Navegando por Orientador "PESSOA, Wilton Rabelo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico(2018-02-27) SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial(2019-01-10) MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino de Química nos anos iniciais: produção e consumo do açaí como tema de estudos(2019-12-27) TAVEIRA, Pablo Juan Pontes; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais(2014-12-22) ROCHA, Paula Giselle da Costa; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola.