-se provavelmente por conta da medida de controle aplicadas após as grandes incidências. As medidas de controle são necessárias ao combate, a população tem extrema importância ao combate a essa doença, com parceria das secretárias do município e da prefeitura. O conhecimento da epidemiologia da dengue em Portel – Pá, auxilia no monitoramento contínuo, na prevenção, no planejamento de estratégias eficaz no combate à doença, e assim levando a uma diminuição dos índices de casos notificados decorrentes da dengue.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Hanseníase : uma análise qualitativa do tratamento no município de Portel
    (2016-03-29) BARBOSA, Willians Tenório; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida por vias aéreas superiores e representa um importante problema de saúde pública, não somente pelo grande número de pessoas que acomete, mas também pelas incapacidades advindas da doença. Diante disso, esse estudo objetiva relatar as experiências vivenciadas na rede de saúde do município de Portel, no Pará, no tocante a assistência prestada ao portador de hanseníase. Assim, neste estudo será adotada uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados será utilizado questionário com perguntas à Secretaria Municipal de Saúde sobre a incidência de hanseníase no município de Portel. As consultas consistem no diálogo e na escuta qualificada ao portador de hanseníase como forma de torná-lo sujeito ativo no controle da doença. O atendimento consiste na orientação e educação em saúde relacionada ao processo da doença e fornecimento dos medicamentos. Conclui-se que é baixa a incidência da hanseníase no município e o atendimento tem como objetivo propiciar condições para melhorar a qualidade de vida do cliente, portanto esta precisa estar pautada no diálogo e na escuta qualificada. Sabe-se que a não adesão ao tratamento é uma das principais causas de permanência da doença, dessa forma o bom atendimento é essencial para eliminação da hanseníase no Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prevenção e diagnóstico do vírus HIV 1 e HIV 2 em idosos no bairro da Castanheira da cidade de Portel do Estado do Pará
    (2016-03-29) NOVAIS FILHO, Osmar Baia; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    Na atualidade, a AIDS é considerada como um dos maiores desafios à saúde pública em todo o mundo, ao longo de pouco mais de trinta anos a humanidade ainda está à procura de uma boa convivência com essa doença. Um dos grupos de risco são os idosos, hoje com tratamentos de disfunção sexual e expectativa de vida aumentando gradualmente, estão prolongando a sua vida sexual, e com isso se tornando cada vez mais o grupo de maior risco de contágio do HIV, pois não se reconhecem com tal e têm dificuldades de adaptação para práticas preventivas, como o uso do preservativo. Nesse contexto, a presente pesquisa se fez necessária, visou estabelecer a prevenção e o diagnóstico do vírus HIV-1 e HIV-2 em idosos do Bairro da Castanheira da Cidade de Portel do estado do Pará. O tamanho amostral foi de 40 idosos, a coleta de dados foi realizada ao longo do mês de novembro de 2015. Depois de assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi encaminhado individualmente o idoso a um local reservado onde pôde ser realizado uma orientação a título de prevenção a respeito do contágio e riscos da doença, logo após houve a coleta sanguínea para análise, toda coleta obedeceu normas de biossegurança e ética necessárias a pesquisa. O diagnóstico foi dado através do RAPID CHECK; um teste rápido que detecta o vírus HIV 1 e 2 em 15 minutos. No término do tempo de espera foi dado o resultado do teste ao idoso. Todos os idosos participantes da pesquisa e prevenção obtiveram um resultado negativo para a presença do vírus HIV 1 e 2 em seu organismo, podendo se afirmar que no Bairro da Castanheira do Município de Portel não há indícios do vírus na população de idosos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tétano: uma abordagem em historias em quadrinhos (HQs) sobre o ensino do tétano nas aulas de ciências naturais
    (2015-03-24) TENÓRIO, Kesy dos Santos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho de conclusão de curso visa verificar como as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem do tétano. As Histórias em Quadrinhos vêm sendo alternativa de ensino/aprendizagem eficaz comprovado por vários estudos, sendo que seu código de formação própria e a linguagem universal utilizada tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado ênfase, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a utilização da História em Quadrinho como instrumento no ensino do tétano. Desse modo, foi construído uma História em Quadrinho que abordasse sobre o tétano e foi distribuído junto a alunos do ensino fundamental para que pudesse ser analisado o entendimento dos alunos sobre o tétano prévio e pós aplicação das histórias em quadrinhos. Como objetivo específico, propomos fazer uma análise se a história em quadrinho apresentado aos alunos fez com que os mesmos compreendessem as principais características do tétano, bem como os meios de prevenção e tratamento. Caracterização do tétano: doença infecciosa aguda, não contagiosa, resultante do binômio solução de continuidade de pele/mucosa e contaminação pelo bacilo Clostridium tetani. Ciclo de vida: o período de incubação em média é de 10 dias, variando de 24 horas a 30 dias. Alguns casos chegam a meses. Prevenção: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a vacina antitetânica, quando garantida a sua produção, conservação, aplicação, doses completas da vacina, conformerecomendação do esquema vacinal e resposta imunológica. Quando todos estes fatores ocorrem,a sua eficácia está em torno de 99%. Tipo de pesquisa: foi escolhida a abordagem qualitativa,sendo que o tipo de pesquisa foi a pesquisa de campo em uma escola do ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. Coleta de dados: questionário com questões fechadasaplicadas com 22 alunos do ensino fundamental. Resultados da pesquisa: os resultados da pesquisa apontam que após aplicarmos a história em quadrinhos junto aos alunos do 6ºano do ensino fundamental, os mesmos apreenderam conhecimentos acerca do tétano. Vale ressaltar que ao levar a história em quadrinhos junto aos alunos, os mesmos se mostraram dispostos a estarem apreendendo sobre o tétano a partir da leitura do gibi. Nesse sentido, posso afirmar que após os alunos lerem a história em quadrinhos, os mesmos demonstraram ter apreendido mais ainda sobre o tétano, bem como os meios para a sua prevenção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de história em quadrinhos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da dengue
    (2014-09-29) LIMA, Adriana Carvalho de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    Uma história que pode fazer parte do cotidiano do aluno foi utilizada para ilustrar o processo de ensino aprendizagem sobre a dengue. O objetivo foi analisar a aplicabilidade da história em quadrinhos (HQs) e a interferência da mesma, como metodologia de ensino dentro da ação educativa. A história foi confeccionada, contendo assunto sobre dengue e foi aplicada a alunos do Ensino Fundamental maior. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 80 alunos de uma escola municipal do município de Breves no Arquipélago do Marajó Pará. Para a análise do uso da história, foram elaborados dois questionários, aplicados antes e após o uso desse instrumento de aprendizagem, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Após a aplicação das histórias em quadrinhos, foi detectada a melhora considerável na aprendizagem dos discentes da escola onde aplicamos o gibi. Esta atividade proporcionou aos alunos uma ação educativa prazerosa e significativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vírus influenza A (H1N1) : conhecer para se proteger
    (2016-02-19) COSTA, Jaydson Alves da; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A influenza ou gripe é uma doença respiratória que atinge o homem e várias espécies de animais, podendo provocar surtos e epidemias. Tem a capacidade de sofrer mutações e dar origem a novos subtipos virais. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos a se prevenir contra o VÍRUS A H1N1, bem como: Propor o gibi como uma estratégia para resgatar o interesse à leitura da comunidade escolar e familiar sobre doença endêmica da região de Portel; Orientar os alunos das consequências do vírus A (H1N1). Mostrar aos alunos que hábitos de higiene saudável previnem não só a gripe influenza A (H1N1), mas também outros vírus prejudiciais a nossa saúde. Demonstrar através do gibi de forma ilustrativa e lúdica como se previne, como se contrai e como trata a doença. O trabalho apresentado em caráter exclusivamente bibliográfico, teve como base artigos e teses publicados em revistas científicas, elaboração do método pedagógico dinamizado (gibi). O trabalho vem fomentar a necessidade de se aplicar métodos práticos nas aulas de ciências no 7º ano do ensino fundamental das escolas de Portel, para incentivar a prática assídua desses métodos de ensino aprendizagem que comprovadamente proporcionam uma eficácia maior na mediação do conhecimento e na interação em sala de aula entre professor mediador e educando, tendo em vista que toda atividade feita na prática se torna, mas interessante, pois proporciona ao educando uma aprendizagem significativa, alegre e divertida o mesmo aprende brincando sem contar que aumenta a participação ativa de toda a turma. Contudo o trabalho ligado à prevenção pode desenvolver nos alunos a forma a consciência de que um simples ato de lavar as mãos pode ser considerado assim um passo muito importante para saúde de todos que estão envolvidos de forma direta e indireta. Assim tivemos uma reciprocidade de aprendizagem conhecimento mudando diante dos problemas e da sociedade.
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