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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas
    (2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ballet Clássico: O ensino pelo método da Royal no Espaço de Dança Movimentar, em Mosqueiro-PA
    (2022-07-07) CARMO, Ana Milena Navegante; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho consiste na análise sobre o ensino do ballet clássico com base no método da Royal Academy of Dance aplicado às alunas do Espaço de Dança Movimentar, na Ilha de Mosqueiro- PA. Evidencio as minhas vivências como bailarina- docente nesse contexto de ensino- aprendizagem, trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2020, a partir do exame do 3o grau de ensino do método inglês de ballet clássico, tendo como teoria de base os estudos da psicomotricidade, conforme os estudos de Alves (2008). Com a finalidade de atingir os objetivos pretendidos, foram utilizados referenciais teóricos da dança clássica, tais como: Sampaio (2013) e Agostini (2010). Por fim, apresento os resultados do processo avaliativo e a solenidade de entrega dos resultados do exame, a fim de enfatizar a importância do ensino da dança clássica para as discentes daquele contexto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
    (2018-12-14) MOTA, Thais Malato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
    (2018-12-17) BAÍA, Carla Suellen Castro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Capoeira um dos elementos de maior representatividade de luta e resistência de nossos ancestrais, herança dos povos africanos, surge aqui como base fundamental na construção da minha dança. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar a contribuição da capoeira na minha formação em dança, mais especificamente no âmbito acadêmico da Licenciatura em Dança. A partir das minhas vivências desde o curso Técnico em Interprete – criador em Dança da UFPA até a Licenciatura em Dança – UFPA, partindo da afirmação de que a capoeira foi elemento fundamental para a construção de um corpo que dança, contribuindo com seus trabalhos de rítmica, contexto histórico, vocabulário de movimento e filosofia de vida. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho autobiográfico, utilizando como principais teóricos: Vianna (2008), Miller (2007),Strazzacappa (2012) e Bolsanello (2011)sobre os estudos da Educação Somática para compreensão do corpo relacionado a dança e a minha vivência na capoeira que adquiri ao longo dos estudos na graduação em dança. Surge então, o entendimento do Corpo em Prontidão que vem carregado de memória de suas vivências na capoeira e que ao ter contato com a dança e seus conceitos, consegue perceber a potência de suas práticas enquanto corpo que dança. Desse resultado surgiu o estudo coreográfico intitulado Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, que levou para a cena elementos da capoeira, trabalhados sobre o olhar do sapateado norteamericano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Carimbolando: o processo ensino - aprendizagem e espetacularidade do carimbó no município de São Domingos do Capim - Pará
    (2004-11-04) PIMENTEL, Klaryane dos Passos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem do Carimbó e sua espetacularidade no grupo Carimbolando. Grupo de jovens do município de São Domingos do Capim, pelo viés da Etnocenologia. Apresentando o saber-fazer da dança do carimbó nos interiores, enquanto artista–pesquisadora– participante. O suporte teórico-metodológico utilizado partiu dos estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Bião (2007) e Oliveira (2015), que abordam sobre práticas e comportamentos espetaculares, sendo eles artísticos e culturais. Fundamentada em teóricos como Jastes (2012) e INRC (2013) sobre a dança do Carimbó. Para o ensino-aprendizado da dança, o estudo está alicerçado nas obras de Marques (2011) e Strazzacappa (2001). Os dados foram coletados no ano de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatro dançarinos do grupo Carimbolando. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, na qual é retratada a minha trajetória acadêmica, juntamente com as experiências na dança do carimbó, no decorre desta caminhada, bem como, é revelada as vivências e os laboratórios sobre os movimentos da dança do carimbó no grupo Carimbolando. Como resultado apresento a espetacularidade de duas coreografias interpretadas pelo referido grupo podendo também serem visualizadas pelo link e pelo QR Code. Desta forma, esta pesquisa pretende mostrar a dança do Carimbó, para o fortalecimento e expansão do ensino da dança e das culturas dos interiores, especificamente, de São Domingos do Capim, no estado do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comicidade e diversidade: a espetacularidade da quadrilha cômica Close Junino do bairro de Canudos nas ruas de Belém-PA
    (2023-06-29) MATOS, Fábio Henrique Cardoso de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma análise da Quadrilha Cômica Close Junino do bairro de Canudos, Belém-PA. Trago minhas vivências desde pequeno no contexto junino, pois, sempre estive envolvido nesta prática, bem como, toda minha trajetória artística em relação às quadrilhas, investigando a diversidade e a comicidade como manifestação popular, nas ruas periféricas de Belém, sem perder a essência e tradicionalidade dos festejos juninos, ressaltando a o fazer/dançar com brincantes LGBTQIA+. A abordagem qualitativa da pesquisa foi realizada através da minha vivência enquanto artista-brincante-pesquisador, junto aos brincantes da minha quadrilha e com outros grupos cômicos juninos. Para isso, foi necessário realizar entrevistas por meio das redes sociais, pesquisa de campo, práticas e observação das performances ao longo dos anos, adotando como teoria de base a Etnocenologia, linha de pesquisa que conheci na disciplina Manifestações Espetaculares Brasileiras I e II, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Desta forma, no que se refere à etnocenologia utilizei os estudos de Oliveira (2015) e Dumas (2010), sobre quadrilha junina Leal (2004) e Santos (2017). Como resultado, apresento de modo preliminar um registro histórico das quadrilhas cômicas e o que seria este estilo de quadrilha, levando em consideração que temos poucas informações e registros desta manifestação, em Belém-PA e, por fim, analiso a espetacularidade da Quadrilha Cômica Close Junino, na qual exerço a função de presidente e coreógrafo, destacando a performance, os trajes e os processos criativos, colocando o grupo como uma forma de estudo e como uma arte LGBTQIA+ e de rua.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo k-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-pop em Belém do Pará
    (2022-07-01) SOUZA, Jamille Guimarães; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa busca elucidar acerca da dança K-Cover na região metropolitana de Belém no Pará, por meio de uma conversa direta com o leitor sobre a história do K- Pop de uma forma geral. Perante isso, traço algumas estratégias metodológicas de forma descritiva utilizadas durante a aprendizagem coreográfica que foram desenvolvidas e estabelecidas pelo próprio nicho K-Cover em Belém. Baseando-me a partir de minha análise e observação de outros grupos, além de minha própria vivência. Possuindo a Etnocenologia como teoria base, para a investigação da espetacularidade na dança cover, juntamente, relacionada à performance, com isso abordo sobre os estados de corpo e consciência que o K-Cover alcança ao adentrar ao palco. Perpassando sobre três performances marcantes entre o período de 2018 à 2022, saindo do traçar de seus caminhos coreográficos até suas espetacularidades. Mas acima de tudo, reafirmo a relação entre a dança K-Cover e a espetacularidade coreográfica de uma forma mais particular no contexto da região metropolitana de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
    (2014-06-24) SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho tem como objetivo principal aplicar os princípios do karatê-do no processo de criação em dança. Busca-se refletir o processo coreográfico por meio dos fundamentos do kata Taikyoku Shodan. Como referencial teórico sobre processo de criação trago Fayga Ostrower (1987), sobre karatê-do os ensinamentos Gichin Funakoshi (2000) e, mais especificamente em dança Lindemberg dos Santos (2011) e Ana Flávia Mendes (2010). Trata-se de uma pesquisa ação por exigir o envolvimento ativo da pesquisadora e a ação por parte das pessoas comprometidas com o processo coreográfico na Escola de Dança Ribalta. Partindo de uma abordagem descritiva foi feita a análise do movimento conforme os estudos de Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) e Lenira Rengel (2006). Assim, o resultado revela mais um caminho para a criação na dança contemporânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura hip hop: os movimentos corporais do breaking nas batalhas do Grupo Amazon B. Boy
    (2018-11-07) COSTA, Ana Carolina Rosario da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Sabe-se que um dos objetivos do breaking é conseguir alcançar um desempenho superior, ou seja, reunir todas as qualidades dos seus participantes para que os mesmos possam fazer a diferença em seu ambiente. Destaca-se que a prática do breaking dance promove ao longo do tempo o domínio corporal e o conhecimento psicológico do indivíduo praticante, oferecendo uma sensação de bem estar, uma satisfação pessoal, dando ênfase à importância da competência individual e coletiva. Assim a presente pesquisa teve como objetivo a realização de um estudo sobre a influência do Breaking dance nos movimentos corporais dos integrantes do grupo Amazon B. Boy em Belém do Pará. Além disso, a abordagem discorreu sobre um breve histórico sobre a cultura Hip Hop no Brasil e do Grupo Amazon B. Boys, identificando quais contribuições corporais o breaking dance proporciona aos praticantes. A metodologia usada na pesquisa foi bibliográfica além de uma pesquisa de campo. A pesquisa utilizou autores que foram essenciais como referenciais teóricos para o desenvolvimento do estudo, dentre eles, Alves (2001) referente à dança de Rua; Canclini (1995) sobre os conflitos multiculturais da globalização; Felix (2005) acerca da cultura Hip Hop; Fochi (2007) sobre o Hip Hop brasileiro e suas características como movimento social; Garaudy (1980) sobre a dança e Herschmann (1978) refere-se ao Funk e o Hip Hop. Como conclusão foi possível observar a importância das questões relativas à dança breaking e as estratégias das batalhas utilizadas pelo grupo Amazon B.boy de Belém do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e espetacularidade: processo artístico-religioso do grupo botões da rosa na festividade de Santa Rosa de Lima, Abaetetuba - PA
    (2022-12-12) SERRÃO, Letícia Maria Pinheiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de meu envolvimento como professora-catequista do grupo de Dança Botões da Rosa, da paróquia Santa Rosa de Lima, em Abaetetuba/PA. A pesquisa teve como objetivo compreender a espetacularidade e o processo coreográfico do grupo Botões da Rosa na Festividade de Santa Rosa de Lima, no período de julho à agosto de 2022. Enfatizo que o grupo se apresenta em festas religiosas como festas de santos e, principalmente, destaco que é um grupo católico. Como referencial teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia que estuda as práticas e os comportamentos espetaculares, conforme Pradier (1999), por meio dos estudos de Bião (2009) e Santa Brígida (2014). Para tratar da dança utilizei a autora Kassing (2016), principalmente, por utilizar como inspiração coreográfica os movimentos do ballet clássico e sobre processo de criação, me debrucei nas autoras Lobo e Navas (2003) e (2008). A abordagem se deu de forma qualitativa, com foco na etnocenologia, a fim de discorrer sobre o processo coreográfico. Como estratégia metodológica foram entrevistadas 03 pessoas da paróquia da comunidade, e as crianças e adolescentes que fazem parte desse grupo, não foram entrevistadas diretamente, mais seus corpos serviram como suporte desta pesquisa. Como resultado, apresento os processos que envolvem uma composição coreografia em dança religiosa, caminhos e métodos para chega na composição do espetáculo Flores de Santa Rosa, realizado no Auto da Rosa no dia 23 de agosto, data em que se comemora o dia dessa santa, considerada a primeira santa da América Latina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque
    (2011-06-28) NEVES, Adriana Di Marco; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa tem como tema central refletir sobre a relação da prática da dança no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade. Possui como objetivo analisar exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras como contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade. Isto é, a intenção se aplica em observar as contribuições da dança para o aprimoramento de habilidades básicas de movimento da criança. Além disso, o presente estudo aborda sobre a importância de um ensino da dança que estimule a liberdade e as possibilidades de movimento, em instituições educacionais regulares. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, realizada com oito crianças do sexo feminino, estudantes da escola infantil da rede particular, Centro Educacional Pé de Moleque, matriculadas nas aulas de dança, ministrada pela pesquisadora que aqui se apresenta. Durante a pesquisa, foram aplicados dez planos de aulas de dança, no período de cinco de abril até cinco de maio, a fim de verificar o aprimoramento de habilidades psicomotoras, sob influência das aulas práticas de dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança em Bhakti Yoga: vivências de uma bhakti yogi artista pesquisadora e professora na perspectiva da etnocenologia
    (2023-07-11) SILVA, Thelma Verônica Bernardino Mendes da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente Trabalho de Curso teve como objetivo analisar a dança no Bhakti Yoga, por meio de minhas vivências como Bhakti yogi vaisnava artista-pesquisadora e professora de yoga. Como aporte teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia, conforme Pradier (1995) e Bião (1998), a fim de embasar a espetacularidade da dança no Movimento de Bhakti Yoga, sob a visão epistemológica das práticas e dos comportamentos humanos espetaculares. Amparada bibliograficamente por teóricos e pesquisadores como Valera (2015) e Silveira (2000) que são praticantes da dança no contexto espiritual do Bhakti Yoga, do Hari Nama Sankirtana e, da dança no templo vaisnava, os quais contribuem com o entendimento das culturas orientais. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, para isso, trago minhas experiências e observações de Bhakti Yogi. Como resultado, apresento minhas vivências na área da dança, por meio do grupo de pesquisa em Dança Moderna, da Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, apresentando o Tunga Vidya Natya Yoga, ou seja, o meu olhar-perceber-fazer sobre a prática da dança e sua conexão com o Divino e o sagrado. Dessa forma, as vivências relatadas em práticas de dança são como um caminho espiritual e artístico, no que diz respeito tanto a pesquisa e a produção artística, quanto para a preservação de um conhecimento ancestral milenar que é o conhecimento do Bhakti Yoga, em sua essência o prema bhakti, amor puro por Krishna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, espetacularidade e ludicidade no Boi Pavulento de Ouro em Benfica-Benevides/PA
    (2023-12-18) AMARAL, Talita Gabriele Ribeiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa Nº01/2023- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19. O presente artigo discorre sobre o Boi Pavulento de Ouro, do distrito de Benfica-BE/PA, criado e organizado pela autora-brincante, por meio dos estudos da Etnocenologia, que estuda as práticas e os comportamentos humanos espetaculares, de acordo com Pradier (1999). Dialogando com a Etnocenologia, trago a Ludicidade por meio de Andrade (2013), que se debruça sobre o estudo do lúdico. A pesquisa de cunho qualitativo, se delineia pela autoetnografia, apresentando o principal objetivo do trabalho, que trata da análise e escrita de uma experiência pessoal, no caso a vivência da brincadeira do Boi Pavulento de Ouro - pratica familiar, que se tornou mais consistente ao longo do Curso de Dança. Intitulei esse boi de boizinho-dançante, apresentando as principais características das danças populares: improviso e repetição, conforme Oliveira (2019), que estuda as danças populares paraenses. Trazendo como colaboradores da realização deste trabalho, minha mãe Luciane Ribeiro dos Santos e meu pai Eduardo Amaral Neto. No qual, concluo que na brincadeira do Boi Pavulento Ouro, me possibilitou estudar os mais variados comportamentos dos brincantes de forma espetacular, deixando o primeiro registro dessa tradição de um cunho familiar, em Benfica-BE/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto no Grupo 2k Dance sob o olhar da etnocenologia
    (2018) ALBUQUERQUE, Ana Abigail Gomes de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre a análise de experimentações coreográficas da dança Stiletto no grupo 2KDance, de Ananindeua - Pará. O praticante da dança Stiletto realiza movimentações corporais que ressaltam a sensualidade, tendo como característica o uso do sapato de salto durante a coreografia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter investigativo de natureza qualitativa. Para analisar o fenômeno utilizado como base teórica-metodológica a Etnocenologia, dos estudos de Pradier (1999) para o diálogo do corpo, por meio do estado alterado, o que potencializa a sensualidade e a espetacularidade da dança. Para discorrer sobre o surgimento desse gênero de dança utilizo a autora Foglia (1997) que mostra que o surgimento do Stiletto veio da união das danças urbanas, com outros gêneros, além do uso do salto alto. Utiliza outros autores como Medina (2008) sobre dança e Garcia e Haas (2003). Como resultado final analiso as experimentações coreográficas da dança Stiletto no Parque da Residência, em Belém do Pará, com o grupo 2K Dance.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade dançante: o ensino-aprendizado da dança para o baby class, na Escola de Dança P.A, em Icoaraci
    (2017) SANTOS, Paula Mesquita dos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente Trabalho de Curso aborda sobre as minhas práticas pedagógicas aplicadas ao ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, na Escola de Dança P.A, que fica localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém. A pesquisa teve duração de um ano, com início em agosto de 2015 e término em agosto de 2016 e foi realizada em uma turma do baby class, com a participação de 12 alunas. O objetivo principal versa sobre o ensino-aprendizado da dança para criança de maneira prazerosa e brincante, utilizando atividades lúdicas. Para isso, foi utilizado Andrade (2013), para tratar do lúdico, Rosa Neto (2002) do desenvolvimento motor da criança e Marques (2011) sobre dança. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta-se como um estudo de caso. Como resultado final apresento o passo a passo das aulas de dança para a turma do baby class, na Escola de Dança P.A.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória, espetacularidade e dança: o processo criativo coreográfico da Mãe Preta
    (2018) GARCIA, Taynara Christinne Carvalho; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
    Este trabalho teve como objetivo analisar o processo criativo coreográfico da apresentação artística intitulada “Mãe Preta”, resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Produção Artística PIBIPA/2016, do Instituto de Ciências da Arte – ICA, no qual fui bolsista. A espetacularidade surge com os afetos ancestrais causados pela “Mãe Preta”, poema que compõe o livro do poeta e folclorista Bruno de Menezes chamado “Batuque”, no qual se denota de forma poética a figura simbólica afetiva da mãe, que cuida, zela e protege os seus filhos. Como referencial teórico adotou-se autores como Rodrigues (1997) por enfatizar e oferecer caminhos para um fazer artístico afro-brasileiro, emergindo-se da vivência mútua e cotidiana da pesquisa de campo, juntamente com a memória afetiva da própria intérprete-criadora, e de suas determinadas raízes culturais; Lobo e Navas (2003) para tratar sobre processo de criação da composição coreográfica, por indicar caminhos a partir de três eixos fundamentais: corpo cênico, movimento estruturado e imaginário criativo. Salles (1988) para refletir sobre o inacabamento da pesquisa, dialogando com as adaptações constantes que se fizeram presentes nas apresentações artísticas da “Mãe Preta”. Pradier (1995) e seu aprendiz brasileiro, Bião (2009), com o conceito de etnocenologia, fez-se preponderante para compreender e refletir a arte do espetáculo nesse fazer artístico. A metodologia utilizou a etnopesquisa, pois sentiu-se a necessidade de construir esse conhecimento com a coletividade, dando voz para os atores envolvidos nesse processo, entendendo que todos os elementos experienciados na construção da coreografia são importantes. O presente estudo busca fortalecer os registros identitários deixados pelos antepassados no meu corpo que é negro, feminino, periférico e afro-amazônico, a partir do processo transcendental da “Mãe Preta”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Na batida: a espetacularidade da dança do brega na casa de show Karibe, em Belém do Pará
    (2012-11-20) MONTEIRO, Tiago José Torres; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a dança do brega na casa de show karibe, em Belém do Pará. Como referencial teórico utilizo os estudos da Etnocenologia, conforme Bião. Para entender as festas recorri a Duvignaud e, especificamente, sobre as festas de brega à Costa. Trago a etnopesquisa como metodologia de análise da prática espetacular do brega. Realizei entrevistas de livre narrativa, como técnica de coleta de dados, com dançarinos, DJs, artistas e vendedores ambulantes. Como resultado apresento a espetacularidade da Dança do Brega a partir de suas variantes: o Tecnomelody, o Melody e o Tecnobrega, levando em consideração a especificidade do local pesquisado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pés descalços: o processo de criação da obra “Cálice” na poética da dança moderna, da Cia. Auxiliadora Monteiro Dance Company
    (2018-02-07) LIMA, Mayra Monteiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este Trabalho de Curso teve como objetivo analisar o processo de criação da obra Cálice, na linguagem da dança moderna, da Cia. Auxiliadora Monteiro Dance Company. Ressalta-se que, as técnicas de Martha Graham e Lester Horton foram inspiradoras para o processo de criação coreográfica da referida obra. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se como principais referenciais teóricos os seguintes autores: Salles (2013) e Ostrower (1978) para tratar sobre o processo de criação artística; Neves (2009), Leal (2006) e Monteiro (2014) para o estudo da poética e da expressividade na dança moderna. A pesquisa é de caráter descritivo, com uma abordagem analítica do processo de criação em dança. Destaca-se na obra Cálice, a trilha sonora de Chico Buarque, cuja composição musical cálice é reflexo das dificuldades enfrentadas durante a ditadura militar ocorrida no Brasil. O presente estudo foi desenvolvido a partir das vivências da pesquisadora na Companhia de dança Auxiliadora Monteiro Dance Company, bem como traz depoimentos de entrevistas realizadas com as bailarinas da Cia. Como resultado, sinaliza-se uma investigação sobre processo de criação em dança, a fim de fortalecer pesquisas na área da dança moderna, contribuindo para a história da dança em Belém do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
    (2018) MONTEIRO, Hanna Alves; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho tem como proposta o estudo da dança clássica e da psicomotricidade voltadas para a faixa etária de 3 anos de idade. O objetivo consiste em apresentar práticas pedagógicas para as aulas de dança, que favoreçam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras para crianças de 3 anos, por meio de atividades lúdicas para a facilitação do aprendizado da dança. Para tanto, destaco a importância do conhecimento das características, das necessidades e dos interesses das crianças nesta idade, visando um maior envolvimento das mesmas com as aulas. A pesquisa se caracteriza por uma pesquisa ação referente às experiências como professoras nas escolas no Sistema de Ensino Futuro, na Escola de Dança Sonho de Menina e atualmente com o trabalho de ballet baby na Escola Creche Novo Mundo. Foi utilizada a obra ‘’ludicidade e formação de educadores” de Andrade (2013) a fim de embasar a importância do lúdico para a educação das crianças. Utilizei argumentos de Damásio (2000) para a fundamentação teórica da importância do movimento e da dança como meio de educação, entre outros autores dialogando com os estudos da psicomotricidade de Alves (2016). Por fim, apresento as atividades aplicadas como propositoras para o ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 anos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de criação e espetacularidade da Rainha do Lago Verde do boto Tucuxi no festival dos botos em Santarém-Pará
    (2018) BELO, Mayanny Xavier; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de criação da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi, a partir das minhas vivências nos últimos sete anos, como representante deste personagem, assumindo a condição de bailarina-pesquisadora-intérprete. Bem como, buscou estruturar os elementos que compõem a construção do item e correlaciona-los com o estudo da dança, destacando as matrizes espetaculares presentes neste processo, que são essenciais para os estudos das práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados, reconhecido pela sigla PCHEO, dos estudos da Etnocenologia. Utilizei como principais autores Salles (2006) e Ostrower (1977) para dialogar sobre o processo de criação e Bião (2007) sobre os estudos da Etnocenologia, principalmente pelas noções de espetacularidade, teatralidade e estados de corpo. Além de Mendes (2010) e Rodrigues (2017) para embasar o diálogo sobre o processo de criação na dança. A metodologia utilizada foi a etnopesquisa segundo Macedo (2012), entendendo como uma auto investigação e descrição pessoal do universo do objeto proposto, enquanto pesquisa qualitativa. Como resultado tem-se a espetacularidade da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi.
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