Navegando por Orientador "PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos da docência na formação inicial para o ensino de ciências dos anos inicias(2018-02-22) COSTA, Dayane Joanes dos Santos; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831Fundamento-me no estudo teórico-metodológico da pesquisa narrativa, buscando construir sentidos da docência para o ensino de ciências nos anos iniciais. Considero relevante investigar meu processo formativo inicial porque a partir disso, é possível refletir sobre minhas vivências no passado e assim, gerar novas concepções que favoreçam em minha atuação docente futura. Trago três contextos vivenciados durante meu processo de formação na graduação que trazem experiências investigativas e interpreto-os, possibilitando meu processo autoformativo e me fazendo compreender que apesar das lacunas encontradas em minha formação inicial, cabe a mim, buscar conhecimentos para ser capaz de proporcionar um melhor ensino aos meus alunos futuros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O tema alimentação em uma coleção de livro didático para os anos iniciais(2017-04-27) FRANCO, Elayde Betina de Araújo; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os conteúdos voltados para o tema alimentação presentes na colação do livro didático de ciências, nos volumes compreendidos entre o 2° e 5° ano, dos anos iniciais. A alimentação é um assunto que deve ser discutido e iniciado na infância, pois é nessa etapa da vida que adquirimos hábitos alimentares saudáveis, e assim, promover a saúde física e mental, prevenido de doenças crônicas não transmissíveis. A coleção apresenta discussões e atividades importantes para o desenvolvimento da temática alimentação. Porém, possui também alguns problemas relativos às atividades propostas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências e reflexões com práticas experimentais no ensino de ciências para os anos iniciais(2018-02-22) COSTA, Sabrina Freitas da; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica. A pesquisa narrativa fundamenta o estudo dessa experiência, como que reflexões construo de minhas experiências formativas sobre o uso de hipótese em atividade experimentais? Assim recordo as memórias da infância e de estudante da educação básica comparecem na discussão sobre o ensino do conhecimento científico, visando projeções futuras de minha atuação profissional. Uso como instrumento à minhas anotações, fotos e textos da experiencia vivida para a partir deles construir minha narrativa formativa resultante do processo de interpretação. Este estudo gerou sentidos relativos de uma educação em ciências que contemple a interdisciplinaridade e a investigação nos anos inicias articulados pelo processo de autoformação.