Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação e Sustentabilidade Ambiental: um relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão durante a formação acadêmica
    (2023-12-01) LOBO, Quedma Carvalho; PAES, Carlos Élvio das Neves; http://lattes.cnpq.br/3203448805009587; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877
    Este trabalho foi produzido mediante um projeto de extensão de mesmo nome que foi realizado na comunidade Manancial Celeste, rio Jejuteua, zona rural de Breves, Pará, com os alunos integrantes do projeto de leitura Vagalume. Para identificar as concepções dos alunos a respeito da forma como veem o meio onde vivem, foi realizada uma oficina onde os mesmos responderam por meio de desenhos e colagens a três perguntas norteadoras, “onde vivo?”, “o que não pode faltar?” e “o que não deveria ter?”. Este estudo partiu do princípio que envolve a necessidade de reflexão no que se refere a relação humana e o meio natural, uma vez que as ações humanas resultam em drásticas mudanças no ecossistema e diversas intempéries climáticas e sanitárias. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Entretanto, os discentes e docentes precisam de capacitação para disseminar atitudes transformadoras e sustentáveis. Durante a análise das ilustrações dos alunos, identificamos duas visões predominantes, a visão antropológica, e a visão naturalista que foi a mais presente, indicando que os alunos que fizeram parte da oficina ainda não haviam desenvolvido uma consciência sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Portanto, é necessário que os educadores incentivem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos em relação à sustentabilidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Visão de licenciandos em ciências naturais sobre bom/boa professor(a)
    (2023-12-22) GONÇALVES, Adriane de Aquino; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877
    A educação envolve processos formais e informais interdependentes. Tem-se como exemplo a interação entre a percepção de boas práticas e o modo de ser do professor – associado, pelo senso comum, à formação acadêmica (educação formal) – com a visão de mundo do professor como um todo – associada tanto às experiências na academia quanto às experiências em outras comunidades (educação informal). A Didática pode discutir esta interação, pois analisa o ensino, o que abrange a atuação do professor, através das dimensões Humana, Técnica e Político-social. Assim, investigou-se como licenciandos conceituam bom/boa professor/a utilizando-se da pesquisa qualitativa descritiva través da qual foram obtidos dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, de quatro licenciandos de Ciências Naturais. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados a priori de acordo com suas identificações com as dimensões da Didática, sendo depois agrupados em subcategorias a partir de suas identificações entre si. As respostas mostram que o/a bom/boa professor/a possui características que envolvem o afeto (Dimensão Humana); atuação e metodologia (Dimensão Técnica) e decisões democráticas na sala de aula (Dimensão Político-social). Conclui-se que os participantes percebem o/a bom/boa professor/a como aquele/a que possui uma boa relação com seus alunos, busca modificar suas aulas para benefício da aprendizagem destes, porém sem que este/a exiba explicitamente uma postura político-social mais acentuada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA