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Navegando por Orientador "PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)
    (2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622
    Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
    (2019-02-28) ARAGÃO, Paulo Márcio; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contextualizando os conceitos de átomo e elemento químico a partir da leitura de rótulo/embalagens
    (2023-12-08) CHAVES, Jamille Palheta Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Este Trabalho de Curso apresenta formato que atende aos pré-requisitos da Instrução Normativa nº 01/2023 - PROEG/UFPA e está em conformidade com o Art. 4º, incisos II e IV, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso - TCC, flexibilizando a sua forma de defesa, em virtude das consequências da pandemia da COVID -19. Realizado na EEEFM. Luiz Nunes Direto, no município de Ananindeua-PA. A prática extensionista foi planejada e organizada, na conjectura de atividade curricular Práticas Pedagógica em Química IV, do curso de Licenciatura em Química do Campus Universitário de Ananindeua – PA. Objetiva-se a compreensão do conceito de átomos e a definição de elemento químico que são conceitos fundamentais para a compreensão das propriedades dos diferentes materiais presentes no cotidiano. A estrutura atômica e a definição de elemento químico foi contextualizada com a leitura de rótulos de alimentos consumidos cotidianamente por adolescentes durante uma exposição interativa com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes em compreender as indicações de elementos químicos presentes nos produtos. Mesmo se tratando de conceituações de difícil assimilação devido ao alto grau de abstração, nossos resultados indicam que essa estratégia de contextualização possibilitou melhor conhecimento sobre os objetos de estudo e foi percebida pelos estudantes como facilitadora da aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local
    (2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
    (2019-01-15) POMPEU, Elvis Vieira; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitura das concentrações de sódio e açúcar a partir de rótulos em produtos geralmente consumidos no dia a dia: uma aplicação no ensino de Química
    (2023-12-12) SANTOS, Ricardo Rafael Sousa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Este trabalho refere-se a uma exposição realizada na escola E.E.E.F.M Luiz Nunes Direito, com o objetivo de dialogar sobre as altas concentrações de sódio e açúcar em alguns produtos consumidos geralmente no dia a dia, e sensibilizar os visitantes sobre os perigos de consumir em excesso esses ingredientes. Além disso, o intuito do trabalho também foi que os alunos compreendessem o conteúdo relacionado a concentrações de soluções por meio desse trabalho. De forma geral, é possível afirmar que o trabalho realizado contribuiu para elevar os entrevistados de um nível de menor para outro de mais conhecimento sobre o assunto. Além de instilar o consumo mais consciente a partir do reconhecimento da concentração de sal e açúcar em produtos industrializados presentes no cotidiano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Manipulação e mistura de produtos de limpeza e o risco da ocorrência de reações perigosas: uma experiência em contexto escolar
    (2023-12-08) SILVA, Camila Magno Costa da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de compostosperigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    QUIMISHOW: um game de misturas e métodos de separação
    (2023-09-18) SOUZA, Fábio Pacheco de; SOUZA, Tiago Pacheco de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Uma parcela significativa da sociedade contemporânea vive em um mundo profundamente marcado pelo uso de Tecnologias Informação e Comunicação (TICs) em atividades básicas dos diversos contextos da vida cotidiana. Por outro lado, persiste uma realidade marcada por Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, como na cidade de Melgaço, onde o acesso a essas tecnologias é dificultado. Assim, entendemos que a escola é importante instrumento para a transformação social e deve ser um local de acesso e incentivo ao uso criativo das TICs, portanto, precisa ser ambiente para democratização dessas tecnologias, contribuindo para aprendizagem e para inclusão digital e social. Esperamos que o recurso didático elaborado possa contribuir para o enfrentamento da exclusão social ao passo que contribua para a aprendizagem dos objetos de conhecimento propostos. Em vista de oportunizar e aproveitar o potencial de comunicação das TICs, este trabalho consistiu na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, para o ensino dos objetos de conhecimento Misturas e Separação de misturas, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O Objeto de Aprendizagem, nomeado de “Misturas e métodos de Separação”, foi criado graficamente com ferramentas do programa PowerPoint da Microsoft para o sistema operacional Windows. Como resultado, foi obtido um recurso didático, para acesso off-line que contribui tanto para o processo de ensino, quanto de aprendizagem, dadas as suas características de um jogo destinado à avaliação, mas que disponibiliza feedback dos conceitos avaliados em cada pergunta, possibilitando a afirmação ou correção dos conceitos abordados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de maquetes no ensino de Ciências
    (2024-05-24) LIMA, Viviane Sousa de; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, planejamos, confeccionamos e utilizamos maquetes no decorrer das aulas para preparar os alunos para uma feira de ciências escolar, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina Ciências. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever as oportunidades de ensino-aprendizagem que surgiram durante o processo de construção e uso das maquetes, bem como refletir sobre a importância desta experiência em minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes contribuiu para o processo de múltiplas aprendizagens, pois os alunos conseguiram demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. Esta experiência me oportunizou o planejamento, busca de informações, estreitamento de laço com os alunos, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.
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