Navegando por Orientador "MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Celeste à flor da pele: o prelúdio do RPG como método de construção para a personagem teatral Celeste(2018-05-30) SILVA, Hilssy de Nazareth Monteiro da; MOREIRA, Francisco Edilberto BarbosaEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o processo criativo de construção da personagem teatral Celeste, na obra Boca de Ouro, do autor brasileiro Nelson Rodrigues, realizado como exercício disciplinar no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará, propondo como método para a criação de personagem, as técnicas utilizadas pelo RolePlaying Game, abordado através do sistema Storytelling. Neste exercício, a personagem é construída pelos jogadores através do Prelúdio, ou seja, pelo histórico da personagem. A partir dele, e de suas informações, cria-se uma ficha da personagem Celeste como resultado do processo artístico. O trabalho traz como foco central, a ideia de propor tais técnicas como mais um método de pedagógica teatral, visando o conhecimento e desenvolvimento da construção de personagem pelo ator a partir do processo criativo do Prelúdio, e nessa concepção, dialogar com o método de criação de personagem de Constantin Stanislavski, acreditando, enquanto artista e jogadora de RPG, que a forma de criação de ambos os sistemas, tanto para o teatro como no jogo, partem de uma mesma ideia. E se eu fosse o personagem como agiria?