Navegando por Orientador "PEREIRA, Elson de Menezes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó Pará(2023-12-22) BORGES, Vitória Rodrigues; PEREIRA, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico, sobre os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó-Pará. O intuito é evidenciar as especificidades da EJA, fazendo um breve esboço histórico, dos primórdios a contemporaneidade, da Educação de Jovens e Adultos, passando pelo o que a legislação prevê atualmente para a modalidade. E a partir disso, lançando um olhar para a atuação da EJA na Educação do Campo, assinalando a ausência da EJA na BNCC, e a partir desta, evidenciar a importância de haver um currículo adaptado para a modalidade e que tenha relevância, relação e significados para a realidade dos alunos da escola rural/ribeirnha que acessam a modalidade, para assim, discorrer sobre os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos nas comunidades rurais/ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de Leitura: uma discussão a partir de falas de professores da educação básica do município de Breves(2024-01-25) RODRIGUES, Mateus dos Santos; PEREIRA, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896Este trabalho tem o intuito de analisar e ressaltar a importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica, como também, sua prática nas escolas de Breves, na ilha do Marajó. A construção pesquisa possui fundamentação teórica em bibliografias que destacam aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos proporcionados pela leitura, habilidades essas, como por exemplo, interpretação e produção de textos, extensão de vocabulário, entre outros diversos benefícios. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com quatro professores da educação básica de Breves, para analisar e compreender suas concepções de trabalho com a leitura. O resultado da pesquisa mostrou que os docentes possuem uma concepção de trabalho com a leitura em sala de aula notável, compreendendo-a com um dos fatores determinantes para o processo de ensino e aprendizagem, pois, as habilidades proporcionadas pela prática de leitura são imprescindíveis para o aprimoramento das capacidades intelectuais dos alunos da educação básica.