Navegando por Orientador "MOREIRA, Alex Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura literária para alunos da EJA, do centro de recuperação de Abaetetuba-PA(2018-05-03) RODRIGUES, Ana Célia de Almeida; MACIEL, Ana Cláudia dos Santos; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286O presente trabalho busca destacar a importância da leitura literária no centro de recuperação de Abaetetuba-PA, com a finalidade verificar o papel da literatura como elemento de humanização meio de obras literárias. Neste trabalho a obra usada É isto um homem? De Primo Levi. Assim sendo, foram realizadas visitas regulares nas aulas de turmas da EJA no referido centro de recuperação, conversas direcionadas nas aulas, exposições sobre literatura, seguidas de aplicações de questionários aos recuperandos com perguntas relacionas a leitura, Literatura e a obra de Primo Levi É isto um homem?, que tiveram suas respostas registradas e analisadas afim de apreender o caráter multidimensional dos fenômenos em sua manifestação natural, bem como captar os diferentes significados de suas experiências vividas. De princípio foi realizado uma revisão bibliográfica dos principais autores que estão relacionados com o tema, especialmente Antônio Cândido, Michel Foucault e Primo Levi. Desse modo, por meio deste trabalho foi possível verificar a relevância da Literatura para os recuperandos do centro de Abaetetuba-PA e as implicações concretas em suas vidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná(2018) BENTES, Daiany Costa; VALENTE, Luthy de Paula; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806A partir da ideia de que a Literatura está frequentemente presente na vida de cada indivíduo, esta monografia tem como objetivo investigar o processo de Letramento Literário, destacando o ensino de Literatura, como também possibilitar estratégias de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da educação básica, em diferentes municípios. O intuito da pesquisa é promover o letramento literário por meio da leitura e compreensão de textos literários, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos referentes à literatura, tornando-os leitores e atuantes no meio social em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as teorias de Cosson (2016), Candido (1988), Soares (2004), Bosi (2006), entre outros, encaminham e abordam conceitos e melhorias a respeito de leitura, letramento e literatura. Para completar as ideias, realizou-se uma pesquisa qualitativa para verificar a qualidade da leitura estética dos alunos por meio de uma sequência interventiva. Diante disso, os resultados revelaram que o letramento literário no Ensino fundamental ainda não se concretiza totalmente devido a fatores sociais, estruturais, políticos, metodologias de trabalho em sala de aula entre outros fatores ligados a realidade das escolas selecionadas para a aplicação da pesquisa, contudo acredita-se na potencialidade do ensino literário. Por fim, conclui-se que esse tipo de estudo, apesar das controvérsias da vida, pode contribuir significativamente para a relação literatura e sociedade, tornando leitores críticos e expressivos capazes de observarem o mundo como ele realmente apresenta ser.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel da mulher na divisão do trabalho no campo: uma análise dos discursos orais construídos na localidade rio Quianduba, Abaetetuba - PA(2018-04-14) SILVA, Adilcéia Rêgo da; RIBEIRO, Rita de Cassia Carvalho; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806O presente trabalho objetiva analisar os discursos orais dos moradores ribeirinhos no que concerne ao papel social da mulher na divisão do trabalho no campo para avaliar, a partir da Análise do Discurso, como os enunciados movimentam os sentidos na prática de uma ideologia e como se relacionam com a história e a sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa: em um primeiro momento utilizando como método a pesquisa bibliográfica e em um segundo momento a pesquisa de campo, com dados coletados a partir de entrevistas gravadas em áudio e observação direta na comunidade ribeirinha rio Quianduba, município de Abaetetuba-PA. Tem-se como proposta, que o estudo sobre a Análise do Discurso possa contribuir para um repensar sobre o papel social da mulher nos processos de trabalho no campo ribeirinho, buscando nesse sentido, o estudo da linguagem que considere as relações do indivíduo com o mundo e do indivíduo com seu grupo social, proporcionando portanto, a cidadania e emancipação por meio da concepção de língua como reflexo da realidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura para alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues Abaetetuba-PA(2018) GOMES, Luzinete do Socorro Rodrigues; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806O presente trabalho tem como principal objetivo realizar a leitura do livro “As aventuras do menino Boto: o herói da Amazônia” com alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues, município de Abaetetuba, aplicando várias práticas de leitura e refletindo sobre as estratégias e analogias de leitura dos alunos. Para realizar tal reflexão buscou como principal fonte Antônio Candido um autor que faz referência aimportância da literatura para a formação do homem, e traça uma grande discussão sobre a literatura enquanto direito do cidadão. Há ainda neste trabalho, uma breve abordagem sobre a historia da educação de jovens e adultos essa modalidade de ensino regulamentada pelo artigo 37 da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. E traz também as atividades aplicadas ao referidos alunos, bem como, reflexões sobre as praticas e analogias utilizadas pelos alunos para realizar a leitura da obra em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações da negritude na obra “Batuque” de Bruno de Menezes(2018) PANTOJA, Elisa Cardoso; SILVA, Jucileide Sena da; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806Com a proposta de estudar a presença da negritude na obra Batuque de Bruno de Menezes (1893-1963), o presente trabalho buscou estudar o fenômeno da negritude e sua relação com a literatura, especificamente na literatura paraense. A relevância do trabalho consiste em considerar que as obras de Bruno de Menezes carregam a presença africana, vivenciada pelos descendentes afros residentes na Amazônia, onde o cotidiano do negro está representado de forma coletiva, através de suas manifestações grupais, na maneira como ocorrem as condições de trabalho, nas formas ritualísticas religiosas e nas suas expressões culturais e folclóricas onde apresentam uma unidade de ser e estar no mundo, pois se trata de uma presença carregada de memória, história, poesia e vida. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográfica e de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, é oferecido uma visão contextualizada na obra Batuque para que seja situada a questão da negritude no cenário da literatura brasileira especialmente na literatura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Território entremeado: espaços da memória e travessias identitárias em Ponte do galo e Órfãos do Eldorado(2018-03-26) BONFIM, Maissa Taís da Silva; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286No presente trabalho, objetivamos fazer uma análise sobre os processos de formação identitária na Amazônia, a partir do estudo comparativo das obras Ponte do Galo (1971), de Dalcídio Jurandir e Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum. Para tanto, com o enlace temático entre memória e identidade, pretendemos mostrar como as relações e deslocamentos dos sujeitos-protagonistas dessas narrativas refletem um território amazônico plural e heterogêneo. Conscientes da existência de uma tradição literária de representação amazônica, apoiamo-nos em pesquisadores como Ana Pizarro (2012), Marli Furtado (2002), Edilson Pantoja (2006), José Alonso Freire (2006), Maria Zilda Cury (2007), dentre outros, com o objetivo de entendermos como as obras de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum se deslocam na contramão dessa lógica, desestabilizando conceitos associados a uma noção de identidade plena e una. Propomos ainda, a partir da perspectiva teórica de Stuart Hall, em seu livro A identidade cultural na pósmodernidade (2015), uma leitura da construção das identidades das personagens nas narrativas que, articulada a uma dimensão subjetiva temporal desses sujeitos, são sempre postas em questão. Tendo em vista a noção destacada por Hall de uma crise dos valores identitários, cujos referenciais encontram-se em processo de fragmentação, entendemos que tanto Jurandir quanto Hatoum, não somente reconstroem marcas identitárias locais, como também esfacelam essas marcas mediante a condição em que se colocam suas personagens, como sujeitos descentrados, tal qual se observa no contexto da pós-modernidade.