Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PINHEIRO, Georges Alberto Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Educação psicossomática no contexto pedagógico das práticas de educação física
    (2019-07-05) AZEVEDO, Ediane Souza de; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    Este trabalho trata da psicossomática e da educação física escolar, trazendo ambos seu conceito e histórico, de modo que as mesmas sejam articuladas e medias para resultarem num novo olhar pedagógico de educação: educação física e saúde mental na escola, desse modo, busca-se objetivamente atrelar as teorias da educação física seguindo as ideias de Medina (2007) e Brandil (2000) posteriormente às teorias da psicossomática segundo Filho e Burd (2010), Cruz e Junior ( 2011) e Silva e Gaio (2016) para assim mostrar uma nova proposta e perspectiva de educação que vise discutir sobre saúde física e mental com alunos (jovens adolescentes) de forma que tenham um renovado conhecimento do que significa aos dias de hoje ter saúde e bem estar; em como cuidar do seu eu de maneira integral, prevenindo-os das doenças psicológicas e físicas, oriunda desta geração, portanto, esta pesquisa segue a metodologia de cunho bibliográfico e pesquisa qualitativa, buscando novas reflexões e discussões fundamentando ambos os conteúdos de modo que as ideias apresentadas neste projeto tenha significado e demonstre validez para a educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico como recurso didático para o ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down
    (2011) PEREIRA, Elza do Socorro Ferreira; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    O presente trabalho tem como tema “O lúdico como recurso didático para o ensinoaprendizagem da criança com Síndrome de Down”. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do lúdico como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem de alunos com Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Dr. Vicente Maués. E como específicos: Verificar como o lúdico contribui para o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem do deficiente com Síndrome de Down; Saber de que maneira os professores da APAE e da Escola Dr. Vicente Maués, turno vespertino, podem utilizar o lúdico para desenvolver a coordenação motora dos alunos com Síndrome de Down; e, Perceber qual a relação do professor com o aluno Síndrome de Down na entidade APAE e na Escola Dr. Vicente Maués. Buscando responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa com método indutivo, de abordagem qualitativa com aplicação de questionários e observações nas referidas Instituições Educacionais. Ao final da pesquisa, concluímos que o lúdico se torna necessário para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teorias do desenvolvimento, à partir de Jean Piaget e Lev Vygotsky
    (2022-07-20) FAGUNDES, Roany Pantoja; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    O presente trabalho teve como temática o processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, com base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, procurando um entendimento sobre o processo pelo qual a criança vivencia durante sua vida e, sua relação com o ambiente externo. Ao percorrer o processo de desenvolvimento cognitivo, o sujeito, o indivíduo tem contato com experiências sólidas que têm o intuito a construção de um ser social. Piaget se baseou no fenômeno do pensamento abstrato, mental, lógico, independente da ação humana nas coisas e, por consequência, cientificamente, no que chamou de Epistemologia Genética. Vygotsky, que teve uma formação e vida acadêmica totalmente voltada para as artes e ciências humanas, destacou-se por seu estudo da estética e da literatura, pesquisou processos de mudança na história do sujeito, buscando a psicologia histórica, tendo como base o materialismo histórico-dialético. De tal maneira, ambos tinham a preocupação com questões genéticas, sociais e psicológicas para entender como ocorria o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as teorias destes dois autores sobre o desenvolvimento cognitivo e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA