Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agile game development process: um processo para o desenvolvimento de jogos
    (2021) NETO, TUBY D'OLIVEIRA; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    A procura por processos e boas práticas que apoiem o desenvolvimento de jogos eletrônicos está cada vez mais comum. Entretanto, embora existam muitas informações de tais metodologias voltadas para sistemas computacionais tradicionais, há poucos dados na literatura sobre essas abordagens para o contexto dos jogos digitais e, quando existem, são insuficientes ou muito prolixas, inviabilizando a aplicação em ambientes reais. Esse trabalho apresenta o Agile Game Development Process, uma proposta de um processo para o desenvolvimento de jogos digitais a qual combina aspectos de outros processos encontrados em levantamentos bibliográficos com algumas práticas ágeis. Por conseguinte, foram examinados os modelos identificados na literatura, extraindo as melhores práticas para o contexto dos jogos eletrônicos de modo a construir o processo proposto. O artigo elucida os fluxos, atores, tarefas, artefatos e tecnologias de modo sucinto com o intuito de oportunizar a implementação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de aderência de ferramentas de software para apoiar o controle estatístico de processos de software
    (2017) ABREU, Diego Oliveira; FURTADO, Julio Cezar Costa; http://lattes.cnpq.br/9175382702970383; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    O Controle Estatístico de Processos é um processo que se faz presente em modelos de qualidade como o CMMI-DEV e MR-MPS-SW nos níveis mais altos de maturidade. Ele tem como objetivo utilizar a Medição, a qual também é um processo presente nos modelos de qualidade mencionados, porém nos níveis mais baixos de maturidade, de forma a controlar os processos medidos e propor uma melhoria contínua dos mesmos. Este trabalho propõe a utilização de ferramentas de software disponíveis no mercado, para a implementação do Controle Estatístico de Processos de acordo com o modelo de qualidade MR-MPS-SW. Com isso, um guia para a implementação é proposto, seguindo os resultados esperados pelo MR-MPS-SW, de forma que as ferramentas de software sejam utilizadas para atender a estes resultados esperados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de impacto de ferramentas de gestão de ordens de serviço: um estudo de caso no hospital João de Barros Barreto
    (2018) RAIOL, Ingrid Furtado; SOUSA, Jeffson Celeiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Diante do avanço da tecnologia e do aumento da competitividade entre as organizações, se faz necessário o auxílio de sistemas de informação, principalmente no setor de TI da organização, para gerenciar e controlar chamados e incidentes. A matriz SWOT é uma técnica de análise de impacto e está dividida em quatro partes: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise de impacto de três cenários do ambiente onde foi realizado o estudo de caso: quando utilizada a ferramenta SOS, quando utilizada a ferramenta CAU e quando utilizada a ferramenta GLPI para controlar chamados e incidentes. Este trabalho contribui para a área de gerência da informação do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, uma vez que a qualidade do serviço pode ser medida, assim como é possível observar a evolução do ambiente. Serão apresentados conceitos sobre Sistemas de Informação, gestão de chamados e incidentes e as ferramentas de controle de chamados do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, bem como os resultados, os quais serão apresentados em forma de gráficos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de software
    (2024) RODRIGUES, João Paulo de Souza; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Com o crescimento de novas ferramentas de inteligência artificial capazes de auxiliar na construção de software de forma cada vez mais rápida e otimizada, há uma necessidade de analisar os impactos que estas ferramentas têm sobre o desenvolvimento de novas aplicações. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para avaliar os efeitos da adoção de ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento de software. Como resultado, este trabalho apresenta um panorama geral sobre os impactos e os desafios encontrados na adoção dessas ferramentas na área de engenharia de software.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um catálogo de jogos de criptomoedas a partir de uma revisão da literatura
    (2023) SILVA, George Felipe de Magalhães; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Durante os últimos 4 anos, muito falou-se sobre criptomoedas e tokens não fungíveis, mais conhecidos como NTFs. O mercado de jogos foi impactado significativamente por esse fenômeno onde, se deu o lançamento de diversos produtos dos mais variados gêneros e propostas onde temos: RPGs, Colecionáveis, Jogos baseados em Battle Royale e jogos de turno. No entanto, foi possível constatar um pequeno número de materiais de cunho científico acerca de jogos inclusos nessa categoria, visando tal problema, o trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo explorar diversos jogos inclusos no mercado de criptomoedas e catalogar as suas características, visando colaborar com uma adição aos trabalhos disponíveis sobre o tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma definição de framework de processo para execução de processos de software
    (2011) GOMES JUNIOR, Mariano Jefferson Batista; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Este trabalho descreve um framework para a execução de processos de software, a partir de boas práticas sugeridas nos modelos de qualidade e de um formalismo de execução. Neste framework estão identificados os atores responsáveis por realizar cada uma das atividades e as fases as quais estas atividades pertencem. Este framework é um dos componentes que integra um ferramental de apoio à execução de processos de software, denominado Spider-PE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de mapeamento sistemático da literatura com foco em desenvolvimento ágil de requisitos no contexto de projetos de software
    (2017) LEITE, Manoel Victor Rodrigues; SOUZA, Adilson Francisco Ferreira; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    O processo Desenvolvimento Ágil de Requisitos (DRE Ágil) é uma abordagem relativamente nova de obtenção de requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto, pois se utiliza de uma metodologia que se consolidou apenas em 2001 com o “Manifesto para o desenvolvimento ágil de software”, tendo como objetivo melhorar os processos de Desenvolvimento de Software. Sendo assim, viu-se necessário analisar de maneira aprofundada todos os trabalhos publicados no meio acadêmico ou industrial acerca das metodologias, métodos, técnicas e práticas já exploradas, a fim de identificar gaps (lacunas) para melhorar as atividades de DRE Ágil. Este trabalho contribui com Engenharia de Software Baseada em Evidências apresentando um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para Desenvolvimento Ágil de Requisitos no contexto de projetos de software, usando a metodologia de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Este MSL propõe-se a apresentar por meio de um Protocolo de Revisão Sistemática os autores, as nacionalidades, os tipos de publicação, entre outras informações encontradas na literatura mundial sobre Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software, propostas em estudos publicados nos últimos quinze anos por estudiosos da área. Serão apresentados conceitos relacionados ao assunto, os resultados obtidos e as análises sobre os resultados a partir de quadros e gráficos com informações sobre os estudos obtidos por meio de fontes de pesquisa, relacionados aos processos de Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de mapeamento sistemático da literatura para controle estatístico do processo no contexto de projetos de software
    (2017) BATISTA, Arthur Ivson Xavier de Moraes; SILVA, Géssica Pinheiro da; FURTADO, Julio Cezar Costa; http://lattes.cnpq.br/9175382702970383; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    O Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma técnica que visa prever e melhorar projetos de software, sejam eles em curso ou futuros, de acordo com a análise de seu comportamento. Por ser algo relativamente novo no contexto de projetos de software, é necessário buscar abordagens (técnicas, modelos de processos, frameworks de processo, ferramenta, metodologias e afins) que sirvam de apoio para que a aplicação desta técnica seja feita da maneira mais eficaz em cada projeto de software, acarretando em resultados que satisfaçam os envolvidos. Essas abordagens devem, de preferência, possuir na literatura casos de sucesso de sua implantação, para que organizações que desejam implantá-las tenham base para realizar tal ação. Nesse sentido, a utilização de um método confiável, rigoroso e auditável com o objetivo de investigar na literatura tais abordagens de CEP, no contexto de projetos de software, pode auxiliar organizações na definição ou melhoria de seu processo. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é aplicar técnicas de Revisão Sistemática da Literatura para Controle Estatístico do Processo a fim de descobrir essas abordagens e produzir insumos que possam servir como base para novos estudos relacionados à Engenharia de Software Baseada em Evidências.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma ferramenta de apoio à avaliação da MOSE competence
    (2018-12-17) COSTA, Leonardo Christian Ferreira da; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Pequenos e médios empreendimentos, no atual cenário brasileiro, representam um grande motor de movimento de capital, serviço e empregos para o mercado como um todo. Porém, não são todos os empreendimentos criados que chegam a um sucesso considerável, muitos deles não conseguem atingir as demandas do mercado e morrem prematuramente. Para o combate dessas falências são diversos os empreendedores que levantam o foco de suas ações para as avaliações que dão apoio na melhoria dos processos, dos produtos e serviços prestados pelo empreendimento Dentro desse contexto, a MOSE (Modelo Orientador para o Sucesso de Empreendimentos) competence se apresenta como uma proposta de modelo guia para a melhoria de processos produtivos e visa dar suporte para que empreendimentos possam crescer de forma organizada, saudável e controlada. A MOSE conta com três avaliações graduadas em bronze, prata e ouro, cada avaliação com seus processos e melhorias em níveis mais avançados. As avaliações são baseadas em um sistema de estrelas e medalhas que indicam a maturidade do empreendimento que as realiza. Este trabalho visa apresentar uma ferramenta, construída em tecnologia livre, aderente às práticas explicitadas na avaliação de contexto (bronze) da MOSE competence para assim, dar suporte ferramental para a execução deste tipo de avaliação. A execução deste trabalho foi feita por meio de um estudo aprofundado sobre a certificação MOSE com um foco maior no roteiro da avaliação de contexto do modelo. A partir desse roteiro um fluxo de atividades foi criado e requisitos para a ferramanta foram especificados, o desenvolvimento da ferramenta foi feito com tecnologias livres. O estudo e a execução das atividades de implementação deram origem a ferramente Spider-MOSEAppraisal, ferramenta essa feita no contexto do projeto SPIDER (Software Process Improvement: Development and Research), portanto, se trata de uma ferramenta livre. A pesquisa também produziu um fluxo de atividades aderente a avaliação de contexto da MOSE competence bem como a um conjunto de requisitos aderentes a esse fluxo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A game for teaching tourist aspects of the state of Pará from Brazil
    (2021) OLIVEIRA, Felipe de Melo Rodrigues e; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Tendo em vista o consumo cada vez mais expressivo de Jogos Digitais em tablets e smartphones, principalmente após a pandemia de COVID-19, abre-se a possibilidade de utilizá-los como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, o conhecimento de costumes regionais é elementar para a valorização das riquezas culturais de uma localidade, além de contribuir com o Turismo. Nesse sentido, dado que os autores residem no estado do Pará e a constatação da falta de meios lúdicos para ensinar sobre os costumes locais, desenvolveu-se um Jogo Eletrônico Mobile voltado ao ensino da cultura paraense, sendo a proposta principal deste trabalho de apresentar o jogo detalhadamente. O aplicativo foi projetado para incluir todas as sub-regiões do estado e os mais diversos aspectos culturais, além de contar com mecânicas de jogos conhecidas, a fim de torná-lo mais atrativo para diferentes perfis de jogadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
    (2018) LIMA, João Luís dos Reis; SOUZA, Rafael Ferreira de; FURTADO, Lennon Sales; http://lattes.cnpq.br/8539879857962662; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Contexto: o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não é tão novo. Contudo, as tecnologias recentes proporcionaram novas oportunidades para sua aplicação tanto no ambiente acadêmico quanto industrial, podendo aumentar o envolvimento e engajamento de alunos e colaboradores. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria do Processo de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de um estudo de mapeamento sistemático, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e a jogos sérios nos temas citados. Método: realizou-se um estudo de mapeamento sistemático para identificar estudos primários e secundários que abordem o uso, a proposta ou a avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânicas de jogos em engenharia de software. Resultados: foram identificados 167 estudos primários e secundários, publicados entre 2001 e 2017. Os estudos preliminares mostram uma proximidade entre os métodos utilizados nos trabalhos pesquisados, pois em 92 é usado jogos sérios, enquanto em 71, gamificação é o método explorado. Conclusões: apesar do uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não ser tão novo, existe um grande espaço a ser explorado, principalmente em Melhoria do Processo de Software e Medição de Software.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma melhoria no processo ágil da COTIC-PROEG da UFPA para atendimento do processo de desenvolvimento de requisitos do MR-MPS-SW
    (2018) MONTEIRO, Lucas Tavares; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Atualmente, muitas empresas buscam aprimorar seu processo de desenvolvimento de software utilizando modelos de qualidade como base. Nesse contexto, o programa de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) foi desenvolvido, assim como o Modelo MPS de Software (MR-MPS-SW). Frequentemente, as organizações enfrentam dificuldades na etapa de desenvolvimento dos requisitos do produto de software, fator crucial para a garantia da criação de software com qualidade. Esse trabalho propõe uma melhoria do processo ágil de desenvolvimento da COTIC-PROEG, utilizando como base o processo de Desenvolvimento de Requisitos (DRE) do modelo de qualidade MR-MPS-SW, que tem como objetivo o estabelecimento de requisitos que atendam as expectativas, necessidades e restrições do cliente. Para tal, foi realizada a modelagem do processo atual de desenvolvimento da COTIC, sob o qual foi realizada uma avaliação com base em evidências de atendimento aos resultados esperados do DRE, presentes no Guia de Implementação de Software do nível de maturidade D do MR-MPS-SW, e então proposto um novo processo de desenvolvimento, de forma que todos os resultados esperados sejam completamente atendidos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quilombapp: um aplicativo para educação da cultura quilombola
    (2024) SALES, Jonathan José Cardoso de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    As comunidades quilombolas representam uma parte vital da história brasileira. Nesse contexto, a implementação de ações educativas torna-se essencial para estabelecer uma ligação positiva entre os jovens quilombolas e suas expressões culturais, combatendo o racismo e promovendo o apreço positivo pela identidade negra. A iniciativa deste trabalho surge da falta de divulgação e reconhecimento da cultura quilombola no ambiente digital, evidenciada pela ausência de aplicativos móveis dedicados a esse propósito. A necessidade de disseminar essa cultura de forma acessível impulsiona a busca por soluções, reconhecendo o potencial dos aplicativos digitais para alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o QuilombApp, um aplicativo móvel dedicado à educação e preservação da cultura quilombola. O desenvolvimento do trabalho seguiu uma metodologia que abrangeu o planejamento, a prototipagem, o desenvolvimento e a avaliação, com ênfase no feedback dos usuários. Portanto, os resultados destacam o QuilombApp como uma valiosa contribuição para a promoção da cultura quilombola, proporcionando acesso interativo e offline a informações sobre essa rica herança cultural.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um sistema informatizado para gestão das atividades relativas à pesquisa acadêmica
    (2024) OLIVEIRA, Alfredo Gabriel de Sousa; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    É indubitável que a pesquisa científica desempenha um papel crucial na construção da sociedade. No entanto, nos últimos anos, com o advento da Covid-19, muitos pesquisadores têm enfrentado desafios ao conciliar o distanciamento social com a integração de novos estudantes na pesquisa científica. Assim, é de extrema importância recorrer a plataformas que busquem fomentar uma maior interação entre orientadores e novos pesquisadores, visando aprimorar a formação e capacitação desses indivíduos como futuros profissionais e pesquisadores. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um sistema informatizado que utiliza o método ágil conhecido como Kanban para a gestão das atividades relativas à pesquisa acadêmica. Essa abordagem visa promover uma interação mais eficaz entre orientadores e pesquisadores, possibilitando um monitoramento mais preciso das tarefas a serem realizadas. Por fim, para o desenvolvimento deste sistema, foi utilizado a ferramenta Projects do Github, no qual era possível listar as tarefas a serem desenvolvidas bem como atualizar seu estado de forma análoga ao Kanban.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Spider-mscontrol: a tool for support to the measurement process using gqim approach
    (2022) SOUZA, Paulo Junior Sousa; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A survey-based study on a learning and knowledge transfer process in information technology courses
    (2021) LIMA, Débora Emerique de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar as informações referentes à importância de um processo de estímulos para transferência de conhecimento seguindo a teoria de Vygotsky e as Funções Psicológicas Superiores - FPS. A partir disso, a intenção futura é auxiliar na seleção de abordagens e metodologias para a construção de uma sala de aula na qual os discentes sejam estimulados a aprender e buscar conhecimentos. Logo, como forma de atingir o objetivo mencionado, uma pesquisa do tipo survey foi definida e aplicada com docentes e discentes. A pesquisa teve como resultado a identificação da importância que os participantes dão para estímulos de transferência de conhecimento durante a aprendizagem. Além disso, foi possível verificar como os docentes preparam-se e a abordagem que eles utilizam para a construção de conhecimento. Portanto, conclui-se que este survey pode servir de base para fornecer aprendizados e diferentes visões sobre a importância de estímulos de aprendizagem para os discentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de métodos de animação procedural: recomendações para aplicação
    (2021-06-21) CANTÃO, Vitor Novaes; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    A ascensão da computação gráfica deu origem a uma nova geração de videogames, em que gráficos inigualáveis e animações meticulosas tornaram-se padrão. Além disso, com o crescimento da indústria, o interesse de novos desenvolvedores de jogos e de novas ferramentas também se expandiu. No campo da animação de videogame, as animações procedurais produzem resultados que seriam impossíveis ou extremamente custosos temporalmente, fornecendo resultados mais vívidos e conectados ao mundo do jogo. Este trabalho introduz novos desenvolvedores de jogos às técnicas de animação procedural, apresentando um guia com diferentes métodos e seções, contendo: como usar, quando aplicar e uso em cenários do mundo real. O processo consistiu na seleção das técnicas com base em critérios como relevância para o setor, qualidade de resultado e facilidade de implementação. Cada método foi estudado e aplicado, resultando nas seções do guia que contém discussões sobre as complexidades, as limitações e os pré-requisitos da implementação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A virtualização de um jogo para o ensino de gestão de conhecimento: módulos fábrica de conhecimento, banco de conhecimento, ranking e autoavaliação
    (2022) SOUZA, Giovanne César Osório de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Com o avanço tecnológico do mercado de trabalho nos últimos anos, as organizações notaram a necessidade de inovações tecnológicas e a fim de atingir esse objetivo precisam capacitar seus trabalhadores e o item chave para se obter isso é o conhecimento. Suprindo essa necessidade, tem-se um jogo voltado para o ensino de gerenciamento do conhecimento, na qual utiliza uma abordagem gamificada e otimizada, porém analógica e mecânica. Como o mercado de trabalho foi atingido pelas tranformações digitais, outras áreas também foram atingidas, como a educação, nota-se o aumento expressivo da utilização de jogos digitais para o ensino e a virtualização daqueles que possuem apenas uma versão analógica. Nesse contexto, este trabalho apresenta a virtualização de um jogo para ensino da gestão do conhecimento, oferecendo uma aplicação que utiliza os elementos da gamificação e um game design moderno, no qual otimiza o ensino, proporcionando imersão, engajamento e excitação, aprimorando de modo geral o desempenho do ensino aos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA