Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PARENTE, Garibaldi Nicola"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise e interpretação do primeiro canto de Os Lusíadas
    (2019-12-17) PANTOJA, Dorotéia Ferreira; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este artigo tem por propósito a leitura e a explicação do primeiro canto da epopeia portuguesa de Camões, Os Lusíadas com a produção de uma análise e interpretação da divisão do canto em consonância com paralelos de temas com a contemporaneidade. Para tanto, utiliza-se apoio bibliográfico sobre o contexto histórico e embasado nos conceitos da teoria poética, como a Poética de Aristóteles e Anazildo Silva Vasconcellos em História da Epopeia Brasileira (2007) e pelo texto base do poema de Virgílio C. Dias (2005) com a tese de que Portugal existe por força de vontade própria, cerne pelo qual o poema pode ser compreendido e pelo plano maravilhoso e histórico que formam o modelo da poesia épica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O caráter de Aurélia diante das mazelas sociais do séc. XIX
    (2017) RODRIGUES, Conceição de França; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a obra Senhora, de José de Alencar ressaltando a crítica e às contradições presentes na sociedade brasileira do século XIX, por meio de sua obra romântica, a qual constrói uma personagem feminina que é educada para exercer autonomia como indivíduo, sendo assim contraditória à educação rígida das demais mulheres desse período. Neste sentido, este artigo tem a finalidade de analisar a trajetória da protagonista Aurélia Camargo e o seu caráter, através do seu comportamento diante das mazelas sócias do século XIX, a fim de identificar os hábitos, costumes e a educação das mulheres dessa sociedade. O qual demonstrar assim o predomínio do masculino sobre a vontade feminina e o fato de que às mulheres se destinava uma vida de submissão. Busca-se discutir estas relações considerando a personagem feminina e o contexto da época, o qual é moldado pelo patriarcalismo e pela educação burguesa. Procura-se articular com as temáticas do casamento, comportamento, valores e submissão o contexto da sociedade. E assim investigar até que ponto a atitude de Aurélia e seu caráter discorrem entre si, com os valores morais e sociais da época, e qual as características de mulher idealizada ela mostrar-se na obra.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento social da personagem Luzia em Luzia homem de Domingos Olímpio
    (2017) PAIXÃO, Maria Orlandina Batista; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O objetivo do artigo é analisar o comportamento social da personagem LUZIA em LUZIA HOMEM de Domingos Olímpio, é apresentar a figura da mulher, utilizando a personagem Luzia da obra Luzia Homem de Domingos Olímpio (1903), como base para ilustrar o comportamento feminino dentro do contexto social nordestino do século XIX. Como revelam as ações contrárias às convenções do período e mostrar como a mulher é tratada e se seu comportamento está de acordo com o que se esperava na época
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    D. Amélia: o preconceito racial em chove nos campos de cachoeira
    (2019-12-17) BALIEIRO, Maria de Nazaré Vasconcelos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O presente trabalho tem como tema "D. Amélia: o preconceito racial em chove nos campos de Cachoeira". O objetivo desse trabalho é analisar o preconceito racial na literatura de Dalcídio Jurandir (1909-1979), na obra “Chove nos Campos de Cachoeira”. O intuito da análise demanda para a questão do preconceito racial, ou seja, o racismo, com base nas relações sociais de personagem e conhecer, por meio da narrativa, a veracidade dos menos favorecidos, dando-se destaque para a denúncia das mazelas sociais na literatura regionalista. A pesquisa teve como metodologia à análise bibliográfica sob as contribuições dos teóricos Salles Vicente (1988); Maria Giacomini (1988) e Angela Daves (2016), entre outros, pautadas em uma abordagem qualitativa. Os principais achados do trabalho demonstram umaperspectiva acerca do preconceito racial a partir dos teóricos que se ancora nas desigualdades sociais, do modo de vida e o tratamento imposto por uma sociedade preconceituosa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da submissão à contestação: reflexões contemporâneas percebidas no conto queirosiano “No moinho”
    (2019-12-17) CARNEIRO, Cleonice da Silva; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este artigo busca estabelecer a relação entre o conto “No moinho”, de Eça de Queirós, mais precisamente, a trajetória, da personagem Maria da Piedade durante a narrativa com a trajetória e evolução das perspectivas femininas na atualidade, até o alcance de sua liberdade. Essa comparação é feita a partir de três momentos distintos da narrativa, o memento da submissão, contestação e liberdade pessoal. Busca-se, ainda, convergir aspectos da obra para os aspectos da sociedade do século XIX, para isso valemo-nos dos estudos de Maria Ângela D’Incão (2004) para falar do papel da mulher no XIX, Antônio Candido (2006) para falar da relação entre literatura e sociedade e Rose Marie Muraro (1993) para falar das perspectivas das mulheres para o futuro do surgimento da opressão feminina e suas perspectivas para o futuro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Idealização e colonização na obra Iracema de José de Alencar: a simbologia dos personagens Iracema e Martim
