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Navegando por Orientador "OLIVEIRA, Alexandre de Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais
    (2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá
    (2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Ciências na perspectiva da inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos
    (2022-10-06) VIANA, Selma Paz; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência é uma disciplina importante no currículo escolar, possibilitando a construção do conhecimento, instigando a descoberta e a inovação no campo científico. O professor como mediador do aprendizado, precisa proporcionar conteúdos didático-pedagógicos, que permita a integração e participação de todos os alunos, construindo assim, um ambiente de inclusão para todos. Dessa forma, este trabalho tem como tema “O Ensino de Ciências na Perspectiva da Inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de Ensino/ Aprendizagem do aluno surdo”, tendo como finalidade, propor uma reflexão sobre os paradigmas da inclusão, suas práticas de ensino, e se as mesmas estão sendo trabalhadas no sentido de atender as necessidades do aluno com deficiência. Objetivou-se dessa forma, realizar uma análise dos paradigmas da inclusão no ensino de ciências no contexto escolar, através do uso de jogos educativos, com o objetivo de melhorar a percepção, bem como o entendimento das interações existentes no meio ambiente. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, além do embasamento teórico de diversos autores, como Luckesi (2001), Brandão (1981) entre outros, além de documentos como a Constituição Federal /88, a Declaração de Jomtien (1990), os PCNs de (1997) entre outras. Dessa forma, após diversas compreensões e relações teóricas a respeito do Ensino de Ciências, a inclusão e os jogos como metodologia no ensino aprendizagem, supõe-se a grande importância que metodologias criativas possuem no aprendizado dos alunos, permitindo ampliar seus conhecimentos, produzindo novos aprendizados a partir daqueles que os mesmos já conhecem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar para o ensino de ciências
    (2023-06-30) FURTADO, Jhennyfer Miranda; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    São cada vez mais crescentes as discussões acerca da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, considerando-se os avanços tecnológicos que emergem na sociedade. Logo, o uso destes recursos no âmbito educacional, torna-se indispensável quando analisadas as contribuições que podem trazer para um melhor processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem objetivo de verificar a importância da inclusão tecnológica como suporte nas aulas de ciências, enfatizando como os professores estão inserindo essa ferramenta de ensino em suas metodologias através do processo de intervenção na rede de ensino municipal de Cametá-PA, pelo uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação no ensino de ciências. O processo teórico metodológico se deu de duas formas; a priori fez se um levantamento bibliográfico; no qual, buscou-se algumas referências de autores como: PAULO FREIRE (2013), LIBÂNEO (1994), KENSKI (2007, 2012), BRASIL (1998), e posteriormente se realizou a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários com os alunos atuantes na rede Municipal de Cametá- PA, do ensino fundamental na aula de ciências. Portanto, nota-se o quanto o uso das TIC nas escolas colabora para o ensino e aprendizagem dos alunos, visando sempre a busca por novos conhecimentos. Este estudo apresenta contribuições para a ampliação do olhar sobre o uso das TIC como recuso na sala de aula, bem como ferramentas que motivam e geram uma aproximação entre docentes e discentes, transformando o ambiente escolar em um espaço interativo e dinâmico.
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