Navegando por Orientador "MORBACH, Joelma"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de Cayley-Dickson e as álgebras de Jordan(2022-07-14) MELO, Marjenny Amélia Rodriguez de; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Neste trabalho apresentaremos um algoritmo que nos permite fazer a construção de álgebras, chamado de processo de Cayley-Dickson e, com ele, veremos que é possível construir as ´álgebras dos Reais (R), Complexos (C), Quaternizo (H) e Octônios (O), de dimensões 1, 2, 4 e 8, que representam todas as álgebras de divisão normandas e com composição, a menos de isomorfismos. Em seguida, introduziremos o conceito de Álgebras de Jordan, que foram apresentadas a matemática pelo físico Pascual Jordan na tentativa de descobrir uma nova configuração algébrica para Mecânica Quântica. Falaremos especialmente sobre as Álgebras de Jordan Formalmente Reais. Por fim, faremos uma análise apresentando resultados que associa diretamente estas álgebras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2019, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.(2022-08-22) MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID(2022-10-27) SOUZA, Sonia Helena da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID(2022-08-22) SILVA JÚNIOR, Nadilson Costa da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do scratch como ferramenta de contextualização matemática(2022) SANTOS, Lucas Carvalho dos; MORBACH, JoelmaEsta pesquisa intitulada O uso do scratch como ferramenta de contextualização matemática foi desenvolvida com o objetivo de ajudar a corrigir uma deficiência que se evidencia na educação: a falta de recursos e materiais adaptados para contextualizar o ensino de matemática em comunidades carentes. Observando o crescimento significativo das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) nos últimos anos, buscou-se a proposta de criação de um jogo eletrônico utilizando a plataforma Scratch, para ser uma ferramenta alternativa e atrativa para alunos dessas comunidades que estão inseridos em uma estatística lamentável: a alta evasão escolar. O jogo intitulado Aventura Matemática narra o cotidiano de um personagem ribeirinho que mostra como a matemática se encontra no dia a dia, além de trabalhar algumas das habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estimulando o pensamento matemático e o interesse pelas linguagens de programação. Desta forma, a ideia propõe aproveitar a aptidão da geração atual no uso das tecnologias de informação para somar à solução do problema apresentado.