Navegando por Orientador "PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições da literatura de Juvenal Tavares na educação da primeira república paraense(2025-09-15) MARTINS, Larissa de Abreu; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho tem como objetivo analisar as condições políticas e educacionais da Primeira República, no Pará, que possibilitaram a produção e publicação das obras de Juvenal Tavares, e assim compreender como suas ideologias e contribuições literárias impactaram a formação educacional do período. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, com foco na análise histórica. Com base no contexto analisado, verifica-se que o período abolicionista e de efervescência de revoltas na Primeira República, influenciaram os escritos de Juvenal Tavares, os quais refletem aspectos como: o positivismo, a regionalidade, a valorização cultural e a estética poética e jornalística do referido escritor. Nesse sentido, no recorte das obras: Versos Antigos e Modernos, Musa Republicana, Serões da Mãe Preta e Ensino Cívico, temos demonstrado como Tavares trouxe para suas obras elementos culturais, históricos e sociais da Amazônia, promovendo, assim, o resgate e a valorização da identidade regional amazônida e incentivando a reflexão sobre questões políticas e sociais, especialmente no público jovem e estudantes do estado do Pará, no período Regencial. Como conclusão, verificamos que a presença das respectivas obras no currículo escolar do estado paraense contribui para a formação cultural e social dos educandos. A análise dessas obras mostra-se ainda mais relevante porque Juvenal Tavares foi um pensador que produziu textos voltados a valorização da cultura e da identidade amazônica, com o olhar direcionado para a formação das faturas gerações da região. Dessa forma, foi de suma importância estudar esse autor e sua produção literária, pois esse exercício possibilitou compreender como maior profundidade o período da Primeira República Paraense e os debates culturais, sociais e políticos aquele contexto histórico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)(2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fundamentos teóricos metodológicos sobre regência de práticas exitosas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-09-01) CELSO, Dacilda Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre práticas de alfabetização e letramento a partir da experiência como residente do Programa Residência Pedagógica – CAPES, no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 2° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Abaetetuba-PA. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa diante de uma pesquisa definida com estudo de caso associada a pesquisa bibliográfica. Para a produção de dados foi utilizada a observação participante, seguida de uma análise de conteúdo. Autores como Soares (2003), (2020), (2022), Ferreiro e Teberosk (1986), Carvalho (2005), Mortatti (2006), Freire (1996) e Libâneo (1994) foram utilizado para embasar esse artigo. O resultado aponta que no processo dealfabetização, deve-se considerar fatores contribuintes, como a escolha de práticas que contemplam a alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais. Dessa forma considera-se a desmetodização de práticas que não garantem mais o aprendizado, bem como desenvolver práticas exitosas com procedimentos metodológicos embasados de teorias que fortaleçam as medidas de enfretamento do processo de alfabetização e letramento no cenário educacional, principalmente em escolas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do professor alfabetizador no processo de aprendizagem do código escrito por crianças: caminhos teóricos metodológicos(2025-06-18) BEZERRA, Ramiles Clymenie Ferreira; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A respectiva pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o papel do professor alfabetizador diante da aquisição do código escrito por crianças nos anos iniciais da alfabetização e apontar caminhos teórico-metodológicos que busquem auxiliá-lo nesse processo inicial de aprendizagem pela criança. Para fundamentação desse estudo, utilizamos os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), com base nos estudos psicogenéticos desenvolvido por Piaget. Outros teóricos como Vygotsky (2007), Magda Soares (2020, 2016) e Mendonça e Mendonça (2011), fazem parte da discussão teórica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, complementada por um trabalho de campo realizado numa turma do 2°. ano do ensino fundamental, com o intuito de coletar dados sobre os níveis de aprendizagem inicial da língua escrita. Para isso, foram coletados imagens de escrita infantil produzida pelos alunos, que serviram como exemplos concretos dos níveis psicogenéticos de escrita. Os resultados demonstram que o papel do professor alfabetizador é integralizar as diversas facetas que fazem parte do processo de aquisição do código escrito por crianças dos anos iniciais, considerando as hipóteses criadas pelas crianças para que ele saiba identificar o nível de aprendizagem de cada uma e assim gerenciar a sua metodologia de intervenção para o avanço das crianças na aprendizagem da escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino da arte na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental(2024-07-02) MENDES, Rayara Rodrigues; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O ensino de Arte no âmbito escolar visa despertar o potencial criativo, imaginário, expressivo e critico nos alunos, todavia, são muitas as intercorrências que implicam no alcance desse processo, considerando isto, o objetivo deste estudo busca refletir qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais se sobressaem na delineação das estratégias pedagógicas incorporadas na rotina de estudo dos alunos do 5° ano (A) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA. A problemática está centrada na seguinte questão: Qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais nas ações pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA? A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, associada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, está relacionada a uma experiência de iniciação científica sobre o ensino de Arte, desenvolvida na referida escola. Os instrumentos de coleta de dados, consistiram na utilização das técnicas de pesquisa de observação participante e entrevista semiestrurada/não diretiva. O aporte teórico comportou os seguintes teóricos, Barbosa (1975-2001-2002-2008); Silva (1989) Ferão et al. (2001); Ferraz e Fusari (2009); Freire (2011); Rodrigues (2013); Chirinéa e Brandão (2015); Iavelberg (2016); Martins, Picosque e Guerra (2010), e documentos legais referente as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. De acordo com a observação feita na escola sobre o ensino da arte, bem como a sua importância na formação da criança, conclui-se que a arte, disciplina obrigatória do currículo escolar, está sendo posta em segundo plano pela escola, tendo em vista a ênfase direcionada ao preparatório do SAEB, fato que impactou negativamente o desenvolvimento da formação artística dos educandos, privando-os de terem aula durante quase todo semestre letivo observado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais(2024-06-19) SANTOS, Camila da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.