    (2017) PIRES, Cláudia Rodrigues; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O presente trabalho tem uma concepção de pesquisa bibliográfica e se focalizará na análise simbólica dos personagens Iracema uma índia guerreira, gentil e forte, e Martim o branco colonizador na obra Iracema do autor José de Alencar. Sendo assim através de uma análise descritiva e interpretativa se verificará quais são os fatores importantes para que estes dois personagens sejam caracterizados como representantes da terra inexplorada e da guerra e destruição respectivamente, com o intuito de compreender a importância de Alencar misturar ficção e história, utilizando dois únicos personagens para demonstrar de maneira romantizada e simbólica, como esse contato entre o índio e o branco durante a colonização brasileira, afetou de maneira definitiva o futuro da população, tanto indígena quanto branca. Para isso se utilizará como base as ideias de Machado de Assis, Alfredo Bosi, Ricupero, Pinto, Antônio Candido, Ribeiro, entre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantil como incentivo à leitura: o prazer de ler como veículo de aprendizagem
    (2018-06-29) BRITO, Mayane Santos de; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Esse artigo visa mostrar que a Literatura Infantil é um gênero de estrema importância para a educação da criança dentro da escola. A literatura infantil constitui-se num dos momentos mais ricos e significativos dentro das instituições de ensino, e não se entende uma proposta pedagógica que não inclua em seu currículo o contato das crianças com os maravilhosos livros da literatura infantil. Este é o tema que procuramos enfatizar a literatura infantil como elemento fundamental para o desenvolvimento da imaginação e fantasia. Buscamos identificar também qual a postura adotada pelos professores frente a essas dificuldades em que os alunos enfrentam sobre a leitura. O objetivo desse trabalho além de desempenhar a prática docente com eficácia, onde por intermédio do estágio supervisionado, praticado no 8º semestre, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas em relação à leitura. E, partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Busco desenvolver nesse projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagem
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Poema e poesia através da literatura infantil
    (2018-07-09) SANTOS, Josiane Cardoso dos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado desenvolver a formação de leitores/escritores competentes, uma vez que é estimulado o desenvolvimento da imaginação infantil, fazendo do sujeito alguém crítico e envolvido com o ato de interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar o contexto no qual está inserido; o objetivo desse trabalho é mostrar a importância bem como as diferenças entre o poema e a poesia na literatura infantil, expondo as concepções de estudiosos a respeito da poesia e do poema, fazendo uma reflexão acerca da importância da linguagem poética bem como sua estrutura. Justifica-se a mediação do texto poético como fator de suma importância para o imaginário da criança, dessa forma, faz-se necessário apresentar exemplos e analises de poemas de cunho destinado ao publico infantil com temáticas ligadas ao seu cotidiano fazendo uso de uma linguagem acessível a sua condição de criança em fase de aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os poemas sociais de D. Pedro Calsadáliga
    (2017) SILVA, Nahara Santana Ferreira da; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090
    Este trabalho se constitui de um estudo de alguns poemas de Dom Pedro Casaldáliga, tendo como tema principal o seu lado social. Trata-se de uma produção social, que expressa à ligação dele com a defesa dos pobres e necessitados, assumindo um caráter de protesto e denúncia contra os males que atinge o povo da região do Araguaia. O conceito de Verossimilhança e poesia social foi essencial para a interpretação de suas obras no decorrer do trabalho, pois dessa forma foi possível reconhecer no interior dos poemas selecionados, que Casaldáliga apresenta uma experiência particular e comunitária com os conflitos de uma região que dão origem aos seus poemas, representativo de sua luta contra os problemas sociais do homem presente. O presente trabalho está dividido em três tópicos onde em cada tópico é abordado um poema de Dom Pedro Casaldáliga, e os três tópicos são: Poema e as atitudes diante do problema social que se tenta amenizar, Poema contra a pobreza e Poesia na luta para se ter uma terra para habitar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA