Navegando por Orientador "PEREIRA, Gabrielly Albuquerque Lobo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte do ballet e sua contribuição no desempenho escolar de alunos no ensino formal: um estudo comparativo de alunos praticantes e não praticantes de ballet(2018) MONTEIRO, Emylle Carine Aleixo; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque LoboEsta pesquisa tem por objetivo analisar a arte do ballet clássico como subsídio no processo educativo pessoal relacionado ao rendimento escolar dos alunos praticantes e os alunos não praticantes, buscando encontrar possíveis benefícios adquiridos pela sua prática, que influenciam no aprendizado escolar, relacionados aos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, comparativo, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por dois grupos, divididos igualmente, contendo quatro alunos, com idade entre oito a nove anos, o Grupo I é formado por alunas praticantes de ballet clássico, e Grupo II pelos alunos não praticantes, todos alunos estudam da Escola Estadual Lar de Maria, na cidade de Belém, dentre eles, dois praticam ballet clássico no Projeto Só Arte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente a identificação dos alunos e seus motivos inerentes sobre as aulas de ballet e seus respectivos relatórios semestrais. Os resultados obtidos mostram que foi possível analisar que os alunos do Grupo II, os não praticantes exibiram uma média 4,375 para todos os critérios, diferentemente do Grupo I, referente as alunas praticantes de ballet, que apresentaram duas médias iguais a 4,75, e duas médias 5, sendo um pouco oscilante entre os critérios, ainda assim maiores que as notas do Grupo II. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que mediante a prática do ballet clássico devemos cada vez mais acreditar na expansão dessa arte como auxilio no desenvolvimento do rendimento escolar dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do BalletPilates para o preparo físico da bailarina clássica(2017) SOUZA, Amanda Almeida Vinente de; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque Lobo; http://lattes.cnpq.br/5402370558457601O presente trabalho trata do Ballet e do método Pilates e de como o hibridismo dessas duas práticas contribuiu para o nascimento do BalletPilates. A pesquisa, feita pelo método exploratório de caráter qualitativo, mostra de que forma este novo método pode ajudar na melhoria do preparo físico de bailarinos(as), como demonstro na prática. Ainda relato a história do Ballet, do Pilates e do BalletPilates, assim como deste descrevo os módulos que compõe a sua formação: Fusion, Barreplus, Stick, Fitball, Aéreo e Fitafit. Destaco que nos laboratórios práticos de BalletPilates, trabalhei somente o módulo Fusion, com três bailarinas da Volé Cia. de Dança, por ser o módulo básico e pré-requisito para os demais. O resultado demostra a eficiência desse novo método na melhoria do condicionamento físico dos praticantes de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sonho de uma noite de natal: uma análise das múltiplas funções desenvolvidas no processo de adaptação do Ballet de Repertório Quebra Nozes para a Escola de Dança Corpo de Baile(2018) SILVA, Luana Alves da; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque Lobo; http://lattes.cnpq.br/5402370558457601Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de montagem do espetáculo Sonho de Uma Noite de Natal, baseado na adaptação do ballet de repertório O Quebra Nozes para a Escola de Dança CORPO DE BAILE. Dá ênfase às múltiplas funções, desenvolvidas por mim como professora/coreógrafa na coordenação geral do espetáculo e, ainda, relata as dificuldades encontradas no processo de orientação de alunos, técnicos de som, cenógrafos, iluminador, entre outros envolvidos. Busca demonstrar a necessidade de aprofundamento na busca pelo conhecimento das funções e recursos técnicos artísticos necessários na composição de qualquer trabalho coreográfico.