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Navegando por Orientador "PARENTE, Francilene de Aguiar"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança como fortalecimento da identidade cultural na comunidade quilombola de Vila União/Campinas
    (2022-12-07) GARCIA, Jéssica Ribeiro; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    O presente Trabalho de Curso (TCC) tem por objetivo construir um plano de ação com a comunidade quilombola de Vila União/Campinas, fazendo uma observação à realidade social, cultural e econômica local, afim de fortalecer a identidade cultural da Comunidade Quilombola de Vila União/Campinas, por meio da dança e à luz da discussão acerca do Etnodesenvolvimento. O plano que se apresenta será desenvolvido na comunidade quilombola de Vila União/Campinas, situada na PA 154, a 17 km da sede do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, com uma história de conquista de território como povo quilombola. O plano tem como metodologia sugerida ações que serão desenvolvidas por etapas, seguindo um cronograma criado com base nos requisitos da comunidade; as danças que serão trabalhadas no plano, como carimbó e lundum, proporcionarão a demonstração da cultura ainda desconhecida pelo fato da mesma estar invisível de alguma forma dentro da comunidade. Quem chega na comunidade hoje pensa que ela não possui esses conhecimentos, o que incomoda muito os moradores, que solicitaram a reativação das danças no quilombo. Este plano de ação foi uma construção coletiva com a finalidade de fortalecer a identidade cultural da minha comunidade de pertença, a partir da perspectiva do Etnodesenvolvimento de povos e comunidades tradicionais. Partindo desse pressuposto, esperamos que o trabalho venha contribuir, mostrando a importância de nossos conhecimentos e culturas que estão presentes nas comunidades; e que proporcione uma autorreflexão aos comunitários, no sentido de valorizar cada vez mais a cultura no interior de nossas comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Poços artesianos: fonte de água para melhoria das condições de vida na comunidade São Sebastião Canta Galo, Resex Mapuá, município de Breves-PA
    (2019-07-04) SANTOS, Josiel Moraes dos; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    O presente Trabalho de Curso (TCC) é uma proposta de Projeto de Intervenção a ser implementado na Comunidade São Sebastiao Canta Galo, a qual pertenço. Esse modelo de TCC é uma exigência do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, que prevê a formação de agentes de desenvolvimento locais capazes de elaborar e ajudar a executar propostas que venham ao encontro do atendimento das necessidades das comunidades de origem dos estudantes o que traz o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Pretende-se viabilizar o acesso a água potável às famílias para diminuir o risco de doenças transmitidas através do uso de água de má qualidade e possibilitar meios para a diversificação do cultivo de plantações. Para tanto, ocorrerão reuniões e ações com as famílias, a associação comunitária e órgãos da prefeitura que atuarão como parceiros no projeto. Com isso, busca-se melhorar as condições de vida das famílias e a garantia da igualdade de direitos enquanto povos e comunidades tradicionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O protagonismo das mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio/Pa
    (2024-08-30) MATOS, Luziane Pereira; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    “O Protagonismo das Mulheres na Resex Riozinho do Anfrísio” explora o papel central que as mulheres desempenham na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, localizada na bacia do Rio Xingu, na Terra do Meio/ Pará, mostrando como as práticas tradicionais e os conhecimentos das mulheres contribuem para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho contextualiza a história de ocupação do território, destacando a importância da extração da borracha e a formação das comunidades ribeirinhas, assim como os desafios enfrentados pelas mulheres devido ao machismo enraizado, que perpetua a desigualdade de gênero na comunidade. O texto discute como as mulheres estão lutando por mais autonomia e pela preservação dos saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais e práticas de parteiras, que estão em risco de desaparecer, por meio das narrativas das mulheres ribeirinhas/extrativistas, com vistas a descortinar a invisibilidade das mulheres naquele território, colaborando para a promoção da igualdade de gênero, o desenvolvimento comunitário, o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino, essenciais para o futuro sustentável na Reserva Riozinho do Anfrísio.
